Minha filha de 15 anos me falou que era bissexual

Feita por >Juliana · 8 jun 2020 Orientação sexual

Ola boa tarde! Hj minha filha de 15 anos me falou q era bissexual. Acolhi e falei q independentemente da escolha sexual dela ela sera sempre minha filha. Percebi q ela tem dúvida, pois ela foi q não sabe se isso q quer. O grupo de amigas dela tem meninas q são. Como poderia orienta-la?

A melhor resposta 9 JUN 2020

Olá Juliana!

Primeiro parabéns pela sua atitude de acolhida e entendimento, você deu um grande exemplo de como ouvir um filho sem fazer julgamentos.

Quanto à essa dúvida dela é normal, faz parte desse processo de identificação e afinidade. É comum na adolescência que os gostos, desejos e afetos oscilem, alternem e mudem constantemente. Às vezes a pessoa tem maior clareza dos seu desejos e identificações, e às vezes não (como parece ser o caso da sua filha). O mais importante a fazer nesse momento é continuar apoiando as decisões e escolhas dela (sejam quais forem), deixando claro pra ela que não há nada de errado em se identificar ou desejar essa ou aquela orientação sexual. Ela precisa apenas sentir que a família a apoia, a deixa segura e está do lado dela nas decisões que ela tomar, sem julgamentos.

Caso você perceba que ainda assim ela está com dificuldades nesse processo, procure um profissional de psicologia para ajudá-las nesse processo, podendo ser inclusive atendimentos online.

Espero ter ajudado, abçs.

Jonas Angelo Psicólogo Psicólogo em Londrina