Minha família está desmoronando

Feita por >Anônima · 14 mai 2022 Terapia familiar

Perdi minha avó mês passado, e só agora tudo desabou. Fui criada por ela, passei 18 anos com ela diariamente ao meu lado, e não tá fácil tudo isso. Ainda não aceitei completamente que ela nunca mais vai voltar e que agora tá em decomposição em um caixão, ainda não acredito que é real. De início eu pensava "ela foi feliz e amada, está em paz" e passei o velório fazendo carinho no cabelo dela, mas agora eu somente queria que nada disso tivesse acontecido. Ela unia minha família, e agora tudo está mudando, e o passado está se desfazendo. Ela era a única que eu sentia que se importava mesmo comigo. Minha mãe se casou quando eu tinha 13, e foi morar com meu padrasto, e como ainda não resolvi minha vida, terei que ter os dois vivendo comigo. Eu odeio meu padrasto. E não vejo minha mãe como mãe. Estou muito desconfortável. Sei que a minha avó morreu e nunca mais vamos nos encontrar, sei que tenho que focar na minha independência, sei que é bobo eu me importar com isso, mas eu estava no centro da família com minha avó, e agora tudo está mudando, e todos estão se afastando. Eu vou ter que conviver diariamente com gente que não tenho proximidade, porque não posso mais voltar para ela. Que saudade, eu tenho estado estressada e ansiosa, machucado as pessoas com palavras, e eu não sei o que vai ser de mim. Nunca fui boa em lidar com mudanças e mej mundo desabou de vez agora.

A melhor resposta 19 MAI 2022

Oi...
Voce não perdeu a sua avó... ela apenas se afastou, se tornou invisível aos teus olhos, mas ela continua sendo tua protetora!
O fato de não ver sua mãe real como mãe é vantajoso para voce. De fato voce veio através dela e do teu pai, mas voce não é deles.
Voce já tem 18 anos e de agora em diante, voce vai ser pai e mãe de ti mesma; tua avó se afastou para que voce pudesse construir a realidade que voce quer na sua vida. Assim poderás ser dona da sua vida.
Devagar vai suprindo as tuas necessidades, vai sendo autônoma financeira e emocionalmente.
O passado já foi, não volta mais, mas viverá o momento presente e conforme vive o momento presente construirá o seu futuro.
Nascimento e morte fazem parte desta nossa realidade; nascimento e morte são as duas faces da mesma moeda chamada Vida.
As coisas são como são e não como queremos que sejam... Nada terminou, tudo se transformou.
Voce não veio a este mundo para ficar com a sua avó: veio para ser feliz, para se realizar em todos os aspectos.
Precisa agora iniciar a tua caminhada e o primeiro passo é se conhecer, conhecer quem é, qual a sua verdadeira identidade, conhecer o seu objetivo de vida, conhecer seus talentos e transformar estes em ferramentas de trabalho através das quais vai ganhar o seu dinheiro, vai conquistando as coisas que voce deseja para si mesma;
Precisa curar as suas feridas internas, resolver seus conflitos, curar seus traumas, resolver suas dependências para se tornar autônoma.
Apoie-se na Psicoterapia, é o melhor investimento para si mesma.
Abraços.

5826 respostas

15 MAI 2022

Olá
Eu sinto muito pela sua perda.
Penso que só agora isso tem te afeto porque agora os novos desdobramentos dessa perda tem aparecido, o que dá novos significados a esse episódio. Sua avó parecia representar uma união familiar, que talvez tenha ido junto a ela. Isso não é bobo, é a perda de uma sensação de coesão familiar. Imagino a dor que você deva estar sentindo.
Acredito que estar junto a um profissional que te acompanhe possa dar novos sentidos a esse momento.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

907 respostas

15 MAI 2022

Olá Anônima! Obrigado por escrever. Certamente, pelo relatado, você está vivendo uma mudança muito marcante e central. Por outro lado, a vida é uma constante mudança, que muitas vezes as pessoas não se dão conta. Você tem pelo menos dezoito anos. Isso facilita algumas medidas. Você não falou sobre turma de colegas e conhecidos, não falou sobre estudos consistentes e sérios, não falou sobre trabalho e preparação para o trabalho, não falou sobre metas e objetivos. Será importante você reorganizar tua rotina tendo em vista essas questões. Na essência, no final das contas, o que vale para todos nós, será tomar consciência de que a família é importante, o trabalho, os estudos, os colegas, os conhecidos, mas o essencial está em nós e nossos objetivos e alicerces éticos.
Nunca se esqueça que sua mãe, com erros e acertos, com coerências e incoerências, quer o seu bem.
Estarei a disposição para aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia e dengue verdadeiras, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Enriqueça o afeto, pondere o uso de máscaras, assim como, evite aglomerações e criadouros de dengue.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional