Minha esposa tem filhos, depois que se casamos ela teve que tirar o utero?

Feita por >leandro · 7 ago 2023 Abordagem psicológica

Minha esposa tem filhos e eu nao tenho quando se casamos ela descobriu que tinha varios miomas e teve que tirar o utero, o que fazer agora?

A melhor resposta 8 AGO 2023

Entendo que a situação que você e sua esposa estão enfrentando pode ser bastante desafiadora emocionalmente. É natural sentir uma série de emoções diante de uma mudança tão significativa na vida de vocês. Aqui estão algumas sugestões para lidar com essa situação:

Comunicação Aberta: É fundamental manter uma comunicação aberta e honesta entre você e sua esposa. Dediquem tempo para conversar sobre seus sentimentos, preocupações e expectativas em relação a essa nova fase da vida de vocês.
Apoio Mútuo: Lembre-se de que vocês estão juntos nessa jornada. Ofereçam apoio mútuo, ouvindo um ao outro e compartilhando suas emoções. Isso pode fortalecer o vínculo entre vocês.
Busca de Ajuda Profissional: Considere a possibilidade de procurar aconselhamento psicológico ou terapia de casal. Um profissional treinado pode ajudá-los a explorar suas emoções de maneira saudável e desenvolver estratégias para enfrentar os desafios.
Aceitação e Adaptação: A mudança de planos pode ser difícil, mas é importante trabalhar na aceitação da nova realidade. Isso envolve ajustar expectativas e encontrar maneiras de se adaptar às circunstâncias.
Explorar Opções: Vocês podem explorar diferentes opções para expandir a família, como adoção, tratamentos de fertilidade ou outras alternativas. No entanto, é importante estar ciente das possibilidades e limitações de cada opção.
Cuidado com o Bem-Estar Emocional: Certifiquem-se de cuidar do bem-estar emocional de cada um. Isso inclui praticar o autocuidado, buscar hobbies que tragam satisfação e rodear-se de um círculo de apoio, como amigos e familiares.
Foco no Presente: Concentrem-se no momento presente e nas oportunidades que ele oferece. Desenvolvam planos e objetivos que possam ser realizados juntos como casal.
Lidar com a perda da capacidade de ter filhos biológicos e se adaptar a uma nova realidade pode ser um processo desafiador. Lembre-se de que vocês têm o poder de enfrentar esses desafios juntos, apoiando-se mutuamente e buscando recursos para ajudá-los nessa jornada.

Caroline Paula da Silva Psicólogo em São Paulo

48 respostas

8 AGO 2023

Olá, Leandro!
Na vida, existem momentos que nos encontramos em grande encruzilhadas. São questões que vivemos que internamente demandam decisões nossas que poderão mudar completamente o rumo das nossas vidas. Por mais assustadores que estes momentos possam ser, eles também apresentam uma singular oportunidade para nos depararmos com quem somos na nossa essência. E pelo seu breve relato imagino que esteja em um momento similar.
Apesar da angústia que esse questionamento possa trazer, o tempo está do seu lado e um processo terapêutico pode ser o guia necessário neste oceano de dúvidas. Se for do seu interesse, conte comigo.

Fico à disposição.

Até mais!

Lourenço Torresini Psicólogo em Curitiba

61 respostas

8 AGO 2023

Olá Leandro! Obrigado por perguntar. Creio que você quer colocar outras questões, por exemplo, teu desejo de ter filhos teus. Pelo que escreveu, o que fazer implicará em viver o que é possível, dentre desse possível, por exemplo, talvez adotar filhos, talvez viver outras alternativas. Para refletir isso com responsabilidade, ética e respeito a você e a ela, precisaremos que você entre em contato com um de nós, e reflitamos com respeitosa responsabilidade quanto as expectativas, planos e possibilidades de vocês.
Estarei a disposição.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8609 respostas

8 AGO 2023

Olá Leandro, você iniciar uma terapia é algo essencial nesse momento. Você precisa descobrir como é para você não ter filhos de forma natural? Como é para e sua parceira a opção de adoção?
Você casou somente para ter filhos? O quanto isso impacta no seu casamento?
Com a terapia você descobrirá essas respostas e tantas outras que irão surgir. Se sentir vontade, entre em contato.
Espero ter te ajudado.
Abraços,
Mariana

Mariana Coury Nassar Ferreira Godoi Psicólogo em Goiânia