Meu marido não fala mais comigo.

Feita por >Margot Fiaux · 9 jan 2024 Terapia de casal

Estou casada ha pouco mais de um ano e em grande parte das vezes meu marido é maravilhoso, ganho sempre presentes me leva para comer em vários lugares diferentes e etc. Mas tenho um problema sério quando o assunto é relação sexual, algumas são maravilhosas, mas em certos momentos que não estou disposta a me relacionar o comportamento dele muda. Recentemente, tive um episódio como esse, na hora ele disse que não falaria mais comigo definitivamente e que nem me tocaria mais, eu não liguei na hora porque ele já havia feito ameaças como essas em outras ocasiões mas dessa vez foi sério. Eu falo com ele e não recebo resposta, já se passaram dois dias desse jeito e eu me sinto mal e culpada. Não vou ficar tão mal se ele terminar comigo mas essa situação está me deixando mal comigo mesma.

A melhor resposta 18 JAN 2024

Olá, Margot!

Compreendo seu desconforto com essa situação, nem sempre é fácil lidar com alterações repentinas nas ações do companheiro.

É possível que seu marido esteja chateado por não ter conseguido o que esperava ou mesmo sentir que sua recusa diz respeito a algo dele próprio. Contudo, esse comportamento de te evitar e te ignorar não parece saudável e, no fim das contas, não resolve a situação, apenas afasta os dois.

Nesses momentos, é crucial encontrar um espaço para uma conversa aberta e honesta. Quando ambos estiverem calmos, compartilhe seus sentimentos e preocupações com seu marido e veja o que ele tem a falar. A comunicação é importante para resolver mal-entendidos e fortalecer a relação.

Lembre-se de que você, assim como seu marido, merece respeito e compreensão. Você é livre e não há nada de errado em você em algum momento não querer relação sexual, é importante ter consciência do seu espaço e saber seus limites. Se desejar, vocês também podem buscar aconselhamento profissional, como terapia de casal, que pode ser uma opção valiosa para ambos.

Espero ter ajudado de alguma forma.
Fico à disposição.
Abraço, Margot!

Luiza Teixeira Natale Psicólogo em Pelotas

56 respostas

21 JAN 2024

Já pensou sobre o que te leva a não querer ter relações com esse homem que inicialmente descreveu como maravilhoso? Parece algo que você de traumatização do passado, alguma questão com teu feminino mesmo. Não justificando o comportamento dele de não falar mais com você quando você diz não (que é parece de uma criancinha birrenta que se joga ao chão quando não ganha o chocolate) mas pense só: ele te deseja e quer sexo é com você. Por que será que o rejeita em alguns momentos? O que tem de teu nisso tudo?

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

17 JAN 2024

É compreensível que essa situação esteja causando desconforto e impactando sua autoestima. Lidar com mudanças abruptas no comportamento do parceiro pode ser desafiador. Aqui estão algumas sugestões para abordar essa questão:

Comunicação aberta: Tente conversar com seu marido de maneira calma e aberta. Explique como se sente em relação à recente situação e o impacto que teve em sua autoestima. Pergunte sobre os sentimentos e preocupações dele também.

Expressão de limites: É importante estabelecer limites saudáveis no relacionamento. Se houver momentos em que você não se sente disposta para a intimidade, comunique isso de maneira clara e respeitosa. Certifique-se de que ambos compreendam e respeitem os limites um do outro.

Reflexão sobre o relacionamento: Avalie a dinâmica geral do relacionamento. Se episódios de ameaças ou comportamentos extremos ocorrem com frequência, pode ser útil considerar a busca de aconselhamento profissional, seja individual ou de casal, para entender e abordar as questões subjacentes.

Cuidado com a autoestima: Não se culpe desnecessariamente. O comportamento de seu marido não deve ser motivo para que você se sinta mal consigo mesma. É importante cultivar uma autoestima saudável e se lembrar de que cada pessoa tem seus limites e necessidades individuais.

Avaliação do relacionamento: Se essa situação persistir e causar impactos negativos significativos, pode ser necessário avaliar a saúde do relacionamento como um todo. Às vezes, buscar a orientação de um profissional pode ajudar a entender e abordar questões mais profundas.

Lembre-se de que as relações saudáveis são construídas com base na comunicação, respeito mútuo e compreensão. Se você se sentir incapaz de resolver essa situação sozinha, buscar o auxílio de um terapeuta pode ser uma opção valiosa para ajudar a superar desafios no relacionamento.

Leonardo Brito Psicólogo em Belo Horizonte