Meu marido é viciado em jogo online, o que faço?

Feita por >Mariana · 2 ago 2017 Problemas psicológicos

Isto está acabando com nossa família, não sei mais o que fazer.

A melhor resposta 3 AGO 2017

Boa noite Mariana, observe quanto tempo ele passa jogando, se ficar confirmado que realmente seu marido está viciado em jogos de computador, e isso é percebível quando tal atividade toma quase que todo o tempo dele, quando ele deixa de cumprir com algumas responsabilidades com a família, no trabalho ou com ele mesmo. O que se deve fazer é evitar as discussões e brigas porque esses comportamentos tendem a gerar sentimentos de raiva e revolta. A pessoa não perceberá que o que está fazendo é ruim e está afetando negativamente os outros, apenas sentirá raiva. Evitando-se as brigas, o próximo passo é o diálogo. O segredo é saber qual o momento certo para falar desse assunto. Deve ser um momento em que o casal esteja bem, de bom humor preferencialmente, envolvido um com o outro de alguma forma e sozinhos. Você pode criar esse momento saindo para jantar, por exemplo. Durante a conversa exponha seus sentimentos de forma delicada, sem atacar e ser agressiva tente mostrar ao seu marido quais prejuízos a atitude dele tem causado e se ele estiver receptivo tracem algumas metas juntos. Nem todo casal consegue se entender conversando. Às vezes a ajuda de um profissional é necessária, não permita que maus hábitos envenenem seu relacionamento, com amor, paciência e compreensão toda dificuldade de um relacionamento pode ser sobrepujada. Um abraço.

Branca Marques Thome Psicólogo em Manaus

224 respostas

8 AGO 2017

Ele pode estar sofrendo de transtornos compulsivo, procura um profissional para maiores detalhes.....

Clínica Transformação Psicólogo em Joinville

18 respostas

3 AGO 2017

Boa noite. Trabalho no Hospital das Clinicas, aonde existe o ambulatório para uso excessivo de internet e jogos. Sobre a dependência tecnológica: Com os avanços tecnológicos das últimas décadas, a tecnologia tem ocupado um lugar predominante na vida da maioria da população. Os jogos eletrônicos por exemplo tornaram-se extremamente populares e uma das atividades de lazer mais frequente e satisfatória na vida das crianças, adolescentes e adultos. O realismo cada vez maior dos games e a dimensão que a tecnologia ocupa nas relações atuais intensificam os estímulos recebidos no cérebro, algumas pesquisas chegam a demonstrar que a produção de dopamina aumenta exponencialmente quanto mais o indivíduo utiliza as redes sociais, ou os games para obter satisfação, similar ao que ocorre com as dependências de substâncias.

Anônimo-319878 Psicólogo em São Paulo

43 respostas

3 AGO 2017

Olá Mariana,

Seria importante distinguir se são jogos de azar, com apostas em dinheiro real, ou jogos de videogame. Ambos tem potencial para causar vício, mas as orientações são diferentes.
Conversar com ele enquanto não estiver jogando, explicando porque e como está afetando você, pode ser um jeito para ele se sensibilizar e aceitar conversar com um profissional. Também, se é possível, tentar fazer ele se questionar se todo o tempo que ele gasta no jogo não poderia ser usado para outras coisas, e como ele se sente depois. Apenas cuidado para não acusar que o que ele faz é ruim, diretamente, pois alguma função importante acaba tendo, e isto é o que um profissional pode ajudá-lo a entender e fazer com que ele queira trabalhar em cima do assunto.

Att.

Bruno Aquino

Anônimo-300912 Psicólogo em São Paulo

50 respostas

3 AGO 2017

Olá Mariana,

O vício de um membro da família pode sim afetar a família toda, assim como uma doença que assola um membro da família irá abalar a todos que vivem ao seu redor. Isto porque vivemos em relação. Creio que seria interessante ao seu esposo buscar ajuda na Terapia Cognitivo Comportamental. Também sugeridos a você buscar ajuda terapeuta, já que este é um momento de estresse para toda a família.

Estou a disposição

Elisa Lengler

Elisa Canellãs Lengler Psicólogo em Florianópolis