Meu irmão tem 34 anos e mora com a minha mãe..

Feita por >Maria · 15 mai 2022 Terapia familiar

Ola, meu irmão tem 34 anos e mora com a minha mãe, já faz uns 30 anos que ela tem depressão, agora meu irmão comprou um apto e vai se mudar, sempre que tem um problema que precisamos resolver ela cai na depressão, exemplo meu pai faleceu, ir no médico e descobri alguma doença crônica tipo hérnia de disco e agora meu irmão vai se mudar, ela volta a ser criança fica com as mão na orelha fica só deitada não come, não sabemos mais o q fazer, ela vai numa psiquiatra mas parece que os remédios que toma não funciona, ou funciona por um tempo,. Meu irmão vai se mudar pra viver a vida dele eu sou casada e sempre vou lá dar suporte mas como meu irmão mora com ela sofre mais e ela fica falando: e agora como que eu vou ficar sozinha??? Não sei mais a quem recorrer, obrigada

A melhor resposta 18 MAI 2022

Olá, Maria! Sinto que não esteja sendo fácil para você também, mas um suporte válido seria uma ajuda profissional, que irá atender, acolher e melhorar as condições emocionais de sua mãe, como também orientar vocês (filhos) nesse processo. Seria importante ela avaliar que não estará sozinha com o outro filho morando em outra casa, ela pode continuar sendo amparada por vocês de outras formas e descobrir o sentindo em sua vida em outras coisas que lhe fazem se sentir bem. O tratamento medicamentoso e psicológico seria o ideal. Estou à disposição. Abraço.

Deysiane Tereza da Silva Psicólogo em João Pessoa

4 respostas

17 MAI 2022

Oi Maria,
Tanto voce como seu irmão, vieram através da mãe o do pai, mas não é deles... e vieram para se realizar, para construir a própria realidade e serem felizes. Isto é tarefa de cada um.
Sua mãe veio antes de voces e ela também veio para se realizar e é compromisso dela se realizar.
É a mão e o pai que cuidam dos filhos e não vice-versa.
Se a sua mãe não soube se construir, ainda está em tempo de ela aprender... ela precisa aprender a cuidar de si, se responsabilizar pela própria vida. Não é função sua e nem do irmão, cuidarem dela.
Sim ela precisa de terapia para despertar a consciência e a responsabilidade sobre a sua própria vida.
Remédios não funcionam, não resolvem, apenas remediam. Sua mãe está fendo chantagem emocional com voces, ela piora quando sente que vai ter que cuidar dela mesma... ela está agindo como uma criança que quer ser cuidada.
Quer ajudá-la? Encontre um Psicoterapeuta para ela fazer e voce, cuide da sua vida.
Abraços

5817 respostas

17 MAI 2022

Olá, Maria
Sinto muito pela situação, imagino que deve ser complicado tanto para seu irmão como para você. Sugiro que sua mãe, além dos medicamentos já receitados pelo psiquiatra, procure também um psicoterapeuta. O processo da psicoterapia pode demorar um pouco, mas é um caminho a ser percorrido. Fico à disposição.

Maíra Priscinotti Sahão Psicólogo em Londrina

171 respostas

17 MAI 2022

Maria. Ajude o a procurar ajuda profissional.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

16 MAI 2022

Maria, sinto muitíssimo por isso, imagino o quanto deve ser difícil para você! avalie a possibilidade de contratar uma psicóloga para ir até a residência da sua mãe, pelo menos 1x na semana, para dar a oportunidade de ela trabalhar suas questões emocionais. Infelizmente esse processo não é instantâneo, geralmente é necessário um trabalho intenso e prolongado em casos como esses. Mas não desanime, sua mãe pode se beneficiar muito de um tratamento e parece ser muito necessário para ela isso, no momento.

Carolina Ventura Quemel Viegas Psicólogo em Belém

4 respostas

16 MAI 2022

Olá Maria! Grato por escrever. Precisaremos estudar detalhadamente o caso da tua mãe. Cabe observar, que embora a medicação, algumas vezes seja necessária; na maior parte das vezes, a psicoterapia com mente aberta, persistência, disciplina e regularidade, é mais relevante para modificar hábitos, formas de interpretar, sentir e lidar com a vida.
Não sabemos se tua mãe está indo regularmente a um psicólogo.
Tua mãe estará aberta a isso?
O que você chamou de cair em depressão, diante de problemas, é um mecanismo comum e esperado para as pessoas que se acostumaram a lidar assim com as dificuldades.
Estarei a disposição para conhecer mais detalhadamente o caso e tua mãe, assim como construir, com vocês, formas de lidar melhor com ela.
Abraços virtuais ( A Covid e a Dengue estão atuais. Há muitos falsos políticos, mais ainda, falsos líderes religiosos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Pondere o uso de máscara, melhore o afeto, mas evite aglomerações e criadouros do mosquito.
Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional