Meu casamento tá no fim e eu não quero aceitar

Feita por >Antônio marcos · 10 jun 2022 Terapia de casal

Sou casado há 25 anos tenho 42 anos gosto muito da minha mulher , mais há algum tempo tá muito ruim , não fazemos mais nada juntos tivemos uma discussão onde ela me mandou embora , disse que acha que o que sentia por mim tá se acabando fica jogando coisas do passado na minha cara o pior é que na minha cabeça sem ela não consigo viver , só em pensar em deixar ela já fico ansioso se tremendo chamei ela p or uma festa ela disse que não vai mais festas em fim não sei mais o que faser pois acho que sem ela minha vida para , me ajudem e

A melhor resposta 25 JUN 2022

Antônio Marcos,
São situações vividas por muito tempo e não se teve a coragem de falar, de compartilhar sentimentos. Os casais costumam se falar de coisas racionais, de négocios, de questões administrativas da casa, mas nunca falam de seus sentimentos, como se sente como marido e mulher, como se sente diante da vida, não falam de como está o relacionamento, de como gostaria que fosse, o que está incomodando... afinal, se vive uma mentira diária, uma falsidade de vida, uma aparência e nunca se tem coragem de falar a verdade.
Quando um dos dois estoura... sai farpas por todos os lados...
Voce está vivendo esta situação... Tente ficar quieto, tenha muita paciência e chame ela para uma conversa séria para analisar a situação entre voces dois. Mas é importante não se defender, nem acusar.... simplesmente ouça e deixe que ela fale tudo o que está engasgado.
Faça um balanço na vida que voces compartilharam até agora e veja como ela se sentiu... não se defenda, ouça ela.
Proponha fazerem Psicoterapia de casal para compreender esta situação, corrigir percursos e planejar um futuro juntos.
Abraços

5817 respostas

12 JUN 2022

Muitas vezes compreender que o fim de uma relação se aproxima é uma missão difícil. Até em casos, onde ambos desejam esse fim, a sensação de vazio prevalece...mas passa. O importante é dialogar, respeitar os sentimentos envolvidos, processar e compreender. Em um fim de relacionamento, o ideal é evitar sentir pena de si mesmo e não lidar com a situação de modo muito dramático. Obviamente os relacionamentos quando acabam provocam tristeza, mas também pode ser uma ótima oportunidade para você se redescobrir, pensar no seu futuro, cuidar de você, fazer aquilo que lhe dá prazer, torna-se mais amigo de si mesmo. No fim, o tempo pode ser um grande aliado

Rafael Hafner Psicólogo Psicólogo em Rio de Janeiro

1 resposta

12 JUN 2022

Boa noite, Antônio!

Eu entendo como se sente. ..

Me parece que no momento você acredita que a sua esposa é a sua única fonte de felicidade. É preciso investir no seu autoconhecimento para entender o porquê dessa crença e como é possível desconstrui-la. Pois continuando com esse casamento ou não, esse pensamento "sem ela não consigo viver" não é algo saudável para você e para essa relação.

Um acompanhamento psicológico pode te ajudar.
Se cuida!

Alessandra da Costa Araújo Psicólogo em João Pessoa

8 respostas

12 JUN 2022

Antônio. Casamentos acabam. Relacionamentos acabam. Pode ter acabado o sentimento. As pessoas mudam. As vezes é preciso aceitar.
Tente fazer terapia. Entender isso tudo.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

11 JUN 2022

Olá Antônio.
Você relata desgaste na relação. Importante frisar que tal situação não ocorre da noite para o dia. Se você tentar lembrar pode chegar a conclusão que o início do desgaste pode ter iniciado há anos.
Sugiro acompanhamento psicológico para você ou tentar uma terapia de casal.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

11 JUN 2022

Olá Antônio Marcos! Obrigado por escrever. Pelas minhas contas, vocês se casaram com dezessete anos. Nesse caso, casaram na adolescência, vivendo a juventude já casados. Diante disso ficam as perguntas:
- Como construíram turma de colegas e conhecidos próprios da juventude?
- Como se prepararam de forma consistente para estudos e trabalhos?
- Vivem rotina de vida de qual forma?
Poderemos te ajudar sim, mas precisaremos de mais dados.
Veja nossos perfis, escolha um de nós, psicólogos, e venha para um trabalho científico.
Será necessário abertura mental, persistência, disciplina e regularidade.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos "lideres religiosos" querem é dinheiro; são atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Use máscara, evite aglomerações e criadouros do mosquito.