Mentira no relacionamento. Como recomeçar?

Feita por >Daniela · 16 nov 2022 Abordagem psicológica

Bom, namoramos e o pilar sempre foi “jogar limpo” sem mentiras nunca menti sentia uma confiança enorme no meu parceiro mas da parte dele eu via que não! Não seja que ele confiava em mim, por traumas de outros relacionamentos que eu sei que ele trouxe pro nosso… enfim menti sobre o horário de chegar em casa pra não preocupa ló, apenas pra não deixar ele preocupado comigo… eu entendo que mentira è mentira que não existe mentira boa.
Agora estamos sofrendo porque nos amamos tínhamos planos de nos casar planos que eu sei que eram de verdade… ele sofre eu sofro… mas decidimos pensar em um recomeço, só não sabemos como?
Como recomeçar… o perdão deve ser a primeira coisa a acontecer, mas eu não sei como vai ser se vai ser como antes, se a gente vai se fazer bem como antes ou se tudo vai desandar por causa disso.

A melhor resposta 28 NOV 2022

Olá Daniela! Comece com diálogo, deixando clara todas as suas preocupações em relação ao namoro e vejam os aspectos que precisam melhorar e comecem colocando em ação.
Como vai ser no futuro você não sabe e nem se essa mentira não tivesse acontecido você não saberia, porque o futuro é incerto, mas podem trabalhar os dois juntos para ter uma relação igual ou melhor. Não é porque teve um desencontro que desandar tudo.
Cléa Andrade

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

17 NOV 2022

Oi Daniela,
Voces podem estar apenas se iludindo em se livrar das mentiras, mas não mentir pode virar uma obrigação, um dever, uma imposição;
Pode restringir uma vida autônoma em vez de ser mais, faz ser menos.
Sim, os conflitos do passado precisam ser superados; ninguém avança sem fazer as pazes com o seu passado; precisam elaborar os aconteciementos e aprender a lição devida; os conflitos não são problemas, são desafios para a auto superação e por isso não podem ficar escondidos, "esquecidos"... na hora H eles aparecem e aparecem porque precisam ser compreendidos.
Estamos aqui, não para cumprir com um ritual: nascer, aprender, crescer, estudar, trabalhar, casar, ter filhos, esperar a morte...
Estamos aqui para nos realizar, concretizar o nosso objetivo de vida e ser feliz. Nesta caminhada, podemos até estudar, casar, ter filhos...
Ser si mesmo é o princípio número 1... não mentir para si mesmo; em segundo lugar, não mentir para a pessoa que voce escolher para conviver nesta vida. Não tentem esconder os problemas um do outro...
O outro pode não entendê-los, mas pode escutar, te apoiar.
A resolução dos problemas, dos conflitos, dos traumas, é uma tarefa individual e não envolve o outro.
Para isso, existe a Psicoterapia, os Terapeutas.
Abraços

5859 respostas

17 NOV 2022

Olá Daniela! Obrigado por escrever. Mentiras e verdades não podem ser levadas a ferro e a fogo. Verdades são provisórias, e muitas vezes, são inadequadas para contextos e momentos; mentiras são falas diferentes dos fatos, que algumas vezes, são necessárias. Esse é um tema delicado, mas é preciso amadurecer: há horas que a verdade não constrói, há horas que evitar verdades vividas, poupa desgastes desnecessários. Será muito aconselhável e enriquecedor, ponderar essas questões envolvendo verdades e mentiras, de forma mais profunda, mais contextualizada, com a ajuda científica de um psicólogo.
Seu texto, pelo que escreveu, pondera os componentes relativos de mentiras e verdades.
Pelo descrito, parece, à primeira vista, não haver motivos para focar na questão da mentira, mas realizar balanço da maturação de vocês, do esforço e motivação mútuos, para construir aprimoramentos do relacionamento que desejam que venha a ser sólido, de longa duração, harmonia e cooperação.
Estou a disposição para aprofundamentos.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores. Repense a máscara!