Medos infantis

Feita por >Larisa Mascarenhas · 27 fev 2015 Pânico

Sou mãe de um menino de 6 anos. Como sei que seus medos são normais da infância ou se já são problemas psicológicos?

A melhor resposta 3 MAR 2015

Olá Larissa,

medos infantis são comuns, o problema é quando o seu filho passar a ter dificuldades de interagir com outras pessoas ou com os colegas da escola, assumir um comportamento agressivo ou evitativo em excesso. Aí é necessário buscar um psicólogo que tenha experiência com crianças para avaliar o caso e orientá-la.
Se precisar de mais orientações, entre em contato.

Sandra Colaiori

Sandra Colaiori Psicologia Psicólogo em São Paulo

107 respostas

9 MAR 2015

Medos infantis é frequente. É necessário observar se está havendo alterações de comportamentos, na sociabilização, sono, alimentação, etc. É necessário uma avaliação.

9 MAR 2015

Medos infantis são normais. É necessário observar se está havendo alterações de comportamentos, por exemplo, na escola, alimentação, sono, sociabilidade. E é necessário fazer uma avaliação.

3 MAR 2015

É comum ter receio de buscar ajuda especializada de um psicólogo pois é possível que ainda exista uma certa resistência, baseada em alguns preconceitos. Hoje, trabalhamos com uma visão de promover a saúde psíquica, através de intervenções precoces, que são capazes de prevenir e tratar transtornos de personalidade, evitando assim o progresso destes distúrbios. Por isso, é muito importante que os pais estejam alertas sobre o comportamento de seus filhos e possam buscar ajuda assim que identificarem algum comportamento que não está de acordo com o que é esperado no desenvolvimento infantil. Oferecer suporte emocional para seu filho significa um investimento na saúde mental da criança e da família. Procure um psicólogo para realizar uma avaliação e saiba como lidar com estas situações.

Jaqueline Figueiredo Ferreira Psicólogo em Porto Alegre

1 resposta

27 FEV 2015

Medos infantis são comuns, o problema é quando o seu filho passar a ter dificuldades de interagir com outras pessoas ou com os colegas da escola, assumir um comportamento agressivo ou evitativo excessivo. Aí é necessário buscar um Psicólogo que tenha experiência com crianças para avaliar o caso.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza