Medo de morar sozinho em outro estado

Feita por >iiivcusn · 27 jan 2022 Desenvolvimento pessoal

Me formei e recebi uma proposta de trabalho em outro estado, 5h de distância da minha cidade natal. Nunca morei sozinho ou algo do tipo. Estou com medo/receio de começar essa vida sozinho e os pensamentos negativos dominarem, como já estão dominando, sei que preciso disso, porém, estou angustiado só de pensar em ficar sozinho.

A melhor resposta 29 JAN 2022

De acordo que isso possa assustar neste primeiro momento, mas lembre-se de que precisa fazer o seu caminho; voce estava na familia, com os pais temporariamente. Agora precisa se desligar dos pais para ssumir-se a si mesmo, voce ser pai para si mesmo; ser mãe para si mesmo; voce não precisa de ninguém para te proteger, precisa ser a sua própria defesa.
O medo não existe, é uma mentira! Ele só está na sua cabeça.
Se realmente precisar, solicite atendimento, pode fazer mesmo Online, só não desperdice esta oportunidade.
Abraços

5864 respostas

30 JAN 2022

Olá iiivcusn, espero que esteja tudo bem com você!

Você deve se planejar para essa mudança e, a partir do conhecimento que você tem sobre si próprio, criar formas e estratégias de minimizar ou anular os impactos negativos que essa mudança pode trazer para sua vida pessoal. Tenha estratégias definidas do que fazer caso as coisas comecem a ficar ruins dentro de você. O que eu posso fazer? Quais minhas saídas? Quais minhas alternativas? Para quem eu posso ligar? Pense desta forma, que você vai estar criando rotas possíveis e seguras para lidar com os imprevistos nessa fase inicial de adaptação, isso pressupondo que realmente é isso que você deseja no momento. Se realmente, a partir de uma análise pessoal, você chegar a conclusão que não tem condições e nem estratégias suficientes para lidar com os imprevistos, então é melhor você considerar a hipótese de não realizar essa mudança no momento, e aguardar uma outra oportunidade para quando você estiver mais preparado.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

928 respostas

29 JAN 2022

Olá – Parabéns pela conquista da formatura e por seu sucesso em logo receber uma proposta de trabalho. Você está diante de uma tomada de decisão. As melhores decisões são aquelas em se analisa as possibilidades e a impossibilidades. Se você se sente mal em ir morar só em um lugar longe, esse sentimento deve ser considerado uma impossibilidade no momento atual. Claro que a coragem é uma atitude valiosa mas o auto respeito também é. A decisão é sua mas compartilhar e analisar seus motivos numa Psicoterapia é recomendável para embasar suas escolhas das oportunidades. Psicologo Online Custodio Cruz

Custódio Silva Psicólogo em Ouro Preto

97 respostas

28 JAN 2022

Olá, tudo bem?
Você não disse sua idade, se for muito jovem saiba que a insegurança é normal. Com certeza encontrará outros jovens inseguros e com saudades dos familiares.
O passo que pretende dar será saudável na sua vida, nada impede que você retorne a sua terra natal no futuro.
Boa sorte.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

666 respostas

28 JAN 2022

Olá iiivcusn,
Lidar com o desconhecido é assustador, vem o medo, as dúvidas, a solidão... Mas podemos pensar como um desafio para sua vida e você não precisa passar por isso sozinho. Não importa qual decisão você tomar, terá consequências. Se aceitar a proposta de trabalho e for morar fora, terá as consequências da experiência de morar sozinho. Se não aceitar a proposta, ficará sempre a dúvida de como teria sido a rota profissional da sua vida.
Você está passando por algumas mudanças significativas na sua vida. Trabalho novo, morar sozinho... é fundamental buscar a psicoterapia para que os pensamentos (autossabotagem), não te dominem. Tomar uma decisão em um momento de angústia e conflitos consigo mesmo, não é uma boa opção.
Caso queira se aprofundar, estou a disposição.
Um abraço.
Rute Martins - psicologa clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

28 JAN 2022

Olá iiicusn! Grato por citar. Que bom que você colocou essa questão. É um passo muito enriquecedor, importante, mas que precisa ser dado com estratégia, cuidado. Morar a cinco horas da cidade natal, considerando o panorama de trabalho decorrente de formação universitária é algo muito frequente, comum e emancipador.
Inicialmente, recomendo que você visite a cidade, através de umm hotel, pesquise famílias éticas, pensionatos, lugares considerados razoáveis, para morar, chegar e sair, de dia, de noite, de manhá. Muito provavelmente uns três dias de hotel, conversa com os colegas confiáveis e estabilizados de trabalho, te darão referências sobre lugar para ficar nos primeiros dias. Depois, com o tempo, você irá se adaptando gradativamente. Observação: não faça contrato inicial de longo prazo quanto a moradia.
Se previsar, estarei a disposição, para melhores reflexões.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Mascare-se! Cuide-se! Aproxime afetivamente e afaste-se fisicamente.

8689 respostas

28 JAN 2022

Olá iiivcusn.
Que ótima oportunidade para saber que tens condições de morar sozinho, ou de saber do que não quer. Mas precisa vivenciar antes de ter a certeza que não conseguirás.
Pode parecer um pouco assustador mas lembre se que na maior parte do tempo estará trabalhando, em casa terá todas as obrigações a fazer, conhecerás outras pessoas , falarás ao celular , com seus pais a qualquer hora e quando tiver condições de tempo e financeira poderás visita Los.
Mas se precisares de apoio nesse momento de transição procure uma terapia.
Abs

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre

226 respostas

28 JAN 2022

B noite. Morar sozinho pode ser difícil no início.
Com relação a pensamentos negativos isso pode ser trabalhado em terapia. Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro