Medo de escuro

Feita por >Vi · 4 jul 2017 Pânico

Olá. Sei que pode parecer algo meio "bobo", ou mesmo, "infantil", mas já tenho 23 anos e possuo medo de dormir em meio a escuridão. Eu até tento, mas o medo me domina, e acabo tendo pesadelos e me sentindo muito mal. Acho ruim porque a claridade incomoda no momento de dormir, tornando-se tudo mais difícil ainda. Já pensei em tratar isso com um psicólogo, mas não sei se seria necessário, e admito que tenho vergonha também. Poderiam dar-me alguma sugestão ou orientação?!

Grata.

A melhor resposta 5 JUL 2017

Olá Vi!
Não é nada bobo ou infantil, medo é medo, sensação igual para todos independente do que amedronta.
Claro que seria necessário tratar disso com um psicólogo - algo em sua história ou sua mente lhe assombra tanto que se faz presente em toda escuridão, causando pesadelos e angústia.
A psicoterapia auxiliará a compreender como foi construído este medo e possibilitará seu fortalecimento emocional para lidar com oque estiver por trás dele.

Não deixe de procurar ajuda.

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

5 JUL 2017

Boa noite Vi.
Seu medo não é bobo, ele foi construído a partir de suas vivências.
Não tenha vergonha de procurar acompanhamento psicológico, o profissional não irá lhe julgar nem nada nesse sentido. Com a psicoterapia você poderá identificar o que está por trás desse medo, e a partir disso ressignificar algumas questões.
Espero ter ajudado, me coloco a disposição.

Psicóloga Karina Remisio de Oliveira Psicólogo em Joinville

260 respostas

5 JUL 2017

Olá Vi, a sua história de medo de dormir no escuro não tem nada de bobo, porque é a sua história de vida. O nosso papel de Psicólogo não é o de criticar ou julgar um comportamento que está causando sofrimento psicológico.

O medo de dormir no escuro é mais comum do que você acredita em adultos e está relacionado com alguma situação que você experienciou na sua infância e as vezes é algo inconsciente que você não lembra, mas que pode ser trabalhado na psicoterapia com um psicólogo.

Por isso, não tenha vergonha de procurar um psicólogo e contar deste seu medo de dormir com a luz apagada e desses pesadelos quando dorme com a luz apagada, não é saudável continuar dormindo mal porque acarreta em outras doenças orgânicas. Siga em frente e continue com sua autoajuda procurando ajuda de um psicólogo de sua cidade e dê início ao seu tratamento psicológico.
Att. à Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife