Me sinto como estivesse presa dentro de uma caixa apertada

Feita por >Ellaine · 22 jul 2023 Abordagem psicológica

Sinto como se eu estivesse presa o tempo inteiro. Nada que eu faço tem graça, tenho um filho de 11 meses, amo ele de mais, mas as vezes me sinto culpada por ter colocado ele nesse mundo, nessa vida sem graça. Olho as pessoas sorrindo e tento entender como alguém pode ser feliz. Será que existe terapia que resolva? Faço tratamento ha 7 anos.

A melhor resposta 25 JUL 2023

Olá Ellaine, eu senti aqui daqui o seu embotamento nessa leitura. Não ver brilho nas coisas, ver tudo cinza e sem graça tem a ver com um humor mais rebaixado e deprimido. Você disse que faz tratamento mas não especificou como. O problema é que algumas pessoas acham que fazem o tratamento adequado quando não fazem. O que seria o tratamento adequado? Fazer psicoterapia com um psicólogo, trabalhando as questões que estão trazendo prejuízo para sua vida, além de fazer acompanhamento com psiquiatra, tomando certinho a medicação. A depressão é neuroquímica, por melhor que seja o psicólogo ele não tem como acessar a neurofisiologia cerebral diretamente, quem faz isso é a medicação. Esse acompanhamento precisa ser feito de perto, tem gente que vai ao médico, fica só renovando as receitas e não fica sendo acompanhado. Além disso tem a parte do paciente, de por em prática hábitos saudáveis e mudanças de rotina que potencializem sua melhora. Por exemplo, nós costumamos recomendar atividade física pois os benefícios da mesma estão amplamente documentados, mas nem todos os pacientes se mobilizam. Além disso tudo tem o apoio da família, que ajuda bastante, mas sabemos na prática que nem sempre acontece. Então, quanto mais dessas coisas se somarem, melhor o resultado final em relação a evoluir para uma melhora: terapia, medicação, apoio familiar e social, mudança de hábitos. Se a terapia não está evoluindo, se não se sente à vontade com o psicólogo, você pode mudar. Da mesma maneira o psiquiatra. Se você sente que o médico não está sendo cuidadoso o suficiente, você pode mudar. Assim como você precisa fazer um esforço para mudar hábitos que podem estar te prejudicando. Pense nisso. Boa sorte, espero ter ajudado.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

16 AGO 2023

Olá Ellaine!
Obrigada por ter entrado em contato conosco. Penso que está na hora de você mudar de psicólogo, desculpa, mas 7 anos de terapia sem progresso, algo está errado. A terapia resolve, sugiro que procure um que use a abordagem TERAPIA COGNITIVA COMPORTAMENTAL; ACT ou DBT. São abordagens estruturadas.
A terapia cognitiva comportamental consiste em buscar uma reestruturação cognitiva sobre emoções e comportamentos, por meio de intervenções sobre as cognições baseadas em seus eventos, sugere que uma mesma situação possa ser compreendida sob diversos pontos de vista, desafiando os pensamentos ou convicções criadas a partir de crenças e verdades que você pode estar assumindo diante de situações diversas. a partir daí cria-se mecanismos lógicos para auxilia-la na gestão de situações que geram sofrimento. Vamos lá recomeçar sua terapia, procure outro profissional. Precisando estou aqui. Abraço!!

Crisângela N. De Menezes Costa Psicólogo em Manaus

24 respostas

8 AGO 2023

Olá, Ellaine,
Ninguém é preparado para as mudanças que acompanham a chegada de um filho, no seu caso. Por mais que tenhamos uma rede de apoio e toda a informação sobre os desafios, existe uma enorme diferença em ouvir sobre algo e viver algo. Se fala muito sobre as alegrias, sobre os primeiros momentos, sobre o sublime amor. Se fala muito também sobre os desafios práticos, sobre o cansaço, sobre a prontidão. Contudo, existe o lado mais íntimo da mãe que no geral é guardado para os momentos de solidão, longe dos olhares dos outros, e que fala de como aquela mulher se sente e sente o mundo à sua volta.
Claro, todos esperam que ela esteja sempre radiante, exuberante e realizada, afinal, acabou de ter um filho - e certamente essa mãe fará um esforço enorme para que todos saibam que sim, ela ama profundamente o seu filho e está realizada. Só que aqui estamos falando de algo muito mais profundo, anterior ao filho. Estamos falando sobre a pessoa antes de ser mãe.
Eu sinceramente espero que encontre o entendimento sobre os questionamentos que tens. Estou à disposição para acompanhá-la nesta busca.

Até mais.

Lourenço Torresini Psicólogo em Curitiba

61 respostas

3 AGO 2023

Boa noite Ellaine
Essa sensação de se sentir presa o tempo todo, da vida estar sem graça e sem sentido, de culpa, parece estar tão intensificada a ponto de paralisar sua vida e trazer muito sofrimento.
Nesses casos é sim importante manter seu tratamento psicoterapêutico ( e levar essas angústias ao profissional que te acompanha) e realizar uma avaliação com um psiquiatra.
Abraços

Mariana Oliveira Reis Psicólogo em São Paulo

11 respostas

2 AGO 2023

Boa noite Ellaine!
A terapia pode ser uma valiosa aliada para ter uma vida mais leve. Investir em si mesma é uma forma de se conhecer melhor e descobrir o que realmente te faz bem e assim, você pode passar a se perceber e ver o mundo a sua volta sobre uma outra perspectiva.

Abraços.

Tamile Andrade Psicólogo em Jequié

26 respostas

25 JUL 2023

Entendo o que você está passando e quero dizer que suas emoções são válidas e compreensíveis. Parece que você está enfrentando uma combinação de sentimentos de prisão, falta de interesse e culpa relacionados à maternidade e à vida em geral. É essencial lembrar que muitas pessoas experimentam momentos difíceis e desafiadores na vida, e você não está sozinha nessa jornada.

Primeiramente, é importante ressaltar que não há problema em buscar ajuda profissional, mesmo que você já esteja em tratamento há alguns anos. A terapia pode ser muito benéfica para fornecer suporte emocional, auxiliar na compreensão das emoções que você está enfrentando e ajudá-la a desenvolver estratégias para lidar com esses sentimentos.

Existem várias abordagens terapêuticas que podem ser úteis para abordar suas preocupações. Terapias cognitivo-comportamentais podem ajudar a identificar e mudar padrões de pensamento negativos, permitindo que você veja as situações de forma mais realista e desenvolva uma perspectiva mais positiva. Terapias psicodinâmicas podem ajudar a explorar as origens mais profundas de seus sentimentos e a compreender como a experiência de ser mãe pode estar conectada a outras experiências de vida.

Além disso, a terapia pode fornecer um espaço seguro para você explorar suas emoções, compartilhar suas preocupações sem julgamentos e trabalhar em direção à autocompreensão e crescimento emocional.

Também é importante mencionar que a maternidade pode ser uma experiência desafiadora e exigente, especialmente nos primeiros anos de vida do filho. É comum sentir-se sobrecarregada e exausta. Nessas situações, o apoio de familiares, amigos ou grupos de apoio de pais pode ser muito útil para aliviar a pressão e oferecer suporte emocional.

Lembre-se de que buscar ajuda profissional não é um sinal de fraqueza, mas sim de coragem e cuidado consigo mesma. Se você não se sente compreendida ou não está obtendo o apoio necessário em seu tratamento atual, considere procurar outro profissional de saúde mental com o qual você se sinta mais conectada.

Seja gentil consigo mesma e dê tempo para que o processo de terapia possa ajudá-la a encontrar um sentido renovado na vida. Acredite que é possível superar esse momento e encontrar alegria e significado novamente. Seu filho é uma fonte de amor e motivação, e com o suporte adequado, você poderá construir uma relação linda e saudável com ele, proporcionando a ambos uma vida plena.

Caroline Paula da Silva Psicólogo em São Paulo

48 respostas

25 JUL 2023

Olá Ellaine, sim a terapia pode te ajudar a encontrar sentido para a sua vida. Invista em você e se de a oportunidade de se conhecer melhor e o que te faz bem. Fico a disposição, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

217 respostas

25 JUL 2023

Ellaine,
Olá boa noite - imagino a sua dor, me parece que já tem algum tempo que vem se tratando. Mas, tenho uma dúvida, não ficou claro na sua fala se faz terapia com psicólogo também ou apenas psiquiatra com medicamento?
O medicamento é importante, em alguns casos de depressão e ansiedade, mas apenas ele não resolve os problemas que fazem você sofrer, um profissional pode fazer perguntas e motivar você a tentar outras estratégias para encontrar alguma luz nos dias cinzas. E assim, você poderá passar para seu filho, quem sabe um sentimento mais positivo quanto a vida e ao futuro - o que acha?

Espero ter ajudado você a tomar uma decisão que poderá promover as mudanças que você quer alcançar.

Carla Glenda Souza da Silva Psicólogo em São Gonçalo do Amarante

15 respostas

24 JUL 2023

Olá, Ellaine. Obrigada por nos escrever.

Entendo o que você está passando e posso perceber que está passando por um momento difícil. Sentir-se presa e sem graça na vida pode ser um sinal de que algo mais profundo está acontecendo emocionalmente. A maternidade pode ser uma experiência desafiadora, e é compreensível que você possa ter sentimentos contraditórios, como o amor por seu filho e, ao mesmo tempo, sentimentos de culpa e dúvida.

É importante reconhecer que esses sentimentos são válidos e não há necessidade de se culpar por tê-los. A busca por felicidade e a sensação de estar vivendo uma vida significativa é uma jornada pessoal, e nem sempre é fácil entender como outras pessoas podem parecer tão felizes. Cada indivíduo tem suas próprias circunstâncias e desafios, e nem sempre o que é visível por fora reflete a realidade interna.

Quanto à terapia, ela pode ser uma ferramenta valiosa para ajudar a compreender e lidar com esses sentimentos. Mesmo que você já esteja em tratamento há algum tempo, é possível que haja aspectos específicos a serem explorados relacionados a essa sensação de estar presa e à dificuldade em encontrar alegria na vida cotidiana. Terapia pode ajudá-la a explorar suas emoções, pensamentos e padrões comportamentais, e oferecer apoio durante esse processo.

Além disso, é fundamental considerar outros aspectos de sua vida, como seu ambiente, relacionamentos e rotinas diárias. Pequenas mudanças ou ajustes podem fazer uma grande diferença em sua percepção de bem-estar.

Lembrando que cada pessoa é única, e o tratamento pode variar para cada indivíduo. Por isso, recomendo buscar um profissional de saúde mental, como um psicólogo, para que possam trabalhar juntos e identificar as melhores abordagens para ajudá-la a encontrar um maior sentido e satisfação em sua vida. Não hesite em compartilhar seus sentimentos e pensamentos durante as sessões de terapia, pois isso auxiliará o processo de compreensão e autocuidado.

Lembre-se de que está tudo bem pedir ajuda e que você não está sozinha nessa jornada. Com apoio adequado, é possível encontrar formas de resgatar a alegria e o significado em sua vida.

Não tenha medo da vida! E, jamais, permita que a esperança morra dentro de você!

Um grande abraço,
Conte comigo.

Larissa Darck Psicólogo em Alfenas

7 respostas

24 JUL 2023

Olá, existem momentos em nossas vidas que planejamos algo e não dá certo causando uma grande frustração, por que repetimos sempre o mesmo padrão, fazemos sempre as mesmas escolhas e aceitamos pouco do outro ou da vida. Mas existem outras possibilidades, outros caminhos a percorrer que vão dar resultados diferentes e eles vão te ajudar a sair dessa sensação de estar presa dentro de uma caixa apertada. Saia dessa caixa com a ajuda do profissional, pois, ele pode te ajudar a reestruturar os seus pensamentos.
A terapia cognitivo comportamental é considerada padrão ouro, por que ela é efetiva na redução de sintomas e taxas de recorrência em problemas como: ansiedade, depressão, dentre outros. A TCC afirma que a maneira como a pessoa pensa influencia nas suas emoções e no comportamento, sendo assim, a maneira como a pessoa interpreta a situação vai interferir no seu humor. Essa abordagem se dedica a identificar e corrigir os pensamentos distorcidos causadores das emoções desagradáveis.

Me coloco à disposição.

Suely Barros Psicólogo em Rio de Janeiro

44 respostas

24 JUL 2023

Olá Ellaine, espero que esteja tudo bem com você.

Sim, existe tratamento que pode te ajudar muito a superar esses sentimentos que descreve. O processo de psicoterapia é o mais indicado nesse caso, e deve ser conduzido de maneira constante e sistemática, para que você possa ter um bom resultado ao longo do tempo. Um ponto importante nesse processo, é o seu próprio comprometimento com sua cura e sua transformação. Quanto mais você estiver comprometida com seu processo, desejando conscientemente mudar e superar esse momento, mais você poderá observar o mundo a sua volta de uma outra maneira, mais justa consigo, e com os outros. As vezes nos falta um pouco de autoconhcimento para saber o que pode nos trazer realmente um sentimento de realização pessoal, e também a habilidade de automotivação, que pode nos impulsionar constantemente em direção aos nossos sonhos e objetivos. Você já sabe quais são seus sonhos e objetivos, considerando também o nascimento de seu filho? Se você observar que não tem constatado muitas mudanças ao longo de seu tratamento, você pode buscar outros profissionais, para tentar mudar o resultado que tem obtido. Existe ainda muitas coisas boas para serem vividas por você e seu filho, e elas estão ao seu alcance.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

24 JUL 2023

Pelo seu relato existe uma grande probabilidade de você ter Anedonia que é uma doença que vem sempre com a depressão. É um sintoma marcante da depressão ,inclusive, trata-se de um dos critérios principais para o diagnóstico da doença.
O principal sinal é a perda significativa ou incapacidade de sentir prazer em atividades das quais gostava anteriormente. A pessoa parece estar emocionalmente "vazia", sem sentir nada nem sofrer alterações de humor independentemente do que aconteça ao seu redor como no seu caso o nascimentode seu filho. A sensação é de desconexão com o mundo. Normalmente, ela é acompanhada de desânimo, cansaço, fadiga, apatia, diminuição de energia e dificuldade de concentração.
Por ser um sintoma, e não um transtorno propriamente dito, a anedonia obrigatoriamente necessita ser tratada juntamente com a doença. O tratamento consiste na prescrição de medicamentos depressivos e de psicoterapia que sugiro que seja a Cognitivo Comportamental .

Branca Marques Thome Psicólogo em Manaus

224 respostas

24 JUL 2023

Oi Elaine
Sim que existe Terapia que resolva... Psicoterapia de Autenticação para ser o que realmente voce é, para resgatar a tua inteligência de vida.
Há a forma de apenas viver, fazer parte do comum dos viventes (árvores, passarinhos, humanos...), mas há forma de dar mais significado à sua vida. O que voce sente é um apelo interno de ser mais, de buscar mais que se traduz como vazio existencial: é o teu potencial bloqueado, voce está reduzindo a própria existência a um ciclo biológico por não ter identificado e concretizado o teu propósito de vida, Por isso a angústia.
Enquanto voce se esforça para compreender e viver teu dia a dia permanecendo baseada no mínimo que recebeu da cultura, sofre e sente teu poder interno se destruir.
Faça Psicoterapia que consegue resolver.
Abraços

5817 respostas

24 JUL 2023

Olá, boa noite! Meu nome é Lúcia, sou psicóloga e Neuropsicóloga. Não sei se o tratamento ao qual se refere é psicoterapia, mas sua narrativa sugere um estado depressivo e para tanto, a melhor indicação seria a psicoterapia, além do acompanhamento com médico Psiquiatra para avaliar a necessidade medicamentosa. Se já está em acompanhamento psicológico seria interessante dividir o que está sentindo com o profissional e talvez, buscar um outro profissional, caso não esteja se identificando ou obtendo resultados.

Lúcia Cristina Afonso Psicólogo em Guarulhos

1 resposta

23 JUL 2023

Olá Ellaine, sou a psicóloga Cristiane, será um prazer responder a sua pergunta, acredito que você esteja em um quadro depressivo, não sei qual é a abordagem do seu psicólogo (a), mas a psicoterapia é sim a melhor forma de tratamento além dos medicamentos quando se trata de uma depressão. Será que não está na hora de rever a questão com seu terapeuta? Te aconselho conversar com ele(a).

Cristiane Dos Santos Rodrigues Psicólogo em Uberlândia