Me desiludi totalmente da vida sentimental

Feita por >Li · 12 set 2017 Psicologia clínica

Levei tanto baque que me fechei, não consigo me relacionar com mais ninguém, afasto todos que aparecem, não consigo manter uma conversa no WhatsApp, mal respondo e os caras somem e eu não ligo, isso é normal?

A melhor resposta 14 SET 2017

Boa noite,
sua procura por ajuda é importante, pois indica que vc está tentando mudar o contexto em que vc se encontra!
Seu relato foca em suas decepções de forma genérica e relata seu comportamento, porém, eles não são exatamente a causa e nem indicam a solução. A causa e a solução estão entre o relato e sua reação. Suas falhas e as dos outros parecem evidentes pra vc, porem, é necessário que vc comece a trabalhá-las! Sugiro que procure um profissional em sua cidade, pois para o seu caso é mesmo mais indicado o atendimento presencial!
Pois o atendimento presencial ajudará na observação e resolução de comportamentos práticos!
Att.
Thalita C.Ribeiro
CRP10/02676

Thalita Coutinho Ribeiro Psicólogo em Belém

71 respostas

13 SET 2017

Boa tarde Li,

Acho que você não está feliz com este seu comportamento, já que veio procurar ajudar a respeito dele, não é mesmo? Busque um terapeuta para refletir mais profundamente sobre esta questão e poder assim voltar a relacionar-se com mais facilidade e entusiasmo.

Estou a disposição.

Elisa Lengler

Elisa Canellãs Lengler Psicólogo em Florianópolis

453 respostas

13 SET 2017

Oi Li,
Se algo te causa prejuízo ou sofrimento, precisa ser trabalhado.
Suas experiências passadas te marcaram negativamente e interferem quando você poderia se relacionar com outras pessoas.
Procure um psicólogo para trabalhar esses conteúdos e resignificá-los.

Estou à disposição,
Um abraço,

Liediani Souza

Liediani Souza Psicólogo em Florianópolis

235 respostas

12 SET 2017

Olá cara Li, primeiro não se trata de ser ou não normal seu comportamento. Mas posso dizer que é disfuncional porque reforça sua solidão e sofrimento e não resolve a situação, pois a fuga e evitação não é o melhor caminho. Acredite ninguém merece o seu isolamento e autossabotagem de ser feliz porque já sofreu algumas desilusões. Tem uma música de Bete Carvalho que diz "reconhece a queda e não desanima, levanta sacode a poeira e dá a volta por cima". Sei não é fácil, pois as experiências dolorosas criam esquemas rígidos de autoproteção como mecanismo de proteção para não se permitir sofrer novamente, mas você continua sofrendo porque está presa ao passado, as experiências desagradáveis, e o que adoece não são as experiências ruins que você viveu e sim a forma como você introjetou, absorveu e interpretou. Porque se você aprendesse a lidar com essas experiências de uma forma sadia não estaria sofrendo agora e muito menos se autossabotando evitando novas experiências. Para que você possa elaborar todos esses sintomas de baixo autoestima, crença de desamparo, desamor e desvalor será necessário uma ajuda de um acompanhamento psicológico para que você possa adquirir uma outra visão de mundo, das pessoas e de você como uma pessoa que está inserida na sociedade e precisa dela para sobreviver.
espero ter ajudado, att. à Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife