Marido não me prioriza

Feita por >fernandafernandes · 18 abr 2023 Terapia de casal

Meu marido sempre quer fazer a mesma coisa todo dia: depois das 21h ele sugere assistir série. Isso acontece há mais de 1 ano.
No final de semana ele vai jogar com os amigos ou vai trabalhar (trabalha de casa). Não tem hora ruim - teve dia que ele trabalhou até 2h da manhã.
Eu acabo ficando sozinha e não fazendo nada com ele que seja edificante para o nosso relacionamento. Ele não percebe o quanto isso me chateia porque já percebi que ele me tem como alguém que pode deixar para depois (o trabalho e lazer dele sempre vem na frente).
Quando reclamo com ele, ele diz que vai mudar e sugere algo para fazer, o que me deixa mais estressada, pois ele propõe algo só depois que eu falo, e não porque ele quer. Depois de 2 semanas já volta tudo como era antes.
O que fazer? Estou cansada disso, mas não sei como lidar com essa situação.

A melhor resposta 27 ABR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só você agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

19 ABR 2023

Olá Fernanda! Obrigado por escrever. Seu relato reflete uma situação muito frequente. Esse tipo de rotina acaba tomando conta de uma parte das famílias, sem que as famílias escolham. É algo sem ponderar, sem avaliar. É preciso o diálogo, criatividade para a saída da zona de conforto. Pelo relatado seu marido também não prioriza a ele. Assim sendo, as pessoas não podem oferecer o que não estão habituadas. Trabalhar sem plano sensato de horário é, muitas vezes, fugir das novidades e incertezas, pelo habitual; jogar todo final de semana com amigos, dá o conforto e estabilidade de voltar ao já conhecido.
Você, por sua parte, mudando a si mesma, em busca de coisas éticas, significativas, saudáveis, culturalmente integradas, impelirá seu marido a se modificar também.
Nesse sentido, nós psicólogos, poderemos contribuir para aprofundamentos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8757 respostas

19 ABR 2023

Oi FF
Há uma realidade que é a Fernanda que precisa se realizar na vida, resolver seus conflitos, suprir suas necessidades.
Há outra realidade que é seu marido, que precisa se realizar na vida, corrigir seu percurso, seus conflitos, suas necessidades.
Há uma terceira realidade que é VOCES CASADOS... que é aforma de vida como escolheram levar. Voces precisam combinar a forma de vida que seja bom para os dois. Percebe-se que isso não está claro. Sim, cada um tem o seu trabalho, mas, mesmo se trabalha em casa, devem instituir até que horário trabalhar e o resto de tempo dedicar ao convívio familiar.
Prazeres, jantares, convivios sociais devem, podem ser compartilhados, afinal, são um casal.
Se não conseguir viabilizar um diálogo assim com ele, proponha sim fazerem Tarapia de Casal para equalizar isso, porque esta asituação como está não está te deixando confortável.
Precisa expressar sentimentos, caso contrário, daqui à pouco vai explodir e o estrago será bem maior.