Isso é uma dependência emocional?

Feita por >Khevyllyn · 23 jan 2022 Dependência emocional

Oi, então... Eu não sei direito como explicar isso mas ok, vou tentar. Eu tenho um amigo e eu gosto bastante dele e ele de mim, nós somos melhores amigos, eu me sinto incrívelmente bem quando estou com e ele (normal coisa de amigos) só que a questão é que quando eu não tô com ele eu me sinto cabisbaixa e fico olhando o celular toda hora pra ver se ele mandou mensagem, se eu mando mensagem e ele não responde eu fico triste e passo o dia olhando o celular esperando uma resposta dele, sempre que posso tô falando com ele e sempre chamo ele pra fazer as coisas comigo. É como se eu precisasse dele perto de mim. E se ele não responde minhas mensagens eu penso que ele tá me ignorando ou eu tô incomodando ele, acho que fiz algo errado e por isso ele não quer falar comigo. A dúvida que eu queria tirar era se isso é uma dependência emocional, e se sim, oque eu posso fazer pra não me sentir mais assim, e eu também queria saber se eu deveria falar disso com ele.

A melhor resposta 4 FEV 2022

Oi Khevyllyn,
Não, isso não está caracterizando dependência emocional; isso está caracterizando desejo de estar com ele. Ele sabe o que voce deseja? Precisam conversar mais e deixar explícito o que pretende.
Dependência emocional é quando voce não faz suas coisas por voce mesma esperando que ele faça por voce, se sente incapaz de sozinha resolver as suas coisas esperando que ele faça por voce.
Voce deve se manter sempre autônoma, afetivamente e com o tempo, financeiramente também.
Dependência emocional é carência e carência não é outra pessoa que preenche e sim voce mesma...
Espero ter esclarecido um pouco.
Se não, retorne! Contate!
Abraços

5874 respostas

24 JAN 2022

Ola, Khevyllyn!
A dependência emcocional caracteriza-se pelo apego excessivo à outra pessoa. E pode ser motivada por insegurança ou medo irracional de perdera pessoa querida. Esse tipo de dependência envolve diversos fatores, o que torna esse incomodo emocional complexo e difícil de ser superado sem ajuda vde um profissional adequado. Por isso oriento a buscar ajuda de um psicólogo. Quanto à falar com ele ou não, é uma decisão que só cabe a você.
Caso precise, me coloco a disposição.
Lisandra Matos de Pinho - Psicóloga

Anônimo-396986 Psicólogo em Rio de Janeiro

55 respostas

24 JAN 2022

olá Khevyllyn
seu relato deixa claro que a relação de amizade já não basta para o seu sentimento - é chegada a hora de conversar sobre isso de uma forma corajosa porque depende dos sentimentos e da atitude dele também - isso é normal: o relacionamento vai evoluir dependendo do que vocês dois sentirem - não é possível você o namorar se ele não quiser te namorar; simples assim. Conversem. Psicologo Online Custodio Cruz

Custódio Silva Psicólogo em Ouro Preto

97 respostas

24 JAN 2022

Olá Khevyllyn! Grato por escrever. Realmente você está fazendo algo de muito errado: anulando a si mesma e valorizando, sufocando demais a ele. Não é possível ser gostado por outra pessoa, caso não se consiga gostar de si mesmo. Gostando de si mesma, você criará rede real de contatos e não virtual. Contatos virtuais (como sua própria experiência mostra), são contatos extremamente pobres, insuficientes e incertos.
Todos nós temos uma certa dosagem de insegurança. Isso é até importante, temperador, necessário, mas não pode nos fazer dependentes de outros, por essa razão.
Antes, muito antes de falar com ele, será importante você contar com a ajuda científica de um psicólogo para que possa aprender a se valorizar, possa modificar maneiras de organizar rotina de vida, modificar formas de sentir, interpretar e comportar-se.
Venha para um de nós, psicólogos, com mente aberta, muita persistência, disciplina e regularidade.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se!

8699 respostas

24 JAN 2022

Olá!
É complicado fazer um "diagnóstico" quando não estamos em um ambiente seguro para avaliar as várias determinantes da situação. Entretanto, podemos pensar que a dependência emocional tem a ver com sentir que dependo do outro para estar bem, completo, feliz, etc. E na ausência do outro não temos esses sentimentos.
Não sinto que esse tipo de "diagnóstico" ajuda muito para além da busca por ajuda, uma vez que é uma situação que pode ser passageira de receber a devida atenção.
O que fazer para não se sentir assim: como a "causa" desse sentimento pode estar ligada a coisas que não podemos saber pelo seu relato, recomendo que busque um profissional para abordar isso com mais calma, afim de elaborar esse sentimento e assim superá-lo.
Sobre falar ou não sobre esse assunto com a outra pessoa, é uma decisão que compete apenas a você, se acha que vai ter ganhos ou prejuízos contando sua história.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha