Gostaria de saber o que eu posso fazer nessa situação?

Feita por >Victor · 15 mai 2023 Terapia familiar

Eu tenho 18 anos, vivo com a minha mãe, estou passando por uma grande pressão psicológica, a minha mãe me pressiona sempre tenho de ser o melhor aluno da turma tudo o que eu faço tem de ser o que ela quer, até o curso que estou fazendo foi ela quem decidiu sendo sincero isso tem me sufocado

A melhor resposta 16 MAI 2023

Olá Victor,
O que você pode fazer nessa situação da enorme pressão psicológica de sua mãe sobre você, é tentar dialogar com ela e negociar que vocês dois iniciem uma terapia familiar, onde os dois possam expor seus pontos de vistas a respeito dessa pressão que você admite estar sofrendo. Até certo ponto, é esperado que a figura materna tenha expectativas sobre o filho no que tange a resultados nos estudos. Porém, se está lhe sufocando, é preciso que haja um acordo entre você e ela para que vocês dois tenham melhor convivência e você melhore o seu bem estar emocional.
Sugiro que você inicie o mais breve possível a jornada psicoterapêutica. Estou inteira a seu dispor para esclarecer quaisquer dúvidas. Agende um horário comigo, fazendo sua mãe ciente dessa decisão. Abraço terno, Anamaria

Anamaria Barros de Almeida Psicólogo em Salvador

104 respostas

5 JUN 2023

Oi Victor, é importante que, caso não tenha feito ainda, fale para sua mãe como você se sente. Isso não garante que ela vai te ouvir ou que vá mudar, mas é importante que ela esteja ciente. Você vai precisar entender qual é a melhor forma de lidar com ela, as expectativas e como fazê-la perceber que não é o que você quer. Terapia pode ajudar vocês a conseguirem conversar. Abraço

Gisele Rodrigues Psicólogo em Florianópolis

25 respostas

31 MAI 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só entrar em contato comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

22 MAI 2023

Olá Victor, não é fácil lidar com as expectativas dos pais, na ansiedade de buscar o melhor para os filhos, muitas das vezes eles extrapolam querendo fazer escolhas em que jugam ser as melhores para os filhos. Trabalhar o diálogo é muito importante para que sua mãe entenda o que você quer, o que te faz feliz. Formar num curso que teoricamente vai levá-lo a uma profissão de sucesso, não é garantia de sucesso, se você não se sentir realizado. Busque a terapia para te ajudar neste diálogo. Fico a disposição, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

227 respostas

19 MAI 2023

Olá, Victor!
É comum que, durante a fase da adolescência e início da vida adulta, as relações familiares passem por desafios, especialmente no que diz respeito à autonomia e identidade pessoal.
A pressão exercida por sua mãe pode ser resultado das expectativas dela e preocupações em relação ao seu futuro. Ela pode acreditar que a busca pela excelência acadêmica é essencial para o seu sucesso e felicidade. No entanto, é importante lembrar que cada pessoa tem suas próprias habilidades, interesses e ritmo de desenvolvimento.
A pressão excessiva pode levar ao estresse, ansiedade e até mesmo a um sentimento de sufocamento. É fundamental que você possa expressar seus próprios desejos, interesses e necessidades em relação ao seu futuro. A autonomia e a capacidade de tomar decisões pessoais são aspectos cruciais para o seu desenvolvimento psicológico saudável.
Nesse sentido, é importante buscar um diálogo aberto e honesto com sua mãe, expressando seus sentimentos e perspectivas de forma respeitosa. Tente explicar que você deseja tomar decisões mais independentes em relação à sua vida, como a escolha de um curso que esteja alinhado com seus interesses e objetivos pessoais.
Além disso, é válido considerar o apoio profissional de um psicólogo, que poderá ajudá-lo a lidar com essa pressão psicológica e a desenvolver estratégias para comunicar suas necessidades e limites de forma mais assertiva. Um ambiente terapêutico pode oferecer espaço seguro para explorar suas próprias expectativas e desenvolver um senso de identidade mais autêntico e saudável.
Lembre-se de que sua felicidade e bem-estar são essenciais. É importante que você se permita explorar e descobrir seu próprio caminho, levando em consideração suas paixões, habilidades, desejos individuais etc.
Um abraço!

Herson Alex Psicólogo em Blumenau

134 respostas

18 MAI 2023

Olá Victor
Obrigada por compartilhar...
Muitas vezes os pais colocam sobre os filhos muita expectativa, buscam realizar através deles o que não puderam realizar... Isso muitas vezes torna se uma grande pressão (assim como a que você sente) sobre os filhos... O caminho inicial é sempre a conversa... Acredito que se vocês puderem ter um diálogo tranquilo sem acusações e sem culpados, onde cada um possa colocar e explicar seus sentimentos ajudará a diminuir essa pressão. Você tem a sua vida e deve viver ela (respeitando sempre seus pais) da sua maneira e com as suas vontades... Terapia seria uma ótima forma de ajudar a resolver isso. Estou a sua disposição caso tenha interesse em fazer terapia...

Sinta se acolhido
Fique bem
Um abraço

Karim Silvestro
Psicóloga

Karim Cristina Silvestro Psicólogo em São José do Ouro

33 respostas

16 MAI 2023

Olá Victor, obrigado por compartilhar conosco. Realmente essa situação pode ser muito difícil, algumas mães tem um desejo de controle muito forte sobre os filhos, acabam projetando neles suas vontades, seus sonhos não realizados, sem perceber esse movimento. Elas tentam se realizar através dos filhos e não percebem o quanto isso pode gerar sofrimento para eles. Ninguém se sente bem com imposições, com posturas autoritárias. Não sei o quanto você tenta dialogar com sua mãe. Vejo o diálogo como um caminho inicial, de você falar para ela de como se sente, de como a postura dela afeta você, mas tem que ser uma conversa tranquila, sem acusações, sem apontar culpados. O objetivo é que ela perceba melhor seus comportamentos. Lembre-se, você tem sua vida, não tem obrigação de atingir as expectativas da sua mãe, você tem direito de seguir o seu caminho. Espero ter ajudado. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

16 MAI 2023

Olá Victor! Obrigado por escrever. Vamos por parte: aos dezoito anos, é normal as mães e pais (que gostam de seus filhos e querem o bem deles), direcionarem suas preparações. De outro lado, você não pode, é inadequado ponderar a ideia de ser melhor do que os outros. Não há como medir isso. O que é possível, necessário e adequado, é você ver pontos de si que poderá melhorar. O curso que você faz, você ainda não citou. Não sabemos se é universitário, se é de faculdade, licenciatura, bacharelado, técnico, ou outra modalidade. Não sabemos se é escola pública, com o devido vestibular, ou escola particular. Qual a Filosofia do local onde você estuda. Nos tempos atuais, a maior parte das pessoas, em torno de vinte anos, na primeira faculdade ou formação profissional, ainda está amadurecendo. Costumam formar maior convicção na segunda ou terceira direção profissional, um pouco mais tarde.
Será amadurecedor você consultar cientificamente um de nós, psicólogos, especializados em orientação ocupacional.
Estarei a disposição.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.