Fui molestada pelo meu irmão. Devo ter trauma?

Feita por >Chorelle · 23 dez 2022 Traumas

Quando eu tinha uns 9 anos eu acordei 2 noites com o meu irmão ( na epoca com uns 17 anos) passando a mão nas minhas partes íntimas.
Ele tinha muita pornografia dentro de casa.
Hoje eu acredito que ele estava bêbado quando isso aconteceu. Não tenho raiva dele, entendo que ele era imaturo e poderia estar bêbado ou drogado. Isso não me incomoda.
O problema é que hoje com 40 anos, tenho dificuldade para dormir, acordo durante a noite como se ainda estivesse sendo tocada nas partes íntimas.
Me lembro também que ele tentava me ver pelada durante o banho, mas nunca conseguiu.
Posso ter sido abusada por ele e não me lembrar?
Me lembro também que aonde eu havia muitos maníacos sexuais... diversas vezes eu via homens se masturbando na rua dentro do carro. Eu sempre percebia que algo estava errado e corria pra dentro de casa.

A melhor resposta 26 DEZ 2022

Olá, Chorelle!

Sim, é possível que o trauma apague a nossa memória semântica, o que chamamos de amnésia dissociativa, que pode durar de minutos a décadas. Seria interessante que buscasse ajuda psicológica para que você possa falar justamente sobre essa sua dificuldade de dormir, essa insônia e sensação de toque nas suas partes íntimas. De alguma forma você deve estar revivendo esse trauma e isso pode ser amenizado com psicoterapia ;-)

Fique bem!

Carolina Cohen Psicólogo em Rio de Janeiro

81 respostas

8 JAN 2023

Olá! Você precisa de ajuda? Então entre em contato comigo que eu lhe responderei da formar mais rapida possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

26 DEZ 2022

Olá Chorelle.
Há pessoas que apagam lembranças ruins como ser molestada, portanto é possível que não se lembre se isto aconteceu.
Porém hoje o fato é que não consegue dormir e tem os motivos claros para isso, e neste caso os atendimentos psicológicos poderiam te ajudar nesta situação.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

24 DEZ 2022

Olá Chorelle! Obrigado por escrever. Você escreve porque quer entender tua dificuldade para dormir, a sensação de ser tocada. Entre os nove e os quarenta anos, você viveu muitas experiências; antes dos nove viveu outras tantas experiências. Será preciso avaliar com especificidade e profundidade as coisas. Infelizmente a quantidade de pessoas que experimentam abusos e assédios sexuais, antes da maturidade é muito grande. De certa forma, felizmente, a maior parte não desenvolve sequelas significativas daquelas inadequadas, invasivas e muitas vezes, criminosas vivências.
Certamente você precisa conversar profundamente com um psicólogo sobre tua história, identidade, rotina, vivências, buscas, metas e potencialidades. Certamente será muito enriquecedor e esclaredor.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores. Vacina e máscara precisam ser repensadas.