Fui fumante por 1 ano e agora parei. Isso pode ocasionar um ataque de pânico?

Feita por >Bianca · 17 nov 2019 Pânico

Faz 2 meses que parei de fumar cigarro, comecei a me viciar logo depois de um término e buscava me acalmar com a nicotina. Ando sentindo um incomodo no peito, formigamento no braço esquerdo e ja tive 2 "ataques" que me fizeram ficar sem ar e achar que iria morrer... Ando ficando tão preocupada que não consigo viver normalmente, fico o dia todo pensando se vou melhorar ou se vou acabar tendo outra crise...

A melhor resposta 18 NOV 2019

Bianca o vício em nicotina é realmente complicado pq inicialmente o fumante acredita que pode parar quando quiser e que tem o “controle” da situação. O que raramente ocorre!
Em seu caso temos a clara indicação que vc nos deu de que usou a nicotina como um substituto para o relacionamento que havia tido seu fim.
Isso por si só já pode auxiliar no processo terapêutico, a grande questão levantada por vc não é a de como parar de fumar, ou se vais conseguir parar dentre outras... então pode ficar subentendido que vc não deseja parar...
No que tange à Síndrome do Pânico, acho irresponsável proferir um diagnóstico assim sem lhe avaliar, até pq vc relatou sintomas de formigamento no braço e incômodo no peito, sintomas os quais podem evidenciar outras patologias de ordem “apenas” orgânica (talvez com relação ao cigarro ou não).
Apenas com um acompanhamento para sugerir Síndrome do Pânico. Mas como vc relata pensamentos recorrentes frente a “ter uma nova crise” ou não eu sugiro que vc procure rapidamente um psicólogo na rua região, ele irá lhe avaliar e lhe acompanhar na condução dessa situação independente do seu desejo de parar de fumar ou não!
Melhoras...

Fernanda Amaral Psicólogo em Novo Hamburgo

2 respostas

18 NOV 2019

Bianca,
Deve se limpar, limpar o fígado que deve estar bastante comprometido.
São as consequências do abuso e da porcaria que colocou no fígado.
Agora, precisa dar tempo para que o organismo se recupere.
Tem muito recurso natural que pode te ajudar na limpeza, sem agredir o corpo com remédios químicos.

5817 respostas

18 NOV 2019

Olá Bianca! É preciso investigar se há alguma coisa passando desapercebida entre o parar de fumar e os ataques que você relata. Você já pensou em fazer um processo de psicoterapia para investigar? Se achar interessante, realizo atendimentos psicológicos online através do site do Psicologia Viva, pode agendar um atendimento por lá se quiser.
Um grande abraço
Regiane Simões

Regiane B. Simões Cruz Psicólogo em Manaus

103 respostas

18 NOV 2019

Olá Bianca!

O pânico não surgiu após você parar de fumar. Provavelmente você já tinha ansiedade quando fumava e o cigarro camuflava os sintomas, assim, quando você para de fumar você percebe melhor os sintomas da ansiedade. O pânico é um tipo de ansiedade. Sugiro você marcar consulta com um psicólogo, de preferência abordagem Terapia Cognitiva Comportamental, que irá te auxiliar na prevenção do sintoma, no que fazer quando você tiver a crise e também na causa ou seja, o que origina a ansiedade. Há varias técnicas de respiração, acalme-se, meditação e avaliação do pensamento para te ajudar. Você não está sozinha! E essa ansiedade tem como ser funcional!

Ana Campeiz Psicólogo em Palmas

1 resposta