Fiz uma tomografia e não deu nada.

Feita por >Maira Medeiros Della Rosa · 9 jan 2019 Problemas psicológicos

Sinto uma agonia dentro da cabeça que parece que vou ficar louca ou que meu cérebro vai para de funcionar. Quando estou tendo essa agonia continuo com meus reflexos normais e capacidade de raciocínio normal... Essa agonia me da muito medo...pois parece que vou perder o controle. Tenho TAG E SP.
Essa *agonia* na cabeça é a coisa mais assustadora que ja senti. O que pode ser?

A melhor resposta 10 JAN 2019

Olá, Maira. Grata por compartilhar suas queixas, isso sinalizar que você já deu o primeiro passo para o autocuidado. Veja, o percurso de investigação clínica que você deu inicio, a tomografia, foi assertiva, pois parece que ficou claro para você que as causas não são de cunho fisiológico e funcional em termos neurológicos. Por isso, o próximo passo, será a investigação da qualidade emocional, o que estar desencadeando (os gatilhos mentais)
esse incomodo. O que me parece é que você tem o diagnóstico profissional de TAG e Síndrome do Pânico que são variáveis do quadro ansiogênico e que levam a mudanças nas funções executivas (atenção, percepção, memória, aprendizado), neurológicas e comportamentais. Oriento que busque o atendimento de um profissional de psicologia, a fim de te orientar o melhor tipo de tratamento.

Estou a sua disposição,
Sara Rodrigues
_____________________________
Recife/PE
Psicóloga Clínica/ Psicopedagoga/ Neuropsicóloga

Sara Rodrigues Psicólogo em Recife

82 respostas

15 JAN 2019

Bom ter o seu contato Maira!!!

O corpo humano sempre e de alguma forma procura utilizar os seus mecanismos de defesa para o retorno do bem estar corporal;

No entanto um conjunto de sintomas podem afetar o sistema nervoso central e esse reage para equilibrar o organismo podendo gerar outros sintomas psicossomáticos e um desconforto acontece até que se volte ao normal;

Essa química gerada pelo mecanismo de defesa, ativando o organismo para situações que ele entende como ( "algum tipo de perigo e ter condições para reagir para sobreviver") situação de extrema atenção acelerando o metabolismo, produz substâncias como adrenalina, cortisol e outras mais, muito embora importantes no momento mas também tóxicas para organismo com efeitos colaterais e gera sempre desconforto.

Um profissional da psicologia com habilitação em EMDR(tratamento para psicotraumas no caso que vc relata SP) pode ser de grande valia e ainda para avaliar e tratar a TAG a fim d que se busque uma qualidade de vida desejável.

Atenciosamente,

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

12 JAN 2019

Maíra boa noite, você relata que tem TAG e SP, mas não diz se já faz tratamento psiquiátrico e terapia, se faz sugiro que converse com o psiquiatra sobre "essa agonia" para saber o que pode ser e, na terapia fale a psicoterapeuta sobre o que sente.Se não faz sugiro que procure acompanhamento medico regular para ajudá-la.
Se o exame teve um resultado normal uma avaliação medica do seu estado geral de saúde é recomendável para uma investigação mais apurado dos seus sinais, sintomas, percepção e a sensação que você está tendo no momento. Um abraço.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

10 JAN 2019

Olá Maira,
esses sintomas de agonia podem ser da própria TAG e SP. Se você já está fazendo tratamento para esses dois problemas, continue. É importante ser tratada tanto por psicólogo(a) quanto por psiquiatra. Se não estiver, sugiro procurar esses profissionais.
Você conhece exercícios de Mindfullness? Isso pode ajudar no tratamento, junto com as demais técnicas psicoterápicas e medicações.
Se quiser mais informações, estou à disposição.
Abraço
Roberta Bouchardet

Anônimo-351453 Psicólogo em Foz do Iguaçu

216 respostas

9 JAN 2019

Olá Maira.
A tomografia é como um raio-x mais detalhado, analisa a estrutura do cérebro , é preciso investigar outras causas físicas prováveis, por isso, para melhor diagnosticar a origem do sintoma que você vem apresentando, é importante você procurar um neurologista, caso seja verificado que o sintoma é de fundo psicológico ele deve indicar à você um tratamento psiquiátrico e psicológico.
Espero ter colaborado de alguma forma. Estou a disposição. Abraços. Eliana Benedetti.

Eliana Benedetti Psicólogo em Americana