Filho fica fazendo o papel de pai

Feita por >Flor-campo · 30 jun 2023 Abordagem psicológica

A mãe do meu namorado leva para ele todas preocupações, crises, frustrações, fofoca, até coisas que o marido dela disse a ela, e acaba falando para o filho. Muitas das vezes ele acaba fazendo o papel do marido da minha sogra. Porque o marido só quer dar o alimento e o resto que se exploda.
Até o buscar o mais novo na escola, levar a mãe no médico etc, tem que ser meu namorado, porque a mulher não suporta o marido, não quer que ele leva e quanto o mesmo fica deitado na cama vendo vídeo no tiktok.

A melhor resposta 1 JUL 2023

Olá, Flor. São muitos os fatores que podem levar a mãe do seu namorado se comportar assim. O ideal é que o filho faça terapia para que possa lidar com essa situação de forma saudável. Colocar limites também é sinal de saúde.

Sabrina Dias Psicólogo em Porto Alegre

8 respostas

1 JUL 2023

Cada um tem a sua função, o seu papel e sempre que um assume o papel do outro, surgem problemas para ambos.
Os problemas do casal são do casal. Os pais dele vieram antes dele; têm os seus problemas para resolver.
O filho veio depois e veio para resolver os seus problemas e não para se encarregar dos problemas dos outros. Pode ajudar, mas não assumir o lugar do outro.
Problema é que se o seu namorado não se der conta e não questionar a mãe dele e devolver o compromisso ao pai dele, vai criar dependencia entre ele e a mãe dele o que será dificuldade para voce. Teu namorado pode ter mais cuidados com a mãe dele do que contigo; voce pode ser sempre a segunda; a primeira, será sempre a sua mãe.

5912 respostas

1 JUL 2023

Olá Flor-campo! Obrigado por escrever. Namoro é para se conhecer mesmo, para ver a dinâmica, cultura e hábitos das famílias. Até mais ou menos os vinte e cinco anos, em nossa sociedade complexa, as pessoas devem ter como prioridade turmas de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, estudos consistentes, trabalho ou preparação comprometida para o trabalho, grupos de estudos, esportes coletivos de contato, grupos de teatro, arte, cultura, grupos de serviços comunitários. Os namoros devem ser mais para se conhecer mais de perto, para amadurecer.
A forma de relacionamento entre mães e filhos, envolvem muitos fatores históricos da família, da personalidade dos envolvidos; nunca é responsabilidade somente de uma parte.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.