Filho adulto me rejeita

Feita por >Eli · 2 jun 2023 Terapia familiar

Meu filho único, casado, tem 36 anos foi criado com todo carinho faço tudo por ele, mas sinto rejeição por parte dele, principalmente quando não faço o que ele quer, fala comigo mas sempre estupido como se quisesse me magoar o tempo todo. Acho até que meu sofrimento causa prazer nele

A melhor resposta 5 JUN 2023

Oi Eli,
Este é um caso explicável, possivelmente, só por Psicoterapia onde seria possível encontrar a causa real dessa rejeição;
Muitas vezes a causa verdadeira só encontramos com Regressão.
Porém, adote agora com o seu filho uma postura diferente. Isole ele; dê um gelo nele; talvez ele se sinta superprotegido demais e isso o incomoda; talvez voce precise se dedicat mais na autosatisfação sua e deixar ele e os demais filhos de lado.
Voce já cumpriu com a sua missão que foi, criá-lo, cuidá-lo, dar-lhe educação; agora ele precisa ser dono de si mesmo, pai e mãe de si mesmo. Voce não deve dar nenhuma explicação da sua vida para ele; viva a sua vida.
Mas não como vingança, por compreender que ele é capaz de cuidar de si e da sua família.
Até os 9 meses, o útero materno é vida e saúde para o bebê, mas depois, se o bebê não nasce, o que era sustentação se transforma em morte.
Assim os pais: até os 17/18 anos ou até antes, os pais são a segurança, proteção para os filhos, mas depois, se não houver o corte do cordão umbilical psicológico, s filhos não conseguem nascer para si mesmos, os pais passam a ser impecilho para o desenvolvimento dos filhos.
A conduta do filho talvez seja a única forma de ele dizer que agora ele pode andar sozinho.
Abraços

5817 respostas

8 JUN 2023

oi! você estar precisando de ajuda? Então é só marcar uma consulta comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

6 JUN 2023

Olá Eli, obrigado por trazer sua dúvida para nós. Não temos muitos elementos para avaliar essa situação, muita coisa pode estar acontecendo aí. O melhor que eu posso te sugerir seria buscar ajuda profissional, pois vai auxiliar você a ter uma percepção ampliada da dinâmica da sua relação com seu filho e elaborar estratégias para lidar com esses sentimentos. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

5 JUN 2023

Olá, Eli!
É importante reconhecer que as relações familiares podem ser complexas e que cada indivíduo possui suas próprias emoções e expectativas.
É possível que haja problemas não resolvidos ou questões psicológicas subjacentes que estejam influenciando o comportamento do seu filho em relação a você. Pode ser útil explorar a história familiar, como experiências passadas, dinâmicas de poder e comunicação, para entender melhor as raízes desse comportamento.
A comunicação aberta e honesta é fundamental para fortalecer os laços parentais. Converse com seu filho sobre como você se sente em relação à forma como ele se dirige a você. Expresse suas preocupações e sentimentos de rejeição de maneira assertiva, focando no impacto emocional que isso tem sobre você.
Além disso, busque a ajuda de um terapeuta familiar que pode ser benéfico. Um profissional qualificado pode ajudar a identificar padrões de comportamento disfuncionais e oferecer estratégias de comunicação e resolução de conflitos para melhorar o relacionamento entre você e seu filho.
Lembre-se de que a mudança requer tempo, paciência e esforço mútuo. É importante estabelecer limites saudáveis ​​e respeitar a individualidade de cada membro da família, permitindo o espaço para o crescimento pessoal e o desenvolvimento de relações mais equilibrados e satisfeitos.
Entre em contato.
Um abraço!

Herson Alex Psicólogo em Blumenau

134 respostas

3 JUN 2023

Olá Eli! Obrigado por se manifestar. Há a tua percepção, mas também há a percepção de seu filho. De outro lado, nos tempos atuais, é frequente os pais que tem apenas um filho, ao fazerem tudo por ele, serem sentidos como sufocadores, retiradores da autonomia, da espontaneidade deles. É bom possível que tanto você, quanto seu filho, estejam sentindo desconfortos, que a outra parte não está conseguindo compreender e elaborar.
Quando a gente pondera a relação da palavra adulto com a palavra maduro, passamos a entender que passamos a vida amadurecendo. Sempre há, por mais idade que tenhamos, algum aspecto que não conseguimos amadurecer.
Entender as especificidades da natureza humano, autoconhecer-se mais, compreender as etapas evolutivas do ser humano, lhe ajudarão a lidar melhor com esse questão e melhorar a interação com seu filho. Para isso, estaremos a disposição.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8634 respostas

3 JUN 2023

Olá, Eli. Agradeço por compartilhar sua preocupação em relação à sua relação com seu filho. É difícil quando nos sentimos rejeitados por alguém que amamos e fazemos tudo por essa pessoa.

É importante reconhecer que cada pessoa tem sua própria forma de lidar com as emoções e expressar suas frustrações. No entanto, a forma como seu filho está se comportando, falando com você de maneira estúpida e possivelmente desfrutando de seu sofrimento, é preocupante e pode indicar problemas mais profundos na relação entre vocês.

Como psicólogo, sugiro que você tente estabelecer uma comunicação aberta e honesta com seu filho, expressando seus sentimentos e preocupações em relação ao tratamento que está recebendo. É importante criar um espaço seguro para a conversa, onde ambos possam expressar seus sentimentos sem julgamento.

Além disso, pode ser útil buscar a ajuda de um profissional, como um psicólogo familiar ou terapeuta, para auxiliá-los a lidar com os problemas de relacionamento que estão enfrentando. Um terapeuta poderá ajudar a identificar padrões de comunicação disfuncionais, promover a empatia e encontrar maneiras saudáveis de resolver os conflitos.

Lembre-se de que é importante cuidar de si mesmo também. Encontre maneiras de se fortalecer emocionalmente, buscando atividades que lhe tragam prazer e apoio emocional de amigos e outros familiares.

Esteja ciente de que as mudanças nos relacionamentos podem levar tempo e esforço, mas é possível construir uma relação mais saudável com seu filho. Tenha paciência consigo mesma e com ele ao trabalharem juntos para melhorar a comunicação e o entendimento mútuo.

Paulo Eugenio Ferreira Rocha Psicólogo em Taubaté