Filho que rejeita a mãe, o que faço?

Feita por >carol · 6 out 2020 Psicologia infantil

Meu filho diz q não quer minha companhia p eu sair de onde ele tá q ele não quer ficar perto de mim fala q n quer brincar comigo
Como devo agir?
Insisto mesmo q ele faça birra, obedeço ele ou pego pesado com ele dizendo q quem manda na casa sou eu?

A melhor resposta 10 OUT 2020

Oi Carol, sou Geime Rozanski – Psicoterapeuta
Esqueceu de colocar a idade do seu filho... assim poderia ser mais específico nas respostas.
Os filhos, vem ao mundo através dos pais, mas não são dos pais. Eles vêm para realizar a sua missão de vida. Muitas vezes, por carência, os pais querem que eles fiquem dóceis, obedientes, amáveis ... os filhos sentem esta carência como sufocante e não aceitam, brigam com os pais. Então, é muito bom você se dar conta o que isto provoca dentro de ti, qual a dor, sim colocaste rejeição, se sente rejeitada... isto não se deve ao seu filho. É uma carência sua que deve ver com um psicoterapeuta o porquê disso.
Seu filho pode estar já em processo de construção de si mesmo onde você pode ser uma ótima amiga. Ele vai querer ficar cada dia mais independente dos pais. Deve ser incentivado e acompanhado, de longe.

5817 respostas

8 OUT 2020

Olá Carol.
Procure entender os motivos da rejeição de seu filho, e se isso acontece todos os momentos ou você está focando em situações específicas.
Você não comenta a idade de seu filho, com adolescentes é importante respeitar o espaço dele, mas também ser firme em suas decisões, mantendo o que disser sem voltar atrás.
Com criança pequena que faz birra, é importante ser firme na sua decisão e não voltar atrás, com o tempo ele vai entender sua posição e aceitar. Não se trata de pegar pesado, mas de manter sua palavra, do contrário a birra só piora até que ele consiga o que quer.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

7 OUT 2020

Olá Carol! Grato por escrever. Você não cita a idade do seu filho. Parece que ele tem algo próximo de três anos. Seja firme, quem manda é o adulto. Isso não pode se perder. De outro lado, você precisa administrar para que prevaleça as situações de afeto, doçura sobre esses conflitos.
Não temos outros dados sobre sua configuração familiar, dinâmica de interação. Se seu filho não quer brincar com você, com quem ele quer brincar? Por que? Haverá conecção com a interação alterada pela pandemia?
Será útil e enriquecedor você passar por análise mais completa e profunda, conduzida por psicólogo. Por enquanto não será aconselhável, envolver seu filho nessa questão. Supondo que ele tem algo próximo de três anos, você e seus próximos poderão conduzir os resgate da energia predominantemente positiva da interação mãe-filho.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de longa permanência de elevada taxa de contágio da pandemia, sejamos razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, empatia, abertura mental, ética, senso de comunidade, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

6 OUT 2020

Olá Crol, as vezes pode acontecer, é importante verificar situações que envolveram vocês recentemente. A birra não necessariamente é para chamar atenção, ela também pode estar relacionada as causas emocionais.

Fabiana Pereira dos Santos Psicólogo em Feira de Santana