Eu sou uma pessoa ruim?

Feita por >Yana · 25 ago 2020 Desenvolvimento pessoal

Me afasto das pessoas, e não sei dizer se é porque tenho medo delas ou por elas. Sinto que são perigosas ao mesmo tempo que me sinto um perigo para todos.
Tenho vontade de viver em um casulo, literalmente, me esconder de tudo, até de mim mesma, viver num quarto escuro, porque não sou capaz de me entender e tudo que consigo é ficar o mais inerte possível pra que não seja machucada, pra que não machuque. Quando eu começo agir é como se perdesse o controle e visse outra pessoa fazendo as coisas em meu lugar, falo as coisas, sinto as coisas que não vieram de mim. É tão difícil explicar e entender isso. Não sei quem eu sou e não sei se quero saber, porque pelo que vi posso ser alguém ruim.

A melhor resposta 26 AGO 2020

Ola Yana. Obrigado por compartilhar o seu relato.

Só de se fazer essa pergunta, já mostra o quanto você tem o desejo de realmente entender quem você é. Ás vezes é dolorido enxergar nosso lado sombrio, mas é importante, porque aquilo que você não entende, não sabe o que é, pode te dominar.

Pelo seu relato dá para ver essa ambiguidade de desejos, quer ficar próxima as pessoas e ao mesmo tempo se afastar, quer se entender melhor e ao mesmo tempo não quer saber. O processo Psicoterapêutico pode te ajudar a integrar todas essas suas faces, se entender melhor, e saber o que você quer encontrar e ao mesmo tempo quer fugir.

Espero ter contribuído de alguma forma.
Um grande abraço e me coloco a disposição.

Psicóloga Meicy Fujii.

Meicy Fujii Psicóloga Psicólogo em São Paulo

10 respostas

26 AGO 2020

oi Yana , obrigada por compartilhar sua história!

Todas as pessoas têm questionamos diversos, e só de entrar em contato com nossos próprios questionamentos pode trazer receios.
O fato de você se questionar já é um grande passo e para continuar a caminhar, seria importante você ter um espaço para você como a Psicoterapia, que vai te apoiar no entendimento destes questionamentos, e também encontrar estratégias para lidar com as situações de medo e relacionamentos do dia a dia que você descreve aqui.

Estou à disposição.
abraço,
Flavia

Flavia de Oliveira Gomes Psicóloga Psicólogo em São Paulo

8 respostas

26 AGO 2020

Yana! Grato por participar. Você como todos nós somos pessoas em construção. É muito importante e necessário o exercício da convivência. Você precisa poder falar sobre o que está sentindo, não pode ficar isolada. Nós, psicólogos, nos preparamos para lidar com situações como a sua. Fique tranquila e procure por um de nós. Certamente você contará com respeito, segredo, maturidade, abertura mental, acolhimento.
Tanto você quanto as outras pessoas, temos defeitos e qualidades, tendências mentais, medos, limitações; precisamos conversar sobre eles.
Respeitosamente: Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.