Eu não sei o que fazer, nem o que sentir, nem como sair dessa. Me ajudem.

Feita por >gabrielly · 5 ago 2024 Abordagem psicológica

Eu sou a gaby e eu fiz 18 anos ha duas semanas. Não consigo pedir ajuda. Eu trabalho a tarde e estudo a noite, e hoje completa 7 semanas que eu abandonei tudo. Não saio, passo todo o meu dia deitada na cama vegetando. Não consigo comer e minha mãe tá muito preocupada comigo. Porém, ao mesmo tempo ela meio que ridiculariza o que eu tô passando. Eu não consigo contar as coisas pra ela, na verdade para ninguém. eu sinto um nó tão grande na garganta que chego a sentir dor física e também tem o fato que não sei o porquê estou assim. Comecei esse ano cheia de brilho e antes da metade ela já tinha ido embora, não sei o que é, não sei como me ajudar e tenho um medo terrível de consultas psicológicas, não acredito que meus problemas sejam sérios o suficiente pra isso.
Eu já passei por isso uma vez e só consegui melhorar quando me mudei de cidade, não quero que isso passe só se eu me mudar de novo.
Esqueci de mencionar que eu tenho amigos maravilhosos, mas odeio falar sobre mim, tenho medo de ser chata e eles me tratarem com pena. O que eu posso fazer sozinha?

A melhor resposta 10 AGO 2024

Olá Gaby, sinto muito que você esteja passando por isso. É realmente difícil quando sentimos que estamos perdendo o controle sobre nossa vida, e pode parecer que não há uma saída. Mas há maneiras de lidar com essa situação, e vou tentar te ajudar a encontrar algumas delas.
Primeiro, quero dizer que os seus sentimentos são válidos. O que você está passando é importante e merece atenção, independentemente de você entender ou não o motivo. Às vezes, nossa mente e corpo reagem a situações de estresse, ansiedade, ou até mesmo esgotamento, de formas que não conseguimos explicar imediatamente. Não saber o motivo não torna seus sentimentos menos reais.
Eu sei que você tem receio de falar sobre seus sentimentos, mas compartilhar o que está acontecendo com alguém de confiança pode aliviar um pouco esse peso. Não precisa ser uma conversa profunda, pode começar apenas mencionando que você não está se sentindo bem. Às vezes, colocar os sentimentos no papel pode ser uma forma de começar a entender o que está acontecendo. Escrever pode ajudar a organizar seus pensamentos e sentimentos, sem a pressão de ter que falar com alguém.
Eu entendo seu medo de consultas psicológicas, mas considere que a terapia pode ser um espaço seguro para explorar o que está te incomodando, sem julgamento. Os profissionais de saúde mental estão lá para te ajudar a encontrar um caminho, e não para julgar se seus problemas são "sérios o suficiente".
Lembre-se de que você merece cuidado e apoio. Aos poucos, as coisas podem melhorar, e você não precisa carregar esse fardo sozinha.
Se precisar estou à disposição.
Marília - psicóloga

Marília Figueiró Bueno de Oliveira Psicólogo em Ribeirão Preto

168 respostas

8 AGO 2024

Olá, Gaby. Obrigado por compartilhar o que está passando, e quero reconhecer a sua coragem ao falar sobre algo tão difícil. Parece que você está enfrentando um momento realmente complicado, e é compreensível que se sinta perdida e sem saber o que fazer.

O que você está descrevendo, como o sentimento de paralisia, o nó na garganta e a dificuldade em pedir ajuda, pode ser extremamente desafiador. Não é incomum se sentir assim quando estamos sobrecarregados por emoções que não conseguimos entender ou expressar.

É importante lembrar que você não está sozinha e que o seu sofrimento é válido, independentemente do que possa estar causando isso. Mesmo que seus problemas possam parecer pequenos para você, isso não diminui a importância deles ou o impacto que têm na sua vida.

Sei que você mencionou ter medo de consultas psicológicas, mas um profissional de saúde mental pode oferecer um espaço seguro para explorar o que está acontecendo com você. Eles podem ajudar a desvendar esses sentimentos e encontrar maneiras de lidar com eles de forma saudável.

Entendo que falar com seus amigos pode ser difícil, mas às vezes compartilhar o que estamos sentindo com pessoas que nos importam pode aliviar um pouco o peso que estamos carregando.

Você perguntou o que pode fazer sozinha, e uma coisa que pode ajudar é tentar pequenos passos, como escrever sobre seus sentimentos em um diário, o que pode ajudar a organizar seus pensamentos, ou considerar conversar com alguém de confiança, mesmo que aos poucos.

No entanto, o mais importante é buscar ajuda quando sentir que precisa, seja de um profissional ou de alguém próximo. Você merece apoio e cuidado durante esse tempo.

Crislayne Marques Psicólogo em Rio Largo

10 respostas

7 AGO 2024

Olá, diante do seu relato você precisa de ajuda pra lidar com a situação atual, sozinha, é muito difícil. Todos os problemas que te afeta de uma certa forma são sérios e necessitam de atenção. Que bom que você tem amigos maravilhosos, isso é muito importante. Busque um profissional que você se sinta à vontade em se abrir e acredite no processo. Fico à disposição para ajudá-la neste processo, abraços!

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

347 respostas

7 AGO 2024

Oi Gabrielly
Provavelmente Sozinha não vai conseguir!
O que você tem é uma enorme vontade de viver e não está conseguindo se orientar para isso.
O que aprendeu não te serviu praticamente para nada, não houve desenvolvimento das tuas capacidades, serviu apenas a te ajustar ao que os outros queriam e agora diante da nova etapa da vida que se abriu (18 anos em diante) as coisas que aprendeu não consegue digerir porque não te servem pra quase nada... é o nó que sente na garganta que te sufoca.
Vai ter que vencer o medo de psicólogos e falar com um deles.
Você precisa falar com ele, não porque é uma jovem problemática, justamente o contrário: é porque a vida clama dentro de ti que quer viver, fazer, realizar, conquistar. O Psicólogo vai te ajudar a descobrir quem é você, quais os teus talentos, a tua força e colocar em ação. Aí você consegue ir sozinha. A maioria das pessoas, senão todos, carregam dentro de si uma tumba que esconde o assassínio do seu potencial realizador, reduzem a própria existência a um viver biológico por não terem identificado e concretizado o seu propósito de vida. Por isso, paga com a angústia, depressão ou ansiedade.
Não seja um desses.
Faça Psicoterapia
Abraços, sera uma satisfação te auxiliar nessa.

6351 respostas

6 AGO 2024

Olá Gabrielly! Pelo seu relato são bem claro crise emocional, confusão emocional que já afeta todas as áreas da sua vida. O auto conhecimento e fazer terapia seria muito valioso para vc melhorar. Sozinha vc não consegue trabalhar sua mente nem os pontos inconscientes de resistência, auto sabotagem. Por que seguir sofrendo assim? Ir no psicólogo não depende de gravidade, é uma atitude de auto cuidado, auto amor e busca por evolução pessoal através de estratégias especializadas. Permita-se buscar ajuda.

Lisiane Hadlich Machado Psicólogo em Santa Maria

234 respostas

6 AGO 2024

Olá Gaby, sinto muito que você está passando por isso.

É muito difícil perceber que não estamos bem e não conseguimos fazer as coisas como antes.

O primeiro passo que você tem que considerar, é olhar para si mesma com carinho e compaixão e admitir que as coisas não estão bem, você está vindo aqui em busca de ajuda, já é um sinal disso. Não é fraqueza, é coragem.
Seus sentimentos importam, assim como as suas dores e seus problemas.
Enfrentar isso sozinho vai ser muito difícil, por isso é necessário que você busque um psicólogo. Se você quebrasse uma perna, teria que buscar um médico para consertar, você não conseguiria fazer isso sozinha. Nesse caso é a mesma coisa, a gente pode achar que não precisa, que dá conta, que consegue resolver, mas quem tá dentro da situação muita das vezes não sabe o que fazer para sair dela.

Busque um psicólogo, nós somos preparados para lidar com casos iguais ao seu, você não precisa continuar assim. Boa sorte Gaby.

Livia Lima Soares Psicólogo em Manaus

6 respostas

6 AGO 2024

Bom dia, Gaby! Obrigado por escrever. Que bom que você escreveu! Escreveu porque na verdade não quer ficar sozinha, isolada. Todos nós, seres humanos, somos maravilhosamente completos, portadores de muitas possibilidades. Por essa mesma razão, não podemos, não conseguimos acertar em muitas coisas. Algumas vezes, fixamos a atenção no que não dá certo, no sonho desconectado da realidade e desanimamos. Um fato importante é que não somos espécie de isolamento, precisamos, nos completamos nas interações.
As consultas psicológicas não precisam e não devem implicar medo. Nós, psicólogos temos a obrigação profissional de sermos acolhedores, empáticos, respeitosos, sigilosos, compreensivos.
Sozinha você pode, deve, precisa buscar, como fez através desse texto, ajuda. O isolamento não ajuda, prolonga processo de sofrimento. Volte ao trabalho, volte aos estudos, converse com pessoas próximas de confiança. Um de nós, psicólogos, poderemos contribuir para você ressignificar as coisas.
Estaremos, estarei aguardando.
Atenciosamente,

9311 respostas

6 AGO 2024

As vezes o que está te prejudicando é tentar aguentar tudo sozinha, não dá para mudar de cidade toda vez que sentir um desconforto, é uma mudança temporária e logo volta tudo.
Meu conselho seria procura terapia, não porque seu problema é pequeno ou grande, mas para se ouvir e se entender.
Não é uma receita com 100% de certeza que irá funcionar, mas você tem que começar por algum lugar e o melhor é se escutar.

Lilian Alves da Costa Psicólogo em São Paulo