Eu acho que sou trans

Feita por >GutsGabri · 12 jun 2020 Terapia sexual

Nos ultimos meses eu venho me questinado sobre isso, eu acho que sou trans. Eu as vezes me imagino como uma garota, mas acho a sensação estranha, como se não fosse aquilo que eu quero, mas também tenho um sentimento estranho em relação ao agora. E eu fico com um aperto no peito sempre que vejo assuntos relacionados a transexualidade. Sinto também que estou "perdendo" o interesse em mulheres, mas também não "ganho" interesse em homens. Sinto como se tivesse algo de errado comigo, eu não consigo falar com a minha psicóloga sobre isso, eu tenho vergonha, medo. Eu realmente não estou me entendendo direito mais, ei queria me ajudar, mas parece que eu não consigo.
Obrigado por ler até aqui.

A melhor resposta 15 JUN 2020

Ola Guts,
Entendo perfeitamente sua angústia nessa situação.
Se ver de um formato diferente de como você foi apresentado pra sociedade não é um problema, mas sim um passo pra vc se conhecer melhor e entender qual é o melhor formato que te faz feliz e realizado(a). Contudo é importante levar esse assunto para o seu psicólogo ou algum que te deixe a vontade para falarem sobre isso.
Sobre a orientação sexual não necessariamente precisa estar ligada a ser trans, você pode se ver como uma mulher e ainda gostar de mulher ou não!
De forma bem resumida... eh isso

Laís Melquíades Matos Psicólogo em Juiz de Fora

4 respostas

15 JUN 2020

Olá GutsGabri! Grato por participar. Seu título é muito promissor. "eu acho..." Não há certezas absolutas, a história é uma construção que não controlamos tudo. Sabemos algumas coisas. Essas coisas dão algumas pistas: a sociedade facilita muito, aceita muito melhor as pessoas que "parecem" classificar-se conforme a expectativa (homem, combinado com o corpo) ou (mulher, combinada com o corpo). Isso facilita a troca social. De outro lado, nascemos todos do encontro de um homem com uma mulher, mas em certa medida, desejamos ser completos, onipotentes, do ponto de vista sexual. Isso se realiza no descompasso, ou compasso pleno, corpo-comportamento. Esses argumentos são apresentados para que se lide com duas forças muito marcantes na completude humana. Pondere: na dúvida, melhor pesquisar, aprofundar, esmiuçar, com a ajuda da psicóloga. Confie nela, certamente ela vai te compreender e te ajudar a ver-se, de forma mais inteira. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for relevante, com máscara, higiene e distanciamento físico: minimize a possibilidade de chorar mais uma morte de próximos!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

15 JUN 2020

Gustavo Gabriel,
Qual o problema se for Trans? Todo o sentimento é respeitado e valorizado.
Temos a possibilidade de nos relacionar com homens, com mulheres, com trans, com bisexuais, ... e podemos ficar sem qualquer relacionamento. Cada um veio para realizar-se da maneira que a coisas fluírem dentro de si. Isto é determinado pela própria pessoa e não pelo sistema de crenças que aceita uns e condena outros.
Não tem porque sentir vergonha, converse com a tua psicóloga e se ela te constranger escolha outro profissional. De nada adianta fazer psicoterapia com quem voce não confia. Psicoterapia é para abrir a alma e falar a verdade e não ser metade.