Estou me culpando demais.

Feita por >Joy · 3 mai 2024 Separação

Fui casada ha quase seis anos, no primeiro ano de casamento acabei sendo mandada embora por conta da covid, depois disso não trabalhei mais de 2020 a 2022 meu esposo trabalhava e pagava aluguel, eu o ajudava na conta de agua luz e compras que tivesse que ser feitas em casa pois tinha um dinheiro que recebi de herança, com isso acabei comprando também moveis para casa, quando queriamos comer algo diferente eu pagava quando fazia churrasco eu também pagava, e em 2022 viemos pro interior ele conseguiu emprego trabalhou por um ano e foi mandado embora e eu trabalhei pouco em alguns lugares também fiz free lance, e em fevereiro desse ano consegui emprego e com duas semanas de emprego meu esposo que estava a seis meses no seguro desemprego vendeu o carro e pegou o dinheiro e foi embora levando tv o cachorro e suas roupas eu estava no trabalho e ele somente me deixou mensagem no whatsapp falando que nao dava mais que estavamos empurrando com a barriga, depois dele ter ido embora em algumas horas conversamos no whatsapp ele disse que estava com saudade de casa e falou também que a gente ia conversando porque ainda tinhamos carinho um pelo outro que ai qualquer coisa a gente alugava uma casa em sp e depois de uma semana falou que não se via mais comigo e depois de dois meses esta namorando, fico me culpando dele ter ido embora por eu não ter trabalhado mesmo ele dizendo que não foi so pelo financeiro mas também porque não me amava mais, eu sinto muita falta do cachorro inclusive eu ajudei ele comprando o cachorro desde pequeno esteve comigo e ele levou como suportar tudo isso?

A melhor resposta 4 MAI 2024

Joy
Não sei porque voce está se sentindo culpada. Voce fez o que era possível. Ele, como homem deveria sim ser provedor e te dar segurança em tudo. No entanto, ele te traiu, vendeu, se apoderou do que era também teu e deu o forra.
Bloqueie essa pessoa em tudo. Não tenha mais diálogos com ele, ele não te merece.
Continue tua vida, reconstrua a tua realidade, melhor sozinha do que mal acompanhada.
Quando puder, faça terapia para se conhecer, curar teu amocional, resolver o sentimento de culpa, compreender tuas emoções.
Isso é importante para não voltar mais a escolher este tipo de companhias
Abraços

5943 respostas

4 MAI 2024

Olá Joy, espero que esteja tudo minimamente bem, quando esta resposta chegar até você! Sinto muito pelo que você está passando, lidar com o fim de um relacionamento e a perda de um ente querido, como um animal de estimação, pode ser incrivelmente difícil. Aqui estão algumas sugestões que podem ajudá-la a enfrentar esse momento:

1. Permita-se sentir suas emoções: É normal sentir uma ampla gama de emoções, como tristeza, raiva, confusão e até mesmo culpa, após o fim de um relacionamento. Permita-se sentir essas emoções e não as reprimas. Encontre formas saudáveis de expressá-las, como conversar com amigos próximos, escrever em um diário ou praticar atividades criativas.

2. Busque apoio emocional: Não hesite em procurar apoio emocional de amigos, familiares ou até mesmo de iniciar um processo de psicoterapia. Conversar com alguém que possa ouvir com empatia e oferecer suporte pode ser reconfortante durante esse período difícil.

3. Cuide de si mesma: Lembre-se de cuidar de si mesma durante esse período. Priorize sua saúde física, mental e emocional. Isso inclui manter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos, descansar o suficiente e reservar tempo para atividades que lhe tragam alegria e relaxamento.

4. Aceite a situação: Embora possa ser difícil, tente aceitar a realidade da situação e reconhecer que o relacionamento chegou ao fim. Concentre-se em seguir em frente e construir uma vida feliz e satisfatória para si mesma, independentemente do que aconteceu no passado.

5. Encontre maneiras de lidar com a perda do cachorro: Perder um animal de estimação pode ser tão doloroso quanto perder um ente querido. Considere honrar a memória do cachorro de alguma forma, como criando um álbum de fotos, plantando uma árvore em sua homenagem ou participando de grupos de apoio online para pessoas que perderam animais de estimação.

6. Dê tempo ao tempo: Lembre-se de que o processo de cura é gradual e pode levar tempo. Seja gentil consigo mesma e dê-se permissão para sentir o que precisa sentir. Com o tempo, você encontrará maneiras de lidar com a situação e seguir em frente.

Seja paciente consigo mesma durante esse processo e lembre-se de que você não está sozinha. Estou aqui para oferecer apoio e orientação sempre que precisar.
Se quiser e estiver aberta ao processo de psicoterapia, encontro-me à disposoção.

Afetuosamente

Tayhana Queiroz

Tayhana Queiroz Psicólogo em Fortaleza

35 respostas

4 MAI 2024

Olá Joy! Obrigado por escrever. Não plenamente claro, a separação entre o que se refere ao primeiro casamento e o que se refere ao segundo casamento. Como foi estruturado e quanto durou o segundo casamento não consegui saber. Em termos gerais, quando as pessoas se casam, para se separarem entram em acordo, conforme o bom senso (de preferência), ou conforme a legislação. Carro, cachorro, televisão, não são seres e objetos que somente uma das partes decide o que fazer. Do ponto de vista, há uma questão inadequada, ou há mais dados a relatar.
Pensando situação de bons parceiros, é preciso considerar que emprego escolhido, é um pouco mais difícil, mas trabalho com disposição para gerar estabilidade de vida, a grande maioria das pessoas, quando abertas a isso, conseguem. Assim sendo, associado com a ideia de passar seis meses com salário desemprego, há indícios de que trabalhar não era uma prioridade dele. Também é preciso ponderar que uma pessoa que vai embora de uma relação de maneira não conversada, deixando apenas mensagem no WhatsApp não apresenta atitude sensata e amadurecida.
Sendo fatos, o que você relatou, por essas atitudes, ele não se mostra uma pessoa confiável, recíproca, cooperativa, amadurecido para uma relação de crescimento mútuo. Pelo descrito, não há espaço para você se sentir culpada, há sim a necessidade de você escolher melhor as próximas companhias e administrar a convivência, com equivalência de envolvimento e responsabilidade.
Pondere.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8769 respostas

4 MAI 2024

Olá, sou Ingrid Sena Psicóloga com ênfase em sexualidade e relacionamentos.

Primeiramente, gostaria de alertar que para maiores orientações o ideal seria saber um pouco mais sobre você. Porém, de maneira geral, deixo abaixo a minha visão sobre o caso:

Primeiramente, é imensamente compreensível pensar nas possíveis causas do término e sofrer após toda a sua história. Imagino o quão deva ser difícil para você.

Superar a distância, saudade ou um término é um processo complexo e amplo que pode ser auxiliado com ajuda profissional de um psicólogo.

Inclusive, o fato de entender a situação pode estar incluso no processo terapêutico. Porém, o profissional também irá te orientar quando essa busca por entendimento de algo que só outra pessoa pode entender (o motivo dele ter decidido terminar) não for mais funcional. Ou seja, quando não for te ajudar em mais nada pensar nas possíveis causas.

E sim, afastar esse pensamento não é tão simples, eu sei. Mas a terapia irá te auxiliar a lidar melhor com esse e outros pensamentos e sentimentos.

Lembro mais uma vez que esta resposta é um pouco "vaga" tendo em vista a minha falta de conhecimento sobre a sua história. Mas fica a dica como sugestão.

Obrigada pela atenção. Caso precise de ajuda, estou a disposição.

Psicóloga Ingrid Sena

Ingrid Sena Psicólogo em Brasília

6 respostas

4 MAI 2024

A pandemia foi um marco em muitos relacionamentos, ela intensificou situações que já existiam e criou situações que não haviam antes. É natural sofrer quando perdemos as referências que tínhamos em nossa vida. Acredito que um processo terapêutico pode te ajudar a encontrar forças e perceber novamente situações positivas na sua vida.

Rudy Carnelli Psicólogo em Vitória