Estou certa em cobrar? Meu namorado é mais novo e está acomodado demais

Feita por >Daisi · 22 ago 2022 Abordagem psicológica

Tenho um namorado bem mais novo e me sinto muito irritada com ele, sempre foi assim mas me prendo no pensamento de que ele vai amadurecer. Ele recebe salário do pai e ainda não terminou a faculdade de Direito que o pai também pagou, então ele escolheu um trabalho de 6 hrs pra poder estudar pra concurso o tempo restante, porém ele chega e vai dormir. Isso me desanima pois eu já sou concursada, e quando cobro isso ele diz que estou querendo depender dele pra sair da casa dos meus pais. mas eu quero sentir comprometimento dele e ele dissimula isso, ele diz que não tenho nada que cobrar, que ele vai estudar e fazer no tempo dele. Acontece que ele sempre deixa de fazer e diz que esquece alguns detalhes importantes pra mim, como fazer café pra mim quando estou na casa dele ele faz somente pra ele e vai trabalhar, quando estamos saindo ele para no posto abastecer ele vai e compra lanche somente pra ele e não pergunta se eu gostaria de algo. Ele me dá bom dia e comunica que chegou ao trabalho mas não pergunta se eu cheguei bem também.
Eu amo viajar e ele nunca tem dinheiro pra isso, ele diz que gastamos muito com comida, mas eu tenho uma filha não dele e sempre que quero viajar com ela e ele não pode eu acabo pagando e depois negocio com ele trocar por outra conta. N aúltima vez que viajamos, ele ainda ficou bicudo por minha filha dormir do meu lado, sendo que ele quer que eu não deixe ela fazer as vontades dela...eu sinceramente não entendo. São 8 anos de namoro já e terminei diversas vezes e acabo voltando por me sentir culpada em ser exigente e chata

A melhor resposta 23 AGO 2022

Oi Daisi!
Primeiro, precisa resolver a tua dependência emocional! Qual a necessidade de ficar ligada a ele? Voce é formada, concursada, com uma filha e fica dependendo de um homem que não te dá a mínima, que é dependente e mimado dos pais dele... e ainda acha que vai amadurecer? Enquanto ele estiver banhado em regalias, na zona de conforto, não vai mudar!
Voce precisa se qualificar, ser uma mulher de valor, reconquistar a tua inteligência vital, aquela que voce substituiu pela intelectualidade; hoje você é o que a intelectualidade te informou, mas não é o que a tua vida quer que sejas.
Por isso é dependente e essa carência faz com que atraia pessoas, homens como o teu namorado...
Seja verdadeira com voce mesma, não traia a ti mesma, seja boa para voce mesma, seja uma mulher que valha a pena para voce mesma.
Se ele for inteligente, não vai querer te perder... não pode baixar a guarda com ele, não!
Deve ser ainda mais exigente e seja chata sim. Ele precisa querer se igualar a voce; não, você a ele!
Cuide-se... é sempre a mulher que educa o homem!
Abraços

5817 respostas

20 SET 2022

Oi Daisi,
Para dar certo o relacionamento é preciso os dois caminharem juntos. Se só um lado tem preocupação, demonstração de carinho, interesse, cuidado... alguma coisa esta bem estranha.
O importante é entender porque você aceita essa situação?
Uma relação abusiva, faz sentir culpada, chata... Hoje é ele quem depende de você, mas vira o jogo quando diz que você quer depender dele para sair da casa dos seus pais. Hoje o pai dá um salário pra ele, amanhã você está disposta a dar?
A psicoterapia pode te ajudar a entender os motivos que te levam a dependência emocional, para compreender a relação que esta vivendo.
Fico a disposição caso queira se aprofundar.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

23 AGO 2022

Boa tarde Daisi

Parece que você sabe o que deseja e que talvez seu namorado também saiba, mas é importante você dizer como se sente, como quanto a carinho, cuidados, viagens, lanche e comunicação. Pelo que você escreve me parece que talvez vocês precisem alinhar desejos, pois entre alguém falar "vou fazer..." e fazer pode ser distinto. A sua percepção é o principal e o que você deseja, talvez para ele esteja tranquilo como você disse... mas parece que você quer alguém que seja mais parceiro e comprometido com si mesmo. Em um relacionamento ambos devem pontuar o que desejam e o que querem ou não mudar em prol da felicidade do relacionamento.

Fico à disposição
Karen Borowski

Anônimo-405478 Psicólogo em Rio de Janeiro

41 respostas

23 AGO 2022

Olá Daisi! Obrigado por escrever. Oito anos de namoro, com idas e vindas, com os hábitos relatados, sugere que vocês, salvo outros dados relevantes, apresentam momentos, contextos e perspectivas de vida diversos. Será que você está se respeitando, se valorizando? É sempre prudente ponderar mais aspectos, mas detalhes, mas namoro é experiência de maior aproximação para se conhecer mais de perto. Você já o conheceu, e pelos dizeres, o está reprovando. Há ex-namorado, mas não ex-filha.
Sentimento de chatice e culpa, pode estar camuflado na insegurança.
Será interessante uma avaliação científica, por parte de um psicólogo.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos
ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.