Estou com depressão ou ansiedade?

Feita por >Ju · 10 fev 2023 Abordagem psicológica

Me mudei recentemente para uma cidade vizinha para tratamentos do meu filho e no momento estou tendo que morar na casa da minha sogra, ela é uma pessoa boa. O problema creio que seja eu. Não gosto de sítio por conta de ser alérgica a mosquitos e aqui tem bastante. Estou quase enlouquecendo neste lugar e tenho medo de falar pros outros que ñ gosto de ficar aqui. Não posso pagar aluguel por estar sem emprego, minha sogra ofereceu um pedaço no terreno dela para construir um barraco mais isso vai demorar muito pra acontecer por estarmos sem condições para construir e nem pra pagar aluguel.
Quando estou longe de lá me sinto tão bem, mais quando volto pra lá a tristeza toma conta de mim e eu só sei chorar e ficar nervosa, já procurei soluções e não encontrei. Não tem outro lugar pra ir, não consigo emprego, não posso voltar pra minha casa por ser em outra cidade.

Me ajudem por favor. Indiquem um calmante que funciona se possível. Preciso de uma solução senão vou acabar me matando.

A melhor resposta 13 FEV 2023

Olá Jú, me parace que está passando por um momento muito difícil, e como em toda mudança, provoca uma desordem na nossa vida. Você está passando por um processo de luto, onde você está em um ambiente que não é o seu, isso gera insegurança, o tratamento do seu filho, o desemprego.... são situações muito negativas e que por vezes não te permite enchegar possibilidades positivas. Não conheço a sua realidade aí, mas seria interessante junto com o tratamento do seu filho, você pedir ajuda psicológica. Ou verificar se há algum grupo de apaio que você possa falar sobre o que tens sentido. Dividir com alguém seria muito importante, você não precisa passar por isso sozinha.

Luciana Firmina Psicólogo em Guaramirim

3 respostas

12 FEV 2023

Olá! Você estar precisando de ajuda? Então agende uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

11 FEV 2023

Ju
Voce está vendo só as dificuldades, sem emprego, mosquitos e não está percebendo os benefícios de estar aí.
Exercite a gratidão, a oportunidade que tem de crescer.
Não busque emprego... ofereça trabalho. O que voce sabe fazer? Ofereça isso.
Quando começar a oferecer o que voce sabe e gosta de fazer, nunca mais ficará sem trabalho e receberá teu dinheiro e se sentirá feliz, produtiva, se orgulhará de voce mesma.

Abraços

5817 respostas

11 FEV 2023

Olá Ju! Obrigado por escrever. Certamente você está precisando se adaptar a uma nova realidade, assim como está precisando trabalho, que certamente, logo conseguirá. Essas situações geram certa ansiedade.
Antes do calmante, antes de soluções prontas, permita a um de nós, conversar com você. Abra a mente e veja os fundamentos que motivarão a mudança, abra a mente para ver os componentes positivos da atualidade.
Será bom você falar com um de nós, psicólogos.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, mentirosos e antidemocráticos.