Enjoo de pessoas no convívio, como melhorar?

Feita por >Thamiris · 29 ago 2023 Abordagem psicológica

Quando convivo com algumas pessoas por muito tempo começo a abusar, algumas vezes sinto repulsa até na fala ou cheiro. Isso me faz muito mal pois são pessoas da família, que não me causam dano diretamente. Sei que preciso de ajuda, mas até achar algum profissional de confiança queria entender como melhorar esse convívio. Sinto vontade de ficar sozinha, sou casada e a única pessoa que não sinto repulsa é do meu esposo.

A melhor resposta 6 SET 2023

Boa tarde Thamiris. Obrigada pelo seu contato.
Está sendo muito importante você se disponibilizar a procurar ajuda psicológica,.e começar o processo de auto conhecimento.
Espeto poder ajudar ok
Entre em contato quando puder

Elisabete Ferreira Gomes Pereira Psicóloga Psicólogo em Guarulhos

79 respostas

31 AGO 2023

Olá Thamiris
Ainda bem que, por enquanto, não sente repulsa do teu marido... por enquanto porque se não resolver isso, com certeza vai ter.
Para entender esta repulsa, precisa se conhecer, saber quem é e colocar foco no teu objetivo de vida, no teu propósito de vida.
Voce enjoa e com o tempo não suporta o convívio, não porque as pessoas são o problema, porque este ambiente não te acrescenta mais nada e estás perdendo tempo.
Se quiser ter paz contigo mesma e se empolgar estar e conversar com as pessoas, faça Psicoterapia para descobrir o teu propósito de vida.
Abraços

5830 respostas

30 AGO 2023

Olá Thamiris, o primeiro passo para que você consiga mudar estes comportamentos é tentando entender o que se passa para que você sinta esta repulsa, em que contextos ela se apresenta, se é com grupos de pessoas específicos ou são com todas as pessoas, como é esta repulsa, etc. Estas são algumas reflexões que você passaria em um processo de psicoterapia que iriam te ajudar a criar mais autoconhecimento para entender e lidar com essas situações, espero ter ajudado, um grande abraço!

Gabriel Guimarães Hass Psicólogo em Brasília

23 respostas

30 AGO 2023

Olá Thamiris, precisa entender o que causa repulsa das pessoas. São os comportamentos? É o tipo de assunto? Faz tempo que começou esse comportamento? Iniciar o acompanhamento psicológico te ajudará nesse caminho.
Espero ter te ajudado.
Abraços,
Mariana

Mariana Coury Nassar Ferreira Godoi Psicólogo em Goiânia

154 respostas

30 AGO 2023

Olá Thamiris! Obrigado por escrever. Em nossas vidas, sempre o centro maior de interpretação e vivência das coisas, está em nós mesmos. Assim sendo, você precisa trabalhar de forma sensível, sensata, profunda, persistente, o entendimento dos sentimentos que acontecem dentro de você. Você não está podendo ver a riqueza das pessoas de forma mais profunda. A principal das pessoas que você não está vendo vida profunda, é você mesma. Observe com muito cuidado e atenção que quanto mais pessoas de convivências razoável e significativa temos, mas rica e confortável é nossa vida. Resumir contato de qualidade a esposo, não é suficiente, além de ser de alto risco. Ficar sozinho não sustenta vida de qualidade, nem no sentido físico, nem no sentido mental.
Você deve buscar ajuda de um de nós, com a maior brevidade possível.
Estarei a disposição. Venha com mente aberta, persistência, muita persistência!
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.