Ele terminou o noivado

Feita por >Any · 13 nov 2017 Separação

Boa tarde. Me relacionei durante 2 anos e 3 meses, sendo que com 2 anos de namoro ele me fez uma surpresa e me pediu em casamento num ensaio fotográfico lindo! Depois de passados 1 mês, nós brigamos feio. Ele disse que precisava de tempo pra pensar se era isso mesmo, pois eramos muito diferentes em gostos e tudo (ele é mais extrovertido e eu introvertida, mas isso nunca atrapalhou). Conversamos e decidimos mudar e prosseguir com o noivado. Depois de 2 meses da nossa última briga, ele vinha agindo estranho, não falava mais em casamento e não me procurava. Em uma tarde no domingo, eu perguntei se ele estava bem e ele simplesmente falou que não queria mais nada comigo. Disse que não me amava e que queria terminar e não dar um tempo. Fiquei arrasada! Sem chão. Estava fazendo de tudo para dar certo mas ele disse que não sentia mais nada por mim, me bloqueou de todas as redes sociais e disse que não quer falar comigo mais. Estou tentando seguir em frete, mas doe saber que ele não me deu a chance de uma conversa mais sincera, pois quando ele falou comigo eu só conseguia chorar. E todos os planos? Morreram em 3 meses? O amor simplesmente acaba assim, do nada? Preciso de uma ajuda, me sinto sozinha e usada.

A melhor resposta 15 NOV 2017

Olá Any, boa noite.
Compreendo que tenha sido difícil, mas acolha a sua dor, sinta-a, respeite-a e a enxergue como autêntica, pois para superá-la vc precisa passar por ela.
Vc disse que estava fazendo tudo para que esse relacionamento desse certo, já parou para pensar que talvez essa tenha sido uma das dificuldades envolvidas nessa relação, pois quando um faz tudo, o que sobra para o outro fazer? Talvez vc estivesse tão empenhada nesse relacionamento que nem percebeu que o estava conduzindo sozinha.
Não há como saber o que motivou essa atitude dele. É preciso entender que as pessoas são diferentes e seus investimentos afetivos dependem dessa subjetividade. A sua construção moral e ideal te dizem que não pode ter acontecido um rompimento do nada, porque essa é a forma que vc vê o mundo, mas ele provavelmente enxergue as coisas de outro modo. Ficar procurando hipóteses que expliquem esse término não te levará a nenhum lugar, só te causará ainda mais sofrimento.
Entendo que vc tinha um sonho e estava vivendo conforme as suas idealizações, mas agora precisará enterrar esse sonho morto e viver o seu luto, até que esteja recuperada para reconstruí-lo de outras formas. Sei que agora parece impossível, mas acredite: vc conseguirá. Se possível procure um psicólogo para obter ajuda para elaborar essas emoções. Boa sorte. Um abraço.

Cristiane Melo Psicólogo em Campinas

232 respostas

14 NOV 2017

Oi Any, infelizmente existem conflitos no relacionamento que não são resolvidos ou uma das partes não quer resolver. Não é razoável que uma pessoa aja como você descreveu, sem alguma motivação. Se ele mudou o comportamento e resolveu terminar o relacionamento, foi porque ele estava motivado para isso. Não há diálogo quando uma das partes não quer conversar. Não deve estar sendo um momento fácil para você, por isso sugiro que busque a psicoterapia, para elaborar melhor essa perda e ter suporte emocional para enfrentar essa situação. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

14 NOV 2017

Boa tarde, Any! Imagino como deva estar sendo difícil para você depois de tanto tempo de relacionamento e planos de futuro. Infelizmente, não temos acesso ao que se passou na mente do seu ex e dos motivos que o levaram ao término. Seria importante que você procurasse ajuda psicológica para lidar com esse rompimento. Estou à disposição para ajudá-la. Renata Brito

Psicóloga Renata Brito Psicólogo em Rio de Janeiro

364 respostas

14 NOV 2017

Olá Any, imagino como você está se sentindo perdida e querendo obter respostas. O que o seu ex sente ou pensa não dá para termos acesso. Mas, é possível trabalhar os seus sentimentos sobre esse fato. Pode ser que tenha chegado o momento que adiamos, a busca por um autoconhecimento, isso poderá trazer algumas respostas e ainda te fortalecer para o futuro.
Estou à disposição.

Ana

Ana Lucia Righi Schleich Psicólogo em Jundiaí

27 respostas

14 NOV 2017

Any, Bom dia! Pelo seu relato pode haver interpretações de pequenos desgastes que por várias causas e sintomas precisam ser compreendidos e bem conhecidos primeiramente individualmente. A insatisfação quanto aos pequenos comportamentos podem se intensificar quando não compreendemos o que nos incomoda e como podemos administrar isso nas relações. Em assim, ambos podem construir muros para se defender um do outro, sem possibilitar alternativas de conversa e negociação, o que vai ruindo os relacionamentos. A comunicação fica prejudicada e na falta do diálogo ambos passam a deduzir o que o outro quer, pensa ou sente. O distanciamento, as críticas e a distorção passam então a ocupar um grande espaço na relação. É neste contexto, que o psicólogo auxilia na compreensão desta dinâmica a fim de possibilitar novos rumos, conversas, contatos, responsabilidades e sentimentos. É claro que não há uma resposta ou solução única para todos os casos, mas existem profissionais que podem ajudar neste processo através da terapia individual na elaboração do luto e no que foi vivido nesta relação até para abertura de novas possibilidades em sua vida. Estou à sua disposição, caso precise de acompanhamento psicológico ou para maiores esclarecimentos. Abraços, Danielle Almeida.

Danielle de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro

353 respostas

14 NOV 2017

Oi Any, bom dia.
Você nos conta que fez tudo que é dentro do esperado, namoraram por um bom tempo, ele pediu você em casamento e agora estavam se planejando para a data, porém não dá pra dizer o que aconteceu com ele. Nós podemos apenas supor porque ele não te deu a oportunidade de uma conversa adequada como você mesma disse. Se ele não quer falar com você, não dá pra forçar. Imagino o quanto está sendo difícil esse momento, então indico que marque consulta com um psicólogo e cuide de você. Esse término é considerado um luto em razão da ruptura que ocorreu, trabalhe seus sentimentos e ficará mais fortalecida.
Fico à disposição,
Suiani Oliveira Fustinoni

Suiani Oliveira Fustinoni Psicólogo em São Paulo

224 respostas

14 NOV 2017

Any, no decorrer da vida nós passamos por alguns processos de luto que nos fazem crescer como pessoa e esse é só mais uma desse. Pense nisso.

Miler Silva Psicólogo Psicólogo em Rio de Janeiro

40 respostas

13 NOV 2017

Olá Any!
Seu relato começa cheio de emoção, um relacionamento lindo, que culmina num ensaio fotográfico repleto de alegria e, em seguida de forma surpreendente, desmorona.
E você, com certeza, fica perdida, tentando entender o que aconteceu, passando tudo a limpo dentro da sua cabeça para tentar descobrir onde foi que você errou, ou o que pode ter acontecido, como, quando e onde, para que não desse certo depois de tudo o que vocês viveram. Você agora olha à sua volta e não vê respostas. Sente-se sozinha, fato que é absolutamente compreensível, pois foi abandonada. Mas você diz que se sente usada, como se ele tivesse aparecido para viver um pouco ao seu lado e em seguida tivesse resolvido prosseguir a caminhada anterior, deixando você do jeito que estava antes dele aparecer. Às vezes, Any, as pessoas passam na vida da gente, reviram tudo e depois seguem o caminho delas. Apenas isso, passou para ele. Mas não passou ainda para você. Tem algo que ainda não fechou.
Gostaria de te sugerir umas sessões de psicoterapia, para te ajudar a se recompor e continuar sua jornada sentindo-se inteira outra vez. Reflita sobre isso, ok?
Um abraço muito carinhoso e estou à disposição!

Sheila Cirigola Psicóloga Psicólogo em São Paulo