E possível esquecer um trauma?

Feita por >gaby · 1 fev 2021 Traumas

E possivel uma pessoa que sofreu um abuso sexual ela esquecer que aconteceu ? Porem ficar com sequelas do ato que aconteceu por exemplo medos sem sabe o que fez pra ter aquele medo???

A melhor resposta 2 FEV 2021

Boa noite Gaby, os traumas são memórias de longuíssima duração que não se apagam com o tempo a não ser que sejam tratados com técnicas específicas para limpeza de traumas. Quando uma pessoa vivencia um trauma ela pode ter uma amnésia dissociativa e ter brancos sobre o que aconteceu. Ela não tem memórias cognitivas sobre o fato, mas existem as memórias subcorticais que ficam no corpo e aparecem como sensações estranhas. É preciso muito cuidado ao tratar esses tipos de traumas sem memória cognitiva pois podem desencadear emoções muito fortes que podem desestabilizar a pessoa. Nesses casos as terapias convencionais são pouco efetivas, busque ajuda de um profissional que seja especialista em traumas e que trabalhe com técnicas como EMDR, Brainspotting, Experiência somática entre outras.

Edgard Tetsuo Utiama Psicólogo em São José dos Campos

136 respostas

2 FEV 2021

Olá Gaby, obrigada por escrever.

Para que eu possa responder com mais completude sua pergunta, seria importante saber o contexto da situação com mais detalhes.

No entanto, em algumas situações é possível não se ter a lembrança do trauma vivido, porém, não significa que o trauma não possa impactar negativamente a vida de uma pessoa.

Por isso, é importante a compreensão de quais sequelas você está se referindo, entender se realmente o trauma não é mais lembrado, para que junto de um profissional se possa iniciar um tratamento que auxiliará no processo de enfrentamento de todos os aspectos emocionais, psicológicos e as vezes físicos que envolvem o trauma vivido, e os impactos que é gerado na vida da pessoa.

Sendo assim, minha orientação é buscar um profissional para ajudar nesse processo de compreensão e enfrentament.

Espero ter ajudado.

Abraços.

Psicóloga Daiane Dias

Daiane Dias Psicóloga Psicólogo em Guarulhos

2 respostas

2 FEV 2021

Olá Gaby, vamos lá. Os traumas geram muito sofrimento e através de terapia, você será capaz de conviver com o que te aconteceu e sem que esse fato continue a definir a sua vida e seu comportamento. Sugiro que você procure ajuda especializada, você perceberá que essa carga deixará de pesar em você.

Fique bem.
Ana Paula Batista
Psicóloga

Anônimo-384146 Psicólogo em Rio do Sul

187 respostas

2 FEV 2021

Olá Gaby
feliz por você estar por aqui!
É possível ressignificar o que aconteceu, e entender que fizer algo pra você, faça psicoterapia; com os atendimentos a ressignificação virá e você sentira melhora, sem traumas e sem sequelas;
se quiser conhecer mais meu trabalho, estou a disposição;
um abraço
Leni Elisa Psico

Leni Elisa Psicóloga Psicólogo em Itapema

69 respostas

2 FEV 2021

Olá Gaby,
Traumas são episódios que nos marcam e deixam feridas profundas, pode gerar muitos sintomas na pessoa que as vezes ela nem associa que está relacionada aquele episódio, nós psicólogos oferecemos nos tratamentos várias ferramentas para ajudá-la não a esquecer o que já aconteceu, mas ressignificar aquilo, é difícil apagar uma memória, mas ela não precisa estar presente no dia-a-dia entende? Aconselho que você busque ajuda, com certeza a fortalecerá.

Estou a disposição,
Carolina Ovalle - Psicóloga Clínica
Especializada em mulheres e casais

Carolina Ovalle Psicóloga Psicólogo em São Paulo

150 respostas

2 FEV 2021

Bom dia.
Sim Gaby, é possível haver um apagão da memória mas o corpo reagir de forma repulsiva, no seu exemplo medo do toque.
São reações cerebrais de defesa. Em algum momento pode emergir lembranças.
Se algo te incomoda hoje, procure ajuda, vai se sentir melhor.
Espero ter ajudado.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

663 respostas

2 FEV 2021

Olá Gaby! Grato por perguntar. Sim, é possível esquecer. No seu texto, há indicação de que não há esquecimento, mas sim distorção da lembrança. O ideal mesmo é poder elaborar o trauma, isto é, com o amadurecimento associado aos aprendizados e outras vivências, dar ao "trauma" uma dimensão que não seja escurecedora das muitas outras experiências positivas de vida, bem como o trauma não seja dificultador de novos planos, novos sonhos, de evoluções.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.