É normal se odiar?

Feita por >Kwena · 11 fev 2023 Abordagem psicológica

Eu me odeio muito, em todos os sentidos, me sinto insuficiente em tudo e eu só queria sumir. Não me sinto assim só agora, na verdade isso ocorre desde 2019 e vem sendo mais intenso desde a pandemia e eu não sei o que fazer. Não consigo socializar, manter relações, criei um hábito procrastinador. Simplesmente sinto que eu sou horrível, em todos os sentidos também. Não acho que alguém possa ser capaz de me amar como eu sou, muito menos que eu mesma possa fazer isso um dia comigo mesma. Só tô muito cansada disso tudo e, mais uma vez, eu queria sumir. Esse tipo de sentimento pode se dissolver algum dia?

A melhor resposta 18 FEV 2023

Olá Kwena, espero que esteja tudo bem com você.

Sim, esse sentimento pode ser modificados, certamente. Antes, é preciso realmente entender o que está acontecendo em sua subjetividade, em mais detalhes, para que possamos compreender as causas de você ter esses sentimentos. Perceba que sua autoimagem fica prejudicada cada vez que você se autodenomina desta maneira. Não é natural esses sentimentos perdurarem por muito tempo, pois as pessoas devem reconhecer suas potencialidades e qualidades, para que nossa autoimagem possa ser mais justa e coerente com a realidade, pois nenhum de nós temos apenas defeitos. Temos também uma série de qualidades que precisam ser exploradas e desenvolvidas para nosso próprio benefício, e que vão auxiliar em nosso desenvolvimento. Se esses sentimentos estão perdurando, então realmente é preciso buscar romper esse processo que tem sido duradouro, para que novos, melhores e mais eficazes sentimentos possam surgir. O hábito de procrastinar deve também ser combatido, pois ele pode levar a outros estados emocionais prejudiciais, que podem complicar ainda mais esses sentimentos que nos descreve em seu relato. É preciso que você inicie seu processo de mudança interna, para que sua autoimagem possa ser transformada, e você possa experimentar a realidade do mundo através também de outros sentimentos, que possam te ajudar e favorecer seu crescimento pessoal. Com isso, vamos estar ampliando sua inteligência emocional, e te ajudando a desenvolver competências importantes em sua vida, que vão prevenir que você possa sentir novamente esses sentimentos, e por tanto tempo. Um profissional de Psicologia é o mais indicado nesse caso, e pode te ajudar muito a compreender e transformar esses sentimentos, em um processo de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Com constância e comprometimento, você pode obter excelentes resultados em um processo de psicoterapia, que vai te ajudar muito nas respostas de suas questões, e na sua transformação pessoal. Talvez seja chegado o momento de transformar esses sentimentos, em algo mais eficaz e positivo para sua vida.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

916 respostas

15 FEV 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

13 FEV 2023

Kwena
Não, não é normal se odiar. O normal é se amar!
O se odiar, o se sentir insuficiente, com baixa autoestima é o resultado de experiências anteriores que estão servindo de referência na atualidade. Voce gravou no teu campo emocional, valores, crenças limitantes que não são de acordo com as coordenadas da tua vida. Isto te deixa ser assim como está, perdida, vazia tornando a tua vida sem sentido, se sentindo horrível.
Só vai encontrar algué te ame, quando antes amar a si mesma. Voce é exata, teu corpo é perfeito, apropriado para realizar o teu objetivo de vida.
Precisa resgatar a tua inteligência de vida... voce a abandonou quando foi abrigada a renunciar para ter que fazer como os outros queriam. Faça Psicoterapia para reencontrá-la.

Abraços

5817 respostas

13 FEV 2023

Oi Kwena, sinto que há muitos sentimentos confusos aí em você, talvez ao longo do tempo foram sendo sufocados e não foram acolhidos e compreendidos. Talvez eles não sejam dissolvidos, mas podem ser compreendidos através da psicoterapia.
Muitas vezes somos sobrecarredos de imposições da sociedade, família, amigos que não nos permite ser vulnerável, errar, chorar, e temos que ser fortes o tempo todo. mas chega um momento em que não é possivel. Por isso a sensação de fracasso, impotência, desânimo que se não for cuidado pode encaminhar para uma depressão.
Pedir ajuda é fundamental e corajoso.
Me coloco a disposição caso queira compreender o que está acontecendo contigo.

Luciana Firmina Psicólogo em Guaramirim

3 respostas

12 FEV 2023

Olá Kwena! Obrigado por escrever. Do jeito que você descreveu sim, é normal. A pessoa se coloca uma exigência de perfeição, que necessita que dê tudo certo, e como não há perfeição, a pessoa fixa a mente nas frustrações e passa a se ver a partir do que supõe não ter dado certo, alimentando energia reprovadora sobre si mesma. É importante não perder de vista que somente é possível haver "ódio", quando no mesmo espaço, vislumbra-se amor. Amor é ódio funcionam como se fosse um balanço: para ir para um lado, precisa ir, na mesma proporção ao outro lado.
Estarei a disposição para aperfeiçoamentos.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Quem apoia terrorista, antidemocrático, bárbaro, se faz um deles.

8647 respostas

12 FEV 2023

Olá Kwena.
Sentimentos de menos valia sugere quadro depressivo.
Quando a criança não é amada na infância, é comum desenvolver esses sentimentos na vida adulta.
A culpa não é da criança, mas dos adultos que a cuidaram, o processo terapêutico trabalha na conscientização.
Estou a disposição para ajudar.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

663 respostas

12 FEV 2023

Olá!
É preciso identificar se houve algum evento específico que tenha iniciado estes teus sentimentos sobre você. Em seguida, é preciso encontrar alternativas para melhorar sua percepção de si. É um processo de autoconhecimento e de autopercepção que fica mais fácil com auxílio de psicoterapia. É preciso falar do que sente para poder compreender o que sente, como pensa e porque age dessa forma sobre você.
O mais importante: não desista de você!
Caso precise de ajuda, me procure!

Anônimo-409747 Psicólogo em Montenegro