Raiva e ódio

Feita por >Aline Ferreira · 1 mar 2022 Agressividade

Queria entender o porque sinto um ódio fora do normal, sinto uma raiva do mundo, das pessoas que amo, que estão em minha volta e na maioria das vezes do meu marido, eu costumo descarregar toda minha frustração em cima dele, em momento de raiva não penso muito e falo palavras horríveis, as vezes parece que quero que ele sofra o que estou sentindo, é só eu me frustrar que desconto nele, e nesses momentos sinto um ódio uma raiva da minha família, e isso vai crescer e começo a ter raiva de Deus e descrer, depois do mundo de viver e de mim mesmo, sinto um ódio uma raiva tão grande que eu tenho vontade de pegar uma faca e me esfaquear até eu mesma não aguentar mais, eu sinto uma dor emocional misturado com raiva e ódio que parece não ser normal, não tenho coragem de machucar meus filhos e marido, mas desconto em palavras, falo palavras horrível, me descontrolo de um jeito que parece não ser eu, vontade que tenho de quebrar meu braço, bater minha cabeça na parede até morrer

A melhor resposta 7 MAR 2022

Olá Aline, espero que esteja tudo bem com você!

É importante você aprender novas formas, mais assertivas e positivas, para lidar com as frustrações que a vida tem te apresentado, sem direcionar essa raiva e esse ódio diante de situações que não saem conforme você idealizou, para outras pessoas que nada tem relação com suas expectativas e desejos frustrados. Talvez, ao longo de sua vida, você não tenha tido a oportunidade de entrar em contato com outras possibilidades de lidar com a frustração que não fosse a raiva, o ódio, a agressividade, e por isso você sempre reage assim, pois te falta um pouco mais de "repertório comportamental" para lidar com essas questões de maneira mais assertiva e responsável, em conformidade com uma conduta que te leve a obter aquilo que você deseja, sem agressão, raiva ou ódio, pois agindo assim, cada vezes mais, existe um tendência de você se afastar daquilo que deseja. Um bom aprendizado e uma boa habilidade em inteligência emocional, requerem outros tipos de resposta, como paciência, proatividade, empatia, boa comunicação, assertividade, calma, dentre outras, e essas características podem ser trabalhadas em um processo psicoterapêutico adequado. Portanto, para evitar maiores sofrimentos no futuro para você, seu marido e seus filhos, indico você buscar um Psicólogo para iniciar seu processo de mudança o quanto antes, pois assim você poderá entrar em contato com outras possibilidades de atuação no mundo, sem envolver raiva, ódio ou agressividade, isso com certeza irá te ajudar a sair desse ciclo repetitivo que descreve. É importante pontuar que essas mudanças não acontecem da noite para o dia, e é preciso ser consistente, semanalmente, com seu acompanhamento psicológico e com seu desejo de mudança.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

17 MAR 2022

Olá Aline!
Nossos sentimentos tem várias nuances que por vezes podem gerar conflito e confusão, tanto interna quanto externamente. É importante você elaborar esses sentimentos, e a partir disso melhor compreende-los. Costumo dizer que o ódio é o amor magoado, ressentido, muitas vezes não correspondido. Não digo que seja seu caso, mas com alguma análise você pode vir a descobrir por si mesma. Se é algo que lhe incomoda e traz sofrimento, aconselho que veja um psicanalista, e juntos busquem melhor elaborar esse conflito.
Abraços!
Alexandre Jorge Rodrigues - Psicólogo | Psicanalista

Alexandre Jorge Rodrigues Psicólogo em Juiz de Fora

5 respostas

9 MAR 2022

Aline. Aconselho vc procurar urgentemente um psicólogo.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

2 MAR 2022

Oi Aline Ferreira,
Voce está vivendo na dor, subjugada por fatores emocionais, está se colocando como vítima; todos estão contra voce...
Voce precisa fazer Psicoterapia para usar esta energia da raiva e transformá-la ou usá-la na construção do seu objetivo de vida.
Precisa dar orientação a esta força produtiva que hoje voce a desperdiça em raiva contra as pessoas que te amam porque elas te lembram do teu potencial que voce não está usando...
Precisa se conhecer, precisa conscientizar seus objetivos de vida, sua identidade, precisa saber como a sua mente funciona e o que está faltando fazer para se sentir realizada e feliz.
A raiva é uma energia e quando voce a sente, não a expresse contra os outros, mas veja o que ela mobiliza dentro de ti, quais as ideias que ela traz para voce fazer.
Se voce não se conhecer, não reconhecer esta força, ela te destruirá ou a ti ou aos outros.
A escolha é sua.
Abraços

5817 respostas

2 MAR 2022

Oi Aline! Que bom que você escreveu. Será preciso conversar muito mais profundamente sobre o que você relatou sentir. Lembre-se: a melhor maneira de explicar as coisas é pelo seu contrário: o amor é o ódio, Deus é o diabo. Certamente tuas expectativas estão inadequadas e são quebradas, gerando sentimentos opostos.
Venha conversar profundamente, com mente aberta, disciplina e persitência, com bases científicas, com um psicólogo, sobre o que você está vivendo, conforme os sentimentos relatados.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de insituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8604 respostas

2 MAR 2022

Boa noite Aline
Essa raiva e esse ódio podem florescer de desejos que tu não está conseguindo sozinha realizar.
Procure ajuda para controlar esses sentimentos e para te conhecer melhor, conhecer os teus sonhos, teus objetivos de vida.
Nem sempre conseguimos sozinhos, não tenha medo nem receio em procurar ajuda profissional pois os resultados serão compensatórios e conseguirá controlar os teus sentimentos.
Psicologa Andreia Maria Duarte de Oliveira

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre