É normal querer se matar?

Feita por >Rodrigo · 15 abr 2023 Abordagem psicológica

Não vejo mais sentido algum na minha vida. Acordar tem sido um martírio sem fim. Penso, por muitas vezes, dar um basta em tudo, mas fico pensando em uma ou outra pessoa que poderá sofrer muito com minha partida. Não tenho vontade de fazer nada... parei de trabalhar, não saio de casa, não consigo dialogar... que tormento.

A melhor resposta 19 ABR 2023

Rodrigo, o desejo de morrer vem de um sofrimento e adoecimento psíquico que faz com que nós nos sintamos assim. As pessoas associam muito o desejo de morrer a eventos negativos na vida, mas não é bem assim. O fenômeno é muito mais complexo. O que gera pensamentos suicidas é todo um contexto de vida, talvez de muitas perdas, situações de negligência, violência, abandono e ainda existe o componente dos transtornos mentais. Depressão, transtorno de ansiedade, abuso de substâncias (álcool e outras drogas), transtorno bipolar, são apenas alguns exemplos de diagnósticos que potencializam o desejo de morte. O indivíduo em si não que a morte, ele apenas não consegue lidar com a torrente de pensamentos e angústia que toma de conta. Por isso eu lhe afirmo que a ideação suicida é tratável na medida em que podemos tratar a depressão e outros quadros, e da mesma maneira que a terapia também auxilia o indivíduo a lidar com os eventos que podem estar potencializando os pensamentos suicidas. Desta maneira é de suma importância que você busque um psicólogo e um psiquiatra para ser avaliado e iniciar seu tratamento. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

19 ABR 2023

Olá Rodrigo, espero que esteja tudo bem com você!

Você está passando por um período transitório de dificuldade, e por isso você deve compreender que isso irá passar, por mais difícil que possa parecer. O que acontece é que no momento você está sem estratégias para lidar melhor com essa questão e para superar esse conjunto de sentimentos. Procure não se identificar completamente com esses sentimentos e sensações, e busque entender que você é muito mais do que isso que está sentindo agora. Embora possa parecer que esses sentimentos e sensações o estejam sufocando, lhe deixando sem possibilidades aparentes, você tem habilidades e potencialidades que precisa e deve também desenvolver e enfatizar, e por isso você não deve deixar que o que sente atualmente te paralise por completo. Um profissional de Psicologia é muito importante agora, e pode te auxiliar bastante a superar o que você está passando. Dentro de um processo de psicoterapia você terá a oportunidade de lidar com esses sentimentos e construir maneiras para superá-los, além de lidar melhor com eles, criando novas e melhores formas de experimentar a realidade, de criar sua autoimagem e de projetar seus objetivos pessoais. Não ache que tirar a vida seja uma solução. Você tem a oportunidade de vencer suas dificuldades, no momento presente, em sua vida agora, e é através dessa oportunidade que você poderá crescer e se aproximar cada vez mais daquilo que você deseja para si próprio. Se sentir necessidade, não deixe de buscar auxílio profissional.

Espero ter te ajudado, e desejo que tudo fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

919 respostas

18 ABR 2023

Normal não é não, o instinto nosso é de sobrevivência, não de morte. O que queres matar é alguma coisa aí dentro que está podando sua essência, já não deves mais ver sentido em viver porque de alguma forma seus olhos não devem mais brilhar e precisamos descobrir a causa. Se veio até aqui é porque quer viver, quer resgatar sua essência, quer saber pra que veio ao mundo. Já pensou sobre seu propósito de vida? Algo deve estar te aprisionando e aí vem a sensação de não mais querer viver. Precisamos ir mais a fundo aí porque está parecendo que está depressivo. Estou à disposição.
Steffany Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

17 ABR 2023

Olá Rodrigo! Obrigado por perguntar. Momentos ruins na vida são esperados. Muitos imaginam, de forma mágica, sem a consistência profunda das implicações, esse tipo de ideia. Não trabalhar, não ter ocupações, não sair de casa, não dialogar, é receita impossível.
Você precisa modificar as coisas, com urgência.
Com persistência, disciplina, regularidade, mente aberta, procure por um de nós, psicólogos. A capitação de que o sofrimento seu se vincula com o sofrimento de outras pessoas, implica que sua alegria implicará na alegria de outras pessoas.
Há muita coisa maravilhosa, na convivência, na vivência, que você precisa retomar contato.
Vejamos seus sonhos, fantasias, ilusões, que vivenciou em outros momentos, vejamos o que pode ser atualizado, adequado a tua idade, motivação, significado e tempo atual.
Conte conosco!
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8664 respostas

17 ABR 2023

Boa noite ....pois é ,falar com vc prá buscar uma ajuda com um psicólogo e um psiquiatra,talvez nesse momento vc vai falar que não tem forças pra buscar esse tipo de tratamento.Creia que se vc está pedindo ajuda isso quer dizer que ainda resta um pouco de esperança em sair dessa situação,e esse sofrimento pode ter fim.
Muita vezes a vida nos deixa assim tão triste que a única coisa que pensamos é acabar com essa dor , é é tão sofrido que a única coisa que vem a nossa mente é a morte .Mas a morte tbm pode não vir e o único jeito é vc buscar um médico pra descobrir pq hj vc está sofrendo assim.
Muitas causas fisiológicas podem estar ocorrendo em seu corpo e te causando esses pensamentos,se vc quiser podemos conversar e vc pode me contar o que te pode estar acontecendo pra vc estar assim tão triste ou se não tiver motivos procuraremos um jeito de vc buscar fazer alguns exames que podem esclarecer essa sua situação.Existem exames que podem demonstrar se vc está com a vitamina D3 baixa isso pode estar te causando uma depressão ou pode ser apenas uma insatisfação pessoal ,algo que vc não conseguiu conquistar ou alguma coisa que vc perdeu .Isso tudo vc precisa tentar avaliar e expor para um psicólogo ,só assim vc terá ajudar orientação como sair do pensamento da morte.Estamos aqui pra ajudar ,conte com nossa colaboração.

Maria de Fátima Menezes da Silva Telles Psicólogo em Brasil

4 respostas

16 ABR 2023

Rodrigo
Voce já cumpriu com o teu objetivo de vida? Creio que nem saiba dele ainda... portanto, como pode querer saltar do barco antes de chegar ao porto? Se quiser, pode saltar, mas quem perde é voce, vai ter que voltar e recomeçar tudo novamente.
Portanto, é mais inteligente pensar em resolver os conflitos, os traumas que sente, as travas mentais que não permitem que voce se realize.
Faça Psicoterapia que resolve.