Devo me isolar?

Feita por >Clarisse · 1 jul 2024 Abordagem psicológica

Sempre tive dificuldade em relacionamentos e não consigo conversar em uma roda se haver sequer uma pessoa que eu não conheça a tempo suficiente, inclusive meus laços familiares não são fortes como deveriam, sou uma filha e irmã distante. Percebo que incomodo as pessoas ao meu redor magoando-as ou sendo grossa sem perceber. As vezes apesar de reconhecer que algo intenso possa estar preocupando alguém eu sempre fico pensando em o que eu e as pessoas devemos fazer para que as coisas cotidianas não saiam do controle ou causem problema quando há uma situação conturbada, como alguem doente por exemplo, eu sempre vejo os cenários ruins que pode acontecer e as vezes soa como se eu não me importasse com a saúde ou sentimentos das pessoas ao meu redor. Como tenho essa dificuldade de relacionamento sinto que vou acabar sozinha e tenho medo de fazer as pessoas que estão comigo perder tempo com alguém que não vale a pena, alguém insensível e pessimista que pode magoa-las ou atrasa-las.
Sinto como se eu não devesse estar aqui, que sempre vou prejudicar as pessoas.

A melhor resposta 3 JUL 2024

Olá, boa tarde!
Compreendo a profundidade e a complexidade dos sentimentos que você está expressando. É importante reconhecer que sua autoconsciência e a capacidade de refletir sobre suas interações já são passos significativos para a mudança. Vamos explorar alguns pontos que podem ajudá-la a entender melhor sua situação e encontrar maneiras de melhorar seus relacionamentos.

**1. Reconhecer os Padrões de Comportamento:**
Você mencionou que tem dificuldade em se relacionar e que pode ser percebida como insensível ou pessimista. Reconhecer esses padrões é o primeiro passo. Muitas vezes, nossas ações e reações são moldadas por experiências passadas e hábitos que desenvolvemos ao longo do tempo. Entender a origem desses comportamentos pode ser útil. Talvez, em algum momento, você tenha aprendido que ser reservada ou preparar-se para o pior era uma forma de se proteger.

**2. Trabalhar na Empatia e na Comunicação:**
A empatia é a capacidade de entender e compartilhar os sentimentos dos outros. Trabalhar para desenvolver essa habilidade pode melhorar significativamente seus relacionamentos. Tente se colocar no lugar dos outros e considerar como suas palavras e ações podem afetá-los. Além disso, melhorar suas habilidades de comunicação, como ouvir ativamente e expressar seus sentimentos de forma clara e respeitosa, pode ajudar a evitar mal-entendidos e conflitos.

**3. Gerenciamento da Ansiedade:**
A preocupação constante com cenários negativos e o controle das situações pode ser um sintoma de ansiedade. Técnicas de relaxamento, como meditação, respiração profunda e exercícios físicos, podem ajudar a reduzir esses sentimentos. Buscar ajuda profissional de um terapeuta pode ser muito benéfico para aprender estratégias de enfrentamento e gerenciamento da ansiedade.

**4. Fortalecer os Laços Familiares e Sociais:**
É comum que relacionamentos familiares e sociais precisem de esforço consciente para se fortalecerem. Tente encontrar maneiras de se conectar com sua família e amigos, mesmo que pequenos gestos. Mostrar interesse genuíno pelas vidas e sentimentos deles pode ajudar a criar laços mais fortes.

**5. Autoestima e Autovalorização:**
Sentir que não vale a pena ou que está prejudicando os outros pode estar relacionado a uma baixa autoestima. É importante reconhecer seu valor e as qualidades positivas que você traz para os relacionamentos. Trabalhar em sua autoconfiança pode envolver desafios pessoais e buscar pequenos sucessos no dia a dia.

**6. Estabelecer Objetivos Realistas:**
Estabeleça metas pequenas e alcançáveis para melhorar suas interações sociais. Isso pode incluir se desafiar a participar de conversas em grupos aos poucos ou dedicar tempo para conhecer melhor uma pessoa de cada vez. Celebrar cada pequeno progresso pode ajudar a construir confiança e motivação.

**7. Buscar Apoio Profissional:**
Considerar a ajuda de um terapeuta pode ser extremamente útil. Um profissional pode oferecer um espaço seguro para explorar suas emoções, compreender seus comportamentos e desenvolver novas habilidades sociais. Terapias como a cognitivo-comportamental podem ser particularmente eficazes para trabalhar com ansiedade e dificuldades de relacionamento.

Você já deu um passo importante ao reconhecer suas dificuldades e querer melhorar. Lembre-se de que mudanças significativas levam tempo e que é natural ter altos e baixos ao longo do caminho. Ser gentil consigo mesma e buscar apoio quando necessário pode fazer uma grande diferença. Você tem a capacidade de desenvolver relacionamentos mais saudáveis e satisfatórios, e está no caminho certo ao buscar entender e melhorar sua maneira de interagir com o mundo ao seu redor.

Érica Tavares Psicólogo em Sete Lagoas

30 respostas

3 JUL 2024

Oi Clarisse
Você precisa conhecer a si mesma; você não sabe quem é, qual seu objetivo de vida, não sabe como a sua mente funciona, como e porque ela funciona assim...
Tudo o que você apresentou é resultado de ter se resignado a ser o que os outros queriam: ambiente familiar, educacional, social, religioso... Precisa corrigir isso para poder ser dona de ti mesma, dona das tuas emoções e sentimentos.
Você não nasceu para ser boa aos outros, para não decepcionar os outros... Você nasceu para cuidar de si mesma, para se realizar e ser feliz. É isso que você precisa corrigir na tua vida, aprender a agradar a si mesma e não os outros.
OK que você possa ser flexível em agradar os outros, mas como estratégia para você ficar bem e não para agradar outros.
A Psicoterapia é a ferramenta que pode ter para ser auxiliada a compreender desenvolver.

Abraços

6374 respostas

2 JUL 2024

Olá, Clarisse!!
Eu entendo como você se sente, e quero que saiba que é muito corajoso da sua parte expressar essas preocupações. Vamos refletir um pouco juntas?

Às vezes, nossa percepção de nós mesmos pode ser mais negativa do que a realidade. O que você descreve como grosseria ou insensibilidade pode ser percebido de maneira diferente pelos outros. Vale a pena perguntar diretamente a amigos ou familiares como eles realmente se sentem em relação a você.

Praticar a atenção plena pode ajudá-la a se tornar mais consciente de seus pensamentos e reações em tempo real. Isso pode permitir que você identifique momentos em que está sendo dura consigo mesma ou com os outros, e ajuste seu comportamento de acordo.

A terapia cognitivo-comportamental (TCC) oferece ferramentas para reestruturar pensamentos negativos. Por exemplo, quando você pensa que vai acabar sozinha ou que não vale a pena, tente desafiar esses pensamentos perguntando-se: "Quais são as evidências reais disso?" e "Como posso ver essa situação de maneira diferente?"

Além de tudo isso, trabalhar em habilidades de comunicação pode ajudar a expressar suas preocupações e sentimentos de maneira mais clara, assertiva e compassiva. Isso pode fortalecer seus laços familiares e sociais, reduzindo mal-entendidos.

Neste momento, considerar conversar com um terapeuta pode proporcionar um espaço seguro para explorar esses sentimentos e desenvolver estratégias práticas para melhorar seus relacionamentos e autopercepção.
Lembre-se Clarisse, você está em um processo de crescimento e autodescoberta. Ser gentil consigo mesma e reconhecer seus esforços para melhorar é um passo importante para um futuro mais positivo e conectado.

Espero que você fique bem!
Abraços,
Lúcia Martins

Lúcia Martins Psicólogo em São Paulo

9 respostas

2 JUL 2024

olá, Clarisse, lamento muito por sua dor.

Respondendo ao título da sua mensagem, a resposta é não. Não deve se isolar, pois isso não resolveria o problema.

A sua narrativa me faz entender que há uma questão de desamor (não se ama ou não se acha digna de amor e afeto), o que é bastante angustiante.

A forma que você pensa sobre o mundo e sobre as possibilidades de coisas boas acontecerem reflete apenas um ponto de vista particular, ou seja, não quer dizer que o mundo seja uma "tragédia esperando para acontecer", mas que você aprendeu de algum modo que o mundo é assim.

Talvez uma mudança de ponto de vista seja o indicado para isso. A Terapia Cognitivo-Comportamental tem como foco justamente esta mudança, através de evidências (tem gente que precisa ver para crer). Eu te sugeriria fazer algumas sessões para sentir a diferença e perceber que você vale a pena, como um diamante bruto, que só precisa aparar algumas arestas para mostrar seu real brilho.

Espero ter ajudado um pouco.
Te desejo tudo de bom.

Att,
Rafael Silva
CRP: 06/190178

Rafael Santos Silva Psicólogo em São Paulo

79 respostas

2 JUL 2024

Olá Clarisse. Você não precisa se isolar, se você tem dificuldade em interagir socialmente pode verificar quais são essas dificuldades e assim poder tratar. Ter relacionamentos é importante para nossa saúde mental, não conseguimos viver isolados das outras pessoas. Esse isolamento pode agravar mais os sentimentos de solidão.
É importante lembrar que esses pensamentos e sentimentos podem ser trabalhados, se está percebendo essa dificuldade é fundamental que busque ajuda profissional. Na terapia são trabalhados as habilidades sociais, buscar entender como lidar com suas emoções e como reagir diante da emoção dos outros.
Cléa Andrade

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

467 respostas

2 JUL 2024

Olá Clarisse, espero que esteja tudo bem com você.

Não, você não deve se isolar. Muitas pessoas passam por algum tipo de dificuldade em relacionamentos, sejam eles afetivos, ou simplesmente interpessoais e familiares, e essas dificuldades podem e devem ser superadas com consciência e clareza de onde se quer chegar. Competências socioemocionais são importantes em nosso dia a dia, tais como empatia e resiliência, mas nem todas as pessoas já possuem elas em um nível adequado e satisfatório. Aliás, muitas delas não possuem, e por isso precisam adquiri-las para suas vidas, para que possam melhorar em diversos outros aspectos que sintam necessidades. Com certeza o isolamento não irá favorecer o desenvolvimento delas, mas, pelo contrário, pode cada vez dificultar que você chegue onde deseja chegar, ou seja, melhorar a qualidade de seus relacionamentos. É importante que você tente, aprenda com os erros, e busque se relacionar. Neste momento, um profissional de Psicologia é muito indicado em seu caso. Junto a esse profissional, você terá a oportunidade de criar um caminho para melhorar suas relações, e poderá ter um acompanhamento pessoal desse processo, em um espaço que você pode conversar, falar o que está sentindo, e como estão suas experiências nesse campo. Se desejar, busque esse profissional, e inicie seu processo de psicoterapia. Acredito que isso te beneficiará muito, e pode inaugurar uma nova fase para suas relações interpessoais.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Neto Psicólogo em Natal

987 respostas

2 JUL 2024

Oi Clarisse! Grato por escrever. Ao contrário, você precisa se socializar. Convívio social é necessidade tão importante quanto tomar água, respirar, fazer cocô. Socialização envolve treino, muito treino, com persistência. Toda pessoa com originalidade, harmonia interior, espontaneidade, é altamente interessante. Todos nós, em maior ou menor grau, vivemos sensações de solidão, necessidade de companhia, necessidade do sentimento de pertença.
Seja você mesma, enfrente os desconfortos iniciais, mais pratique esportes coletivos de contato, interaja com turmas de colegas e conhecidos, com certa regularidade, participe de grupos de serviços, estudos, teatro, arte, dança, cultura, dentre outros.
Seja persistente, mais muito persistente. Com o tempo e o treino, você adquirirá familiaridade com essa necessária e importantíssima faceta da vida, que é a troca social.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.