Desistência do profissional

Feita por >Valeu santana · 9 jan 2018 Psicoterapias

É possível um psicólogo ou psiquiatra desistir do paciente? Que não há mais o que fazer? Como percebemos isso?

A melhor resposta 11 JAN 2018

Olá Valeu, isso é algo bastante incomum, pois em 10 anos de clínica nunca desisti de nenhum paciente e nem soube de colegas que fizeram isso. O que ocorre com muito mais frequência é o paciente que abandona o tratamento. Mas se você viveu essa experiência, sugiro que converse com seu terapeuta, pois mesmo que o profissional em algum momento, por algum motivo, não queira mais atender um paciente específico, ele deve encaminhar para outro profissional. Isto sim é um comportamento ético. Ele tem direito de não relevar o motivo, isso vai depender de cada um.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

16 JAN 2018

Embora muito raro, o profissional pode sentir que não tem mais condições de ajudar aquele paciente. Os motivos podem ser vários, desde falta de afinidade, empatia, ou desinteresse donproprio paciente em participar do processo, ou
falta de recursos do próprio terapeuta que não sabe mais como ajudar aquele caso específico. Ele poderá indicar um colega ou liberar o paciente para buscar outro profissional. A terapia é um processo que se concretiza pelo empenho das duas partes, cliente e terapeuta, se não há um bom entrosamento o processo pode terminar em fracasso. É preciso que haja um bom entrosamento e afinação de ambos. Como em qualquer relacionamento.

Ângela Ferreira Batalha Psicólogo em Rio de Janeiro

176 respostas

11 JAN 2018

Olá, em 10 anos de clínica eu nunca "desisti" de um paciente e nunca conheci um colega psicólogo ou psiquiatra que o tenha feito. Na verdade, é muito mais certo do paciente desistir do tratamento, algo que é muito comum, por várias razões. Me pergunto se você coloca essa pergunta porque sentiu que seu terapeuta desistiu de você ou só por curiosidade.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

10 JAN 2018

Olá, Valeu.
Pode ser que por alguma razão o profissional não consiga mais te atender, e ele deve avisar você sobre isso e te indicar um outro profissional, mas veja, que o problema é do profissional e não do paciente.
Se você passou por situação parecida, busque um outro profissional que pode te ajudar.
Qualquer dúvida estou a disposição

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo

547 respostas

10 JAN 2018

Ola Valeu,

Um profissional comprometido com sua atuação não abandona o paciente. Se ele sente-se incapaz de dar o suporte que a pessoa precisa, ele a encaminha para outro profissional que possa exercer esse papel. Independente da queixa do paciente, essa é a orientação que os profissionais recebem enquanto se graduam e compactua com o código de ética de qualquer profissão.

Sinto muito se isso aconteceu contigo.

Espero ter ajudado.

Psicólogo Wallace Jones Psicólogo em São Roque

34 respostas

9 JAN 2018

Olá Valeu,

Penso que antes de sermos psicólogos ou psiquiatras somos seres humanos e cada um têm sua ética. Houve algo parecido contigo? Se houve, não coloque a responsabilidade para si. Como profissionais que ajudam pessoas a refletir e ressignificar problemas, nosso objetivo é estar junto nos momentos de maiores crises de nossos pacientes. Se houve um abandono, busque um profissional mais comprometido.

estou a disposição

Elisa Lengler

Elisa Canellãs Lengler Psicólogo em Florianópolis