Desejaria que minha mãe morrese

Feita por >ana maria · 20 jun 2019 Terapia familiar

Vou tentar resumir.
Minha mãe engravidou de mim e não se casou, meu pai abandonou ela e hoje eu não tenho nenhum contato com ele.
Fui criada por ela e minha avó, em uma situação financeira precária, mal tínhamos onde dormir. Cresci e comecei a trabalhar aos 16 anos, comecei a faculdade aos 18 e ai começou a luta. Mudei de cidade para estudar e comecei morar com meu irmão e minha cunhada, não demos certo. Com um ano, eu já tinha emprego e pensei em morar em uma pensão ou algo do tipo. Minha mãe arrumou uma confusão, pois disse que eu só ficaria se ela viesse, bem, tentei não faze-la vir, não podia manter uma casa, ela só recebia pensão do pai do meu irmão, mas mesmo assim ela veio. Ficamos um ano em uma casa horrível, e meu dinheiro sempre foi para casa.
Quando conseguimos enfim, mudar, eu conheci meu marido(ate então amigos). Começamos a namorar e ai vem o pior. Minha mãe so reclamava, brigava a todo o momento comigo. Se eu ia sair ela brigava e se ele vinha me ver ela saia de perto como se ele fosse um intruso. Vários momentos neste período brigamos e ela se batia, batia a cabeça na parede, já chegou a me prender dentro de casa no horario de almoço do meu trabalho, foi realmente insustentável.
Por fim, não aguentei e resolvi me casar, com 4 meses de namoro começamos a preparar, ela ficou louca, disse que eu estava abandonando ela, por vezes falou que eu não fazia nada por ela. Me casei e depois de um ano tive filho, e a situação não muda.
Recentemente tivemos uma discussão e eu não aguentei, ela vive jogando na minha cara que eu a abandonei, que eu não comprava nada para ela, que eu não fiz um monte de coisas. Falei com ela que eu morro de raiva disso, porque ela me cobra de comemorar ceia de Natal com a familia do meu marido(eu sempre a convido) mas nós nunca nos importamos com Natal, Ano novo eu nem podia sair que ela não deixava. Carnaval nem preciso comentar e hoje ela reclama que só comemoro com ele. Por um tempo eu a chamava para tudo, mas hoje cansei, ela só reclama. Me sinto frustada como filha, paguei todas as contas dela na antiga cidade para ela vir sem dever ninguém, não tinha um real na carteira pq meu dinheiro era para casa apenas. Ela hoje tem um emprego mas só reclama dele.
Me pego pensando sempre que eu queria uma mãe "normal" minha sogra não fica cobrando meu marido assim, que ficasse feliz por mim, poxa, eu sempre corri atras das minhas coisas, eu não tenho culpa dela hoje não ter nada, eu não pedi para ela me colocar no mundo. Eu queria que ela vivesse a vida dela, sem me culpar de tudo. Não tenho vontade de ir a casa dela, não tenho vontade de sair com ela, não tenho vontade de contar nada pra ela, porque eu sei que depois ela vai reclamar de alguma coisa. Não posso falar que eu comprei uma bala que eu sinto um olhar de "PRA MIM NGM COMPRA NADA", eu sou egoísta por em 2 anos que ela veio morar em outra cidade eu ter me casado? Ontem eu desejei que ela morresse pra eu ficar aliviada de não ter que passar por isso. Eu não aguento mais, eu tenho vontade de sacudir ela e falar que ela não foi uma mãe que eu queria que fosse e nem me deu a vida que eu queria ter e eu não fico vomitando isso em cima dela. Eu deixo e sempre deixei ela viver em paz. O que eu faço?

A melhor resposta 24 JUN 2019

Bom dia Ana Maria32! Obrigado por participar. Seu relato reflete um período longo de desgastes. Não é fácil lidar com situações como essa. Tem-se a impressão de que sua mão concentra toda a energia dela em sua pessoa. Também é fácil perceber que a história dela não foi e não é fácil. Será que você não pode ajudá-la a distribuir as energias dela para outras pessoas: netos, irmãos, sobrinhos, amigos, crianças, etc. Por outro lado, certamente um psicólogo a ajudará, em muito, a harmonizar o mundo interno dela. Coloco-me à disposição para outros aprofundamentos. Um abraço: Ary Donizete Machado.

8664 respostas

23 JUN 2019

Boa tarde Ana Maria, respondendo a sua pergunta "O que faço?, após ler tudo que você escreveu observei que o titulo que você escreveu: "Desejaria que minha mãe morresse", indica que a situação entre você duas chegou a nível insuportável, a convivência conflituosa deixa ambas as partes desestruturada.

O que fazer tentar uma convivência pacifica, mudar o modo de se relacionar com sua mãe, fazer tudo diferente do que você vem fazendo, conversar, explicar e dialogar é o caminho.

Posso sugeri terapia para você para resolver essas questões entre você e sua mãe, tem locais que realizam tratamento gratuito procure mais perto da sua casa Universidades, Faculdades e serviços públicos.

Outra sugestão seria você que é a parte mais consciente dos limites em um relacionamento, dizer a sua mãe que não pode invadir a sua vida mesmo você sendo filha dela, desse modo tentar dá limites, explicar que vocês apesar de mãe-filhas são pessoas diferentes, modo de pensar diferente e que, você quer uma convivência pacifica, ter momentos de prazer e felicidade com ela.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador