Minha mãe quer que tudo seja como ela deseja

Feita por >Juliana · 30 mai 2019 Terapia familiar

Minha mãe é uma otima pessoa, otima mãe. Só que ela tem um sério defeito: tudo tem que ser do jeito dela. Tenho 22 anos e até um dia desses ela queria escolher minha roupa, meus sapatos, só ela sabia o que era melhor e mais bonito. Minha irmã fez 15 anos e quem escolheu tudo da festa foi ela. Tudo! Agora é minha formatura e ela quer escolher tudo. Ela nao gosta de ouvir opinião diferente da dela

A melhor resposta 31 MAI 2019

Olá Juliana! Grato pela participação. Sua mãe é uma ótima pessoa, com características que se aplicam a todos. Em outras palavras: As pessoas querem tudo do jeito delas, acham que somente elas sabem, não gostam de ouvir coisas que contrariem seus pensamentos. Mãe porém, "ama" filhos, com uma dosagem de sensação de posse; com o registro histórico da dependência infantil. Muitas vezes não percebe que o filho está amadurecendo, adquirindo experiência. O filho, por seu lado, oscila entre atitudes de autonomia, de dependência. Esse movimento de cuidado por parte da mãe, de luta por autonomia por parte do filho, precisa passar, de certa forma, por essa "crise", para que a mãe adquira convicção de que o filho estará aprendendo a fazer escolhas próprias, diferentes e adequadas ao tempo e à personalidade do filho. É "luta" necessária, boa e propiciadora de crescimento. Espero ter contribuído. Coloco-me à disposição para aprofundamentos. Um abraço: Ary Donizete Machado.

8604 respostas

10 JUN 2019

E desagradável para você conviver com as exigências de sua mãe, e mesmo assim você se permite aceitar suas recomendações. Quanto é desgastante para você realizar os desejos dela e não os seus? Quais benefícios você alcança realizando todos os desejos de sua mãe?
Até quando você deseja realizar os desejos dela? Responda essas perguntas com sinceridade e depois se pergunte. O que eu devo fazer para mudar essa situação? A resposta está com você, o que é necessário é pesquisar dentro de você como fazer.

O melhor caminho para todas as dificuldades é o diálogo, se posicionar como alguém que deseja algo e tomar as rédeas da vida. Você deseja realizar seus desejos ou os desejos de sua mãe?

Pense reflita e escolha o que lhe promove bem estar. O seu jeito é o certo.

Um abraço.

Sandra Reis

Sandra Reis Psicóloga Psicólogo em Belo Horizonte