Desabafo: me sinto inútil e uma péssima filha

Feita por >garota · 3 nov 2022 Abordagem psicológica

Olá.
Tenho 19 anos e me sinto uma fracassada. Não consigo fazer nada direito sem depender dos outros para consertar meus erros.
Não me concentro nos estudos e não tenho competência alguma nem para pequenos serviços preparatórios para o mercado.
Me isolo de todos porque não tenho confiança em mim mesma.
Decepcionei minha mãe, a pessoa mais importante da minha vida, várias vezes. Não sou a filha que ela merece ter.
Seria melhor estar morta. Penso que todos podem superar o luto, mas uma pessoa incompetente e irresponsável ninguém suporta...

A melhor resposta 7 NOV 2022

Oi Garota
Em primeiro lugar, voce não se conhece, não sabe quem voce é, não sabe ainda o seu objetivo de vida, não sabe como a sua mente funciona, como a sua mente se organizou para enfrentar a realidade... precisa saber disso tudo.
Em segundo lugar, voce veio através da sua mãe e veio para se realizar e ser feliz. Não veio para agradar os outros, veio para se realizar.
Em terceiro, o ambiente em que voce veio não permitiu que voce fosse o que a vida queria que fosse... voce teve que se adaptar a eles, se adaptou aos pais, se adaptou à esola, às crenças, à sociedade.
Agora, voce está com 19 anos, é tempo de voce resgatar a si mesma, é tempo de voce ser pai e mãe de si mesma, é tempo de voce recuperar a sua intelig~encia natural, voce a substituiu pelos que os outros queriam. Com 19 anos, quanto por cento é o que a vida queria que voce fosse e quanto por cento é o que os outros queriam que fosse?
Por isso se sente dessa forma... acha que é fracassada, incompetente, é desconfiada de si mesma, sente-se inútil... precisa resgatar-se. Precisa recuperar-se.
Consegue através da Psicoterapia, precisa proporcionar o nascimento de voce mesma, começar a resolver suas dependências, suas carèncias para ser dona da sua vida.
Está no caminho... se deu conta... precisa iniciar a sua caminhada.
Abraços

5817 respostas

23 NOV 2022

Olá, garota! Somos reflexos daquilo que nossos pais passam pra nós. Se você se sente com baixa autoestima, insegura, incapaz, é porque eles não deram ou não passaram o que era preciso: apoio, segurança, confiança. E não estou culpando eles não, eles também tiveram pais que fizeram isso, e os pais desses pais, e assim, sucessivamente. Com a terapia, te ensino a cuidar da tua criança interior ferida, e a não culpar nem endeusar tua mãe, pois também é ser humano falho. Venha entender mais sobre seu funcionamento. Tua mente moldou teu corpo, e portanto, tem teus traços de caráter próprios, e isso faz com que tenha certas atitudes ou passividade perante a vida. Venha descobrir teu modo de agir, pensar e sentir, e tudo isso aí que você vem passando vai mudar, pois conhecerá teus recursos, você está apenas nas dores até então.

Steffany Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

5 NOV 2022

Olá garota,

Obrigada por nos escrever. A passagem da adolescência para a vida adulta é bem complexa e, para a maioria das pessoas, ainda é o tempo em que estão tentando descobrir quem são no mundo, o que desejam fazer. É a fase ideal para tentar, reconhecer os erros, ajustar, seguir em frente. Nem sempre você vai acertar. Precisa descobrir de onde veio essa ideia rígida de que você fracassou, que provavelmente também está associada a uma necessidade de perfeição. Apesar do que as mídias sociais nos mostram, a vida é repleta de erros, tristezas, sofrimento e desafios. Você identifica vários pontos na sua vida que te desagradam e isso já é um começo para mudar. Não vai ser fácil, mas vai valer a pena.
Sobre a concentração para estudos e trabalho, é muito difícil manter a atenção necessária quando nos sentimos estressados e exauridos emocionalmente. Acredito que será de grande valia procurar um acompanhamento psicológico nesse momento. Estamos a disposição.

Cuide-se. Um abraço!

Pâmela Fernandes - CRP 17/3314

Pâmela Fernandes Psicóloga Psicólogo em Natal

64 respostas

4 NOV 2022

Olá garota, sinto muito que você esteja se sentindo assim.
Em alguns momentos da nossa vida é normal nos sentirmos perdidos em qual direção seguir. Mas você não precisa passar por isso sozinha. Pelo seu relato, você apresenta algumas crenças negativas, e isso é possível mudar através do processo terapêutico. Por isso é importante que você procure ajuda profissional, pois assim será possível entender o que levou você se sentir assim, o que tem mantido você nesse processo e principalmente desenvolver estratégias para ressignificar tudo isso. Conte comigo para te ajudar nessa jornada. Espero ter te ajudado.

Elaine Oliveira Psicólogo em São Paulo

8 respostas

4 NOV 2022

Olá Garota! Obrigado por escrever. O que você descreve é muito comum aos dezenove anos e reflete determinado gargalo de complexidade da nossa vida cultural, que exige, mais ou menos nessa idade, muitas habilidades e desempenhos. Acontece que essas muitas exigências são ideais, não são reais. Ninguém consegue atender a todas. Vá devagar. Isolar não ajuda, autoconfiança, poderemos te ajudar a melhorar. Cabe observar que se é ruim ter falta de autoconfiança, é muito ruim, ter ilusório excesso de autoconfiança. Decepções, em certa, medida, todos nós acabamos por gerar para nossos pais e demais próximos. Certamente, por seu jeito de escrever, você está com rigorosa cobrança e exigência consigo mesma. De grão em grão, a galinha enche o papo, da mesma forma, nós, concentrados em melhorar uma coisa de cada vez, por menor que seja, estaremos nos aperfeiçoando.
Poderá ser muito útil você passar por um psicólogo especializado em orientação ocupacional de forma a integrar melhoras na autoestima, na organização do tempo, nas técnicas e estratégias de estudos.
Estaremos a disposição.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. É preciso respeitar as instituições.

8607 respostas

4 NOV 2022

Olá Garota
Sinto muito que esteja se sentindo assim.
Você apresenta muitas crenças negativas e distorcidas (generalizadas) de si mesma e podem não ser verdade como acredite, por mais que pense que são completamente reais.
É muito importante procurar por acompanhamento psicológico, para identificar esses pensamentos distorcidos e reestruturar, além de desenvolver mais autoeficácia.

Espero ter ajudado
Qualquer coisa me chame no chat.
Abraços

Luara Dal Rovere Psicólogo em São José do Rio Preto

64 respostas

4 NOV 2022

Bom dia!
Seu processo terapêutico provavelmente deve se organizar com a dessensibilização das crenças negativas que tem sobre si mesma. E também criar recursos para estar autoconfiante frente as situações. Percebo que boa parte do que relata está vinculada a traumas de natureza complexa. O #EMDR como abordagem psicológica poderá lhe ajudar. Por isso, procure um profissional da psicologia para lhe ajudar processar todo essas questões que tanto atrapalham seu desenvolvimento. Boa sorte!

Roberly Freitas Vaz Psicólogo Psicólogo em Goiânia