Por que me sinto inútil?

Feita por >Tatiane · 19 mai 2022 Autoestima

Perdi meu emprego, pq não sou mais útil, meu suposto marido não me ama, na verdade nunca amou ficou comigo pra mostrar pra ex dele que não estava sozinho, me usou me fez confiar e investir nele e num relacionamento que era visível, que não teria futuro, ajudei ele a comprar um apartamento, fiz dívidas, ajudei a reformar tudo mas agora perdi meu emprego não tenho mais dinheiro então perdi o valor. Fez eu sair do meu emprego de 10 anos, disse que eu estava ficando louca e isso estava atrapalhando nosso relacionamento, fiz o q ele pediu e hj estou desempregada, sem dinheiro, sem ter onde morar e com 2 filhos sem pensão; para casa da minha mãe não posso voltar a morar pq minha irmã mais velha não me aceita e não aceita meus filhos, seempre que pode me humilha e desfaz de mim. Vou fazer 40 anos e não tenho casa, nem emprego tô sem expectativa de vida e muito muito cansada de ser usada pelos outros, só gostam de mim quando tenho algo à oferecer e quando acabam com tudo q tenho me descartam como um objeto velho e inútil. Tá muito difícil continuar neste mundi, onde vc vale o q tem onde não tenho valor pq não tenho mais nada à oferecer

A melhor resposta 21 MAI 2022

Tatiane, você está assumindo uma posição de vítima, que nada pode fazer pela sua vida, como se sua felicidade dependesse da bondade dos outros. Você deixou que ultrapassassem seus limites e isso só acontece quando nós mesmas não respeitamos nossos limites, fazendo mais pelos outros do que por nós. Você precisa entender em Psicoterapia por que está fazendo isso e começar a tomar o controle da sua vida, saindo desse lugar de vítima e assumindo a responsabilidade por suas escolhas. Ainda há muita coisa a ser vivida e quanto antes você começar, mais aproveitará.

Tainá Sampaio Psicólogo em Salvador

53 respostas

2 JUN 2022

Oi Tatiane...seja bem-vinda,

Na verdade as pessoas só fazem conosco, o que permitimos, talvez tenha que trabalhar a questão da auto-estima e amor próprio, entender o porquê dessa necessidade de ter que fazer tudo pelos outros. A sensação de inutilidade é justamente por não ter feito nada por você.

Busque ajuda....Estou a disposição.

Anônimo-401764 Psicólogo em São Paulo

12 respostas

25 MAI 2022

Oi Tatiane,

Você precisa de ajuda para resgatar sua autoestima e amor próprio. Procure terapia isso vai te ajudar a buscar o seu real valor, e valorizar o que, e quem realmente deve ter valor.
Estou aqui para te oferecer um espaço de acolhimento e escuta terapêutica, agende um horário, será um prazer atender você.
sucesso em sua jornada.

Anônimo-401764 Psicólogo em São Paulo

12 respostas

23 MAI 2022

Olá, Tatiane!!! Que bom ler a sua escrita e poder oferecer acolhimento à sua angústia!

Você está sentindo-se desamparada, descartável, e muito confusa em relação à sua realidade!
Estes momentos podem ser ótimas oportunidades para grandes transformações!!
Mantenha-se próxima a sua rede de apoio, busque por ajuda profissional e lembre-se que você não está sozinha!
Ao mesmo tempo que li sua dor, também enxerguei uma mulher sensível, doadora, trabalhadora, e que talvez esteja precisando de ajuda para se priorizar e valorizar as próprias necessidades para criar uma vida significativa!!
Como você se enxerga? Você é lugar de prioridade na sua vida?

Com afeto,
Psicóloga Marina Heluy.
CRP: 04/59981

Marina Heluy Máximo Marques Psicóloga Psicólogo em Varginha

41 respostas

20 MAI 2022

Oi Tatiane...
Tens uma ótima percepção de voce, constatou a realidade. Parabéns!
Pois agora, só falta voce começar a não mais ser usada; voce se deixou ser explorada, usada até agora... mude as regras a paritir de agora. Use voce os outros, use seu marido, explore ele, seja inteligente, use a malícia.
Ele não fez isso porque é ruim... voce que se ofereceu para servir com este papel.
Agora, com responsabilidade, precisa se corrigir, precisa se colocar de forma a focar o seu bem estar, a sua felicidade.
Vai precisar de Psicoterapia... não vai conseguir sozinha!
Abraços

5817 respostas

20 MAI 2022

Oi Tatiane! Que bom que você escreveu! Tua história é história de lutadora. Você se reorganizará. Quem teve um emprego de dez anos, vivendo história de trabalho cooperativo e harmônico, nunca esquece isso e os empregadores sabem disso. Logo você conseguirá novo trabalho. A questão da tua situação com teu marido e a vinculação e responsabilidade com os dois filhos não ficou clara, mas há a necessidade de construir a melhor solução possível.
O grande marido (namorado) de uma pessoa é e precisa ser ela mesma. Assim você se reorganizará. A outra pessoa me amar é bom, mas é uma possibilidade. Eu me amar é uma necessidade.
Certamente, como você e eu, há muitas pessoas que valorizam e priorizam o afeto, a qualidade dos vínculos, acima e antes do dinheiro.
Converse com as pessoas maduras, sensatas, confiáveis, harmônicas, de teu círculo de relacionamentos, para que elas te ajudem a ponderar construção de caminhos. Não fique isolada.
Certamente você construirá soluções.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue estão vigentes: há muitos falsos políticos, mais falsos religiosos ainda - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento, falsos defensores da família - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, Tvs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Enriqueça o afeto e evite aglomerações e criadouros da dengue.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional