Criança de 3 anos ficar mexendo no pênis e se esfregando no chão?

Feita por >Honna · 16 jul 2024 Psicologia infantil

Meu filho de 3 anos começou a mexer no pênis e esfregar no chao, só quer ficar nú, estou em choque e preocupada não sei o que fazer.

A melhor resposta 17 JUL 2024

É importante lembrar que a sexualidade infantil é diferente da sexualidade adulta e não deve ser interpretada de forma negativa, então esse tipo de comportamento é comum em crianças pequenas e faz parte do desenvolvimento saudável da sexualidade infantil. Na idade de 3 anos, a criança está descobrindo seu próprio corpo e explorando sensações físicas. O ato de se tocar e ficar nu é uma forma natural de curiosidade e de conhecer o próprio corpo.
É fundamental que os pais abordem o assunto de maneira tranquila e sem repreensão, pois a reação exagerada pode gerar sentimentos de vergonha e culpa na criança.
Tente conversar de forma clara e simples com a criança sobre a importância da privacidade e dos limites socialmente aceitos, explicando que determinados comportamentos são adequados apenas em casa. Além disso, é fundamental estabelecer regras e rotinas que ajudem a criança a entender as diferenças entre público e privado.

Caso o comportamento persista ou se torne problemático, é aconselhável buscar orientação de um psicólogo infantil para avaliar a situação e fornecer orientações adequadas. É importante que os pais permaneçam calmos e pacientes, transmitindo segurança e apoio à criança nesse processo de descoberta e aprendizado.
Espero ter ajudado, abraços.

Denis Yuji Sugita Psicólogo em São Paulo

23 respostas

25 JUL 2024

Bom dia Honna.
Obrigada pelo seu contato.
A criança está em plena fase de desenvolvimento e conhecer o seu próprio corpo faz parte deste processo.
É preciso conversar com a criança sem críticas ou apontamentos de cunho sexual para não deixa lá envergonhada. Como também saber que as crianças repetem comportamentos e é importante ficar atenta.
Iniciar uma conversa com um terapeuta infantil vai ajudar muito a família a entender sobre este desenvolvimento e acompanhar a adequadamente este processo com a criança e sua família. Ok
Espero ter ajudado.

Elisabete Ferreira Gomes Pereira Psicóloga Psicólogo em Guarulhos

130 respostas

18 JUL 2024

A criança não se manifesta apenas pela fala, mas principalmente pelo brincar, incluindo as brincadeiras de manipulação genital, pois é entre os 3 e 6 anos que esta fase do desenvolvimento se inicia. Os adultos acham inconveniente, às vezes fingem que não estão vendo algum comportamento de cunho sexual, mas é importante distinguir o que faz parte do desenvolvimento humano e o que pode estar refletindo um abuso ou uma erotização precoce, advinda inclusive do acesso da criança as mídias sociais, por exemplo, pois crianças gostam de imitar adultos. É importante o adulto atentar sobre o que representa uma fase de desenvolvimento normal, que permita a criança se manifestar sexualmente com segurança, ao mesmo tempo que oriente a criança sobre atitudes que podem ou não podem, conforme sua cultura, sempre com calma e firmeza, a fim de não causar traumas. E se notar comportamentos que extrapolem esta fase, fugindo do esperado, procurar por ajuda profissional.

Ana Candida de Campos Machado Psicólogo em São Paulo

1 resposta

18 JUL 2024

Olá, Tudo bem? Meu nome é Maikon e a minha resposta segue assim.

Primeiramente, antes de falar sobre o caso clinico, devemos fazer uma avaliação para ter um diagnóstico preciso, sobre, qual o desejo desse corpo? o que pode esta movendo ele a ter essa descoberta ? É normal ou anormal ?

Segundo, a responsabilidade dos pais, cuidadores, não é julgar, mas acolhedor, saber ouvir, conversar, antes de tomar atitude inesperada, como brigar ou colocar de castigo, pois poderia causar frustações futura na sexualidade do individuo.

Podemos da exemplos para deixar um pouco mais claro do que poderia causar, como; a existência da relação natural com o corpo da criança, a circunstância de situações que podem ser aprendida no meio que estão inseridas, dentre outros.

O mais certo é procurar um psicólogo para ajudar nesse processo de conhecimento do seu filho, que não deixa de ser uma fase repleta de transformações.

Maikon Duarte Santos Psicólogo em Vitória da Conquista

2 respostas

17 JUL 2024

Olá Honna! É compreensível que você fique preocupada, mas o modo como as crianças lidam com o corpo e principalmente com as partes íntimas é bem diferente dos adultos. Tente conversar com ele no sentido de explicar que esse tipo de comportamento não deve ser feito em público, e também é importante perguntar o por que dessas atitudes, sem julgamento para que ele possa poder falar sobre isso com você sem preocupações. Um abraço.

Isabéla Pereira Psicólogo em Belo Horizonte

1 resposta

17 JUL 2024

Apesar de ser normal, nesta fase ele descobre que tocando no pênis, sente sensações diferentes do que se tocar em outras partes do corpo. Mas ele não associa como sexo, apenas sente diferente. Desloque a atenção dele para outras coisas, outras brincadeiras, jogos que ele goste e sinta prazer. Lembre-se de que a criança sempre está envolvida com brincadeiras que lhe dão alegria, prazer.
Este mexer no pênis não tem nenhuma conotação de sexo e não deves proibir, deves doslocar a atenção e a brincadeira dele...
O choque e a preocupação tua é por conta do teu preconceito e sensura moral.

6349 respostas

17 JUL 2024

OLa Honna,
Bom dia,
Todos os dias, as crianças estão descobrindo novas formas de interação com as pessoas a sua volta como com o próprio corpo. Normalmente, elas são muito espontâneas e criativas, não apresentando as mesmas barreiras emocionais e expressivas que os adultos possuem. É muito comum, os pais se assustarem com os filhos que intuitivamente apresentarem comportamentos inesperados e até mesmos comportamentos “ditos tabus” para determinados ciclos familiares o que geralmente pode ser recebido com angústia e nervosismo pelos pais ou familiares próximos.
Busque cuidar do seu filho com amor e paciência. Não seja excessivamente reativa ou protetiva aos comportamentos dele. A criança pode se identificar com os comportamentos inadequados caso ela sinta que esse comportamento apresente alguma função, mesmo que negativa, para atrair a atenção para si. Crianças pequenas apresentam facilidade de captar a linguagem não verbal, pois elas são muito perceptivas. Por isso, a importância de se manter a calma com linguagem simples e clara para interagir principalmente com esses comportamentos.
A sexualidade infantil está em formação e aos poucos a criança vai descobrindo o corpo e algumas zonas erógenas que dão prazer e isso deve ser respeitado pelos pais e nunca punidos como se fossem errados. Deve ensina-la sobre a importância do privativo e tenha em mente que muitos comportamentos são apenas passageiros.
Ser mãe é uma aventura rumo ao desconhecido que habita no seu filho e principalmente no desconhecido que habita em vc mesma. Nem sempre vc saberá o que fazer e isso não é um problema. Tenha certeza que o seu filho lhe trará muitos desafios emocionais e comportamentais, busque olhar para isso de forma positiva, sempre como uma oportunidade de crescimento emocional para ambos.
Espero ter contribuído,
Um grande abraço.

Angela Dias Campanha Psicólogo em São José do Rio Pardo

48 respostas

17 JUL 2024

Bom dia, Honna! Obrigado por escrever. Em termos gerais, acontecendo isso com uma criança de três anos; sendo algo recente, provavelmente, por outros estímulos como: cores, formas, desafios físicos, curiosidades, ele poderá focar em questões próprias de outras descobertas de mundo. Por outro lado, pode ter ocorrido, com ou sem sua percepção, algum direcionamento para essa sensibilidade corporal, de forma inadequada. Caso você tenha essa suspeita será importante você refletir mais aprofundadamente com a assessoria científica de um de nós, psicólogos. Cabe sempre observar que uma criança ocupada com motivadores adequados que exijam outras posições corporais e mobilidade diferente, não poderá persistir nessa repetição comportamental. Uma criança de três anos, jamais pode definir o que quer e o que faz, quando isso não envolve adequação evolutiva.
Estarei a disposição para aprofundamentos.
Abraços!

9307 respostas

17 JUL 2024

Olá Honna, tudo bem?
Primeiramente, é natural que você fique preocupada ao notar comportamentos novos e inesperados em seu filho, mas é importante lembrar que a exploração do próprio corpo é uma parte normal do desenvolvimento infantil.
Segundo, algumas dicas que podem te ajudar nessas situações: mantenha a calma, crianças pequenas muitas vezes experimentam seu corpo e suas sensações de diversas maneiras e que podem gerar estranheza para os adultos, mas vale ressaltar que isso geralmente faz parte de um desenvolvimento saudável.
Tenha conversas com ele, ensinar seu filho sobre privacidade e que tem momentos apropriados para estar nu, explicando de forma simples que certas partes do corpo são privadas e que não devem ser mostradas ou tocadas em público. É importante estabelecer regras, defina regras claras sobre quando e onde é aceitável estar sem roupa.
Se caso você continuar preocupada porcure profissionais adequados, pediatras e/ou psicólogos que possam te fornecer mais informações e orientação sobre como lidar com esses comportamentos.
Caso precise, estou à disposição.

Marília Figueiró Bueno de Oliveira Psicólogo em Ribeirão Preto