Como voltar a confiar no parceiro e como não ser dependente nele?

Feita por >Larissa · 18 ago 2023 Abordagem psicológica

Eu e meu namorado nos conhecemos a um certo tempo, porém começamos a namorar a 1 ano e 7 meses. Desde então tem havido muitas brigas desgastante, começou a primeira vez quando eu desejava um pouco mais da atenção dele e não tinha, tentei conversar com ele mais acabou em discussão, depois ocorreu que ele sumiu do WhatsApp e voltou 3 da manhã bêbado e agindo como se tivesse feito algo bom. Eu tentei relevar várias coisas por ama-lo, até que resolvemos criar uma conta para nosso futuro ou para quando fizéssemos 1 ano de namoro. Eu era muito fiel aos depósitos, até que quando fizemos 11 meses de namoro eu percebi ele estranho, foi quando ele disse que usou o dinheiro todo para ajudar um amigo sem me comunicar. Nao para por aí, achei muito estranho, então investiguem e descobri que ele usou o dinheiro para si mesmo e mentiu para mim. Desde então não consigo acreditar ou confiar nele, toda vez que diz fazer algo não acredito, e isso tem me machucado, já tentamos resolver, só que toda vez eu jogo na cara o erro dele e ausência em minha vida, o que eu faço?

A melhor resposta 21 AGO 2023

Oi Larissa, espero que esteja bem!
Seria bom vc olhar com atenção pra essa relação.
Se já houve tentativas de alinhamento, conversas e nada mudou, mostra que ele não está tão comprometido com a relação como vc. E ele já mostrou que não vai mudar.

Não acho que esses comportamentos dele, que vc se refere, são estranho. São desrespeitosos! Difícil ter confiança sem isso, confiança é construção.

A pergunta desse ser: o que sustenta essa relação onde não há diálogo , não há atenção, não há respeito...

Vc precise confiar mais em vc!

Karen Rossato Psicólogo em Londrina

3 respostas

20 AGO 2023

Oi Larissa.
O que você faz???? O que você quer com ele? Sofrer? Ou construir uma vida?
Ele já demonstrou quem é!
Vai confiar nele ainda?
Acha que ele vai mudar?
Quem escolhe é você... só saiba que cada escolha tem suas consequências pelas quais é responsável.
Abraços

5817 respostas

19 AGO 2023

Olá Larissa! Obrigado por escrever, obrigado por perguntar. Não temos que confiar nas outras pessoas, precisamos confiar em nós mesmos. Namoro é experiência, em sociedade complexa como a nossa, por aproximadamente umas cinco vezes, até aproximadamente vinte e sete anos, mais para se conhecer, amadurecer. Deve ser secundário a trabalho turmas de colegas e conhecidos éticos, a estudos sérios a grupos de estudos, teatro, arte, cultura. Essas últimas ações, com mais importantes, prioritárias, nos permitem entender melhor a cultura, a natureza humana e daí por diante, errarmos menos, estarmos preparados para lidar
com as convivências, dosando e controlando expectativas, driblando as dificuldades.
Não confie em seu namorado, confie em si. Negocie convivência recíproca e madura com o próximo namorado.
Não tenha medo, valorize-se. Cada pessoa, estando com harmonia interior espontaneidade, bom senso, se faz muito interessante.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.