Como vocês classificam isto?

Feita por >mKstro · 30 mar 2022 Desenvolvimento pessoal

Bom dia! Eu gostaria de saber se tenho que procurar ajuda profissional para resolver problemas do passado e do futuro. Sinto ódio do passado das pessoas que me relaciono (da ex mais recente), porém do meu passado eu nem lembro. tenho medo de não conseguir ser alguém, ter uma profissão embora eu seja professora! Quando estou sozinha me sinto feliz, e quando estou em um relacionamento me sinto presa, mas não consigo terminar pois tenho medo que a pessoa ache alguém melhor do que eu. Não conto nada disso para ninguém e aparento ter a imagem de uma pessoa muito bem resolvida e um pouco narcisista. Oque devo fazer? Aguardo respostas...

A melhor resposta 1 ABR 2022

Olá, mKstro.

Li seu relato com muita atenção. Não sei seu nome, estou usando o apelido que usaste. Você nos escreve falando de seu sofrimento quanto ao fato de ter vivenciado relações no passado quais você sente ódio. Ainda que não lembre dele, com exatidão. Atualmente, você se percebe feliz enquanto sozinha, mas, quando se relaciona com alguém é como se estivesse presa. Você chega a pensar em terminar, mas, o medo toma conta de ti, pois a pessoa pode encontrar alguém que seja melhor que você. Por falar em medo, há insegurança quanto a sua profissão. Por fim você também acredita passar uma imagem de pessoa resolvida e narcisista.

Acredito que esperas de fato um conselho e qualificação "um rótulo" uma afirmação categórica quanto a um adoecimento. Contudo, acredito que apenas você possui o discernimento para saber daquilo que te conduz ao sofrimento e em que grau. O passado, não é um tempo cronológico apenas, ele está aqui, agora, fazendo presença em todos nós, somos a própria experiência. Há algo na sua que lhe foi muito difícil, e que talvez, invada as experiências atuais. Imagino o quanto deve ser difícil para ti. Mas, a resposta que você quer, precisa vir de ti. Em contrapartida também acredito na sua capacidade latente de encontrar alternativas para evoluir, sempre. Se me permite, posso lhe sugerir, se for de sua vontade, psicoterapia. A psicoterapia é um processo. Quem sabe no processo, você se percebendo, se reconhecendo, não encontrará uma boa alternativa para melhor conduzir as suas vivências, sentidos, sentimentos, vontades e aplicar à seu jeito de estar no mundo.

Hugo Henrique Carvalho de Souza
Psicólogo
CRP02/24947

Hugo Henrique Carvalho de Souza Psicólogo em Recife

71 respostas

5 ABR 2022

É claro que voce precisa procurar ajuda; precisa fazer Psicoterapia para resolver estes problemas;
É claro que não lembra do seu passado, embora ele sempre volta porque são coisas que estão gravadas no emocional e que diante de acontecimentos atuais conecta com estes sentimentos; mas conecta porque querem ser resolvidos e voce não cresce enquanto não resolver etas coisas. Por isso, sempre voltam.
OK que não conta para ninguém, até para não ser julgada, mas precisa de um profissional que te ajude a entender porque está acontecendo estas coisas. Voce está sofrendo e precisa de ajuda para tirar esta dor. Como professora, voce passa para os alunos aquilo que sente dentro. Conseguiria ser muito mais efetiva na profissão, se resolvese estas coisas afetivas.

5864 respostas

1 ABR 2022

Olá! Comece a pensar porque sente ódio do passado dos outros, a vida é do outro, e passado é algo que não se pode mudar, já aconteceu. O que isso interfere na sua vida? Você fica com raiva do que o outro viveu?
Busque a terapia, vai te ajudar com todas essas questões que relata aqui.
Fico à disposição
Cléa Andrade

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

31 MAR 2022

Ola!
Deve procurar terapia vai te ajudar muito
Estamos a disposição

Anônimo-390422 Psicólogo em São Paulo

171 respostas

31 MAR 2022

Bom dia.
O fato de não se recordar do passado mostram vivencias desagradáveis que só podem ser descobertas em um processo terapêutico, sem contar estas duvidas que você traz no seu relato inicial, durante o processo terapêutico você terá a oportunidade de entrar em contato com esses sentimentos e poderá aprender a lidar com eles de forma racional, não se cobre tanto e sim procure ajuda profissional.

Se preferir fico a disposição para juntos podermos desembaraçar esses "nós" emocionais que trazem sofrimento a você

Claudio Benhame Psicólogo em Santo André

30 respostas

31 MAR 2022

Olá MKstro! Grato por perguntar. Sim. O local do ódio está em você. Embora direcionado a outras pessoas, ele acontece em você, pune a você. Não há pessoas melhores ou piores, há pessoas diferentes, pessoas em harmonia, pessoas sem harmonia, estágios diversos de amadurecimento. Tua autoestima está muito vulnerável. Certamente você precisa vir a nós, psicólogos, com mente aberta, persistência, disciplina e regularidade. Será muito enriquecedor.
Estaremos a disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, maioria de falsos políticos, grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Pondere o uso da máscara! Higienize-se! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico!

8689 respostas

31 MAR 2022

Olá
Temos algumas contradições aí que me parecem interessantes: por que não me sinto bem no relacionamento, mas não gosto da ideia do termino ou de ele encontrar outra pessoa?

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

911 respostas

31 MAR 2022

Boa noite mKastro
Seria muito bom que iniciasse uma terapia para entender melhor sobre o teu passado e o que está influenciando no teu presente.
Psicologa Andreia Maria Duarte de Oliveira

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre