Como se separar sem causa danos psicologicos ao filho?

Feita por >Jordan · 18 jan 2023 Abordagem psicológica

Estou num casamento a 10 anos e mais 5 de namoro, mas eu e minha esposa quase nao estamos tendo relacoes sexuais, as vezes ficamos mais de 3 meses sem fazer sexo e so fazemos algo quando ela toma umas bebidas e fica um pouco mais alegre. Esses dias peguei mensagens dela pra uma amiga o qual dizia que só estava comigo por causa de condicoes financeiras e quem ela realmente gostava era o seu primeiro namorado. Quero me separar mas penso muito no meu filho. Qual melhor caminho a seguir para nao causa muito problema para meu filho?

A melhor resposta 19 JAN 2023

Olá Jordan! Que pergunta interessante! Os fundamentos para a separação que você escreveu alertam para a necessidade de cuidados. Primeiro: a mãe do seu filho é a melhor mulher e mãe que existe, para a vinculação dele com ela e você. Respeite essa necessidade dele. Para você, sua mãe também é mulher essencial. Você não se casou com ela por obrigação. Nem você, nem ela precisam ser transformados de positivos em negativos. Precisam ser respeitados como seres humanos, com qualidades e defeitos, mas que são pais juntos, por isso, precisam interagir com orgulho e respeito pela vinculação que vocês espontaneamente, livremente, organizaram. Precisam de forma leve, fácil, serena, amorosa, interagir com o filho com alegria, sem dificultar a vida, um do outro.
Essas posições exigem amadurecimento, respeito e orgulho pelas próprias escolhas e o principal produto delas, que é o filho.
Há muito mais a falar, que geraria, nesse local texto muito longo.
Estarei a disposição.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Quem apoia terrorista, primitivo, bárbaro, se faz um deles.

8654 respostas

21 JAN 2023

Olá Jordan, espero que esteja tudo bem com você.

A sua preocupação com seu filho é muito louvável, pois um bom desenvolvimento infantil requer o envolvimento de ambos os genitores nos cuidados com o filho, ao longo de toda a vida, até sua completa autonomia. Podemos refletir se realmente não existe alguma forma de você encontrar um bom diálogo com sua esposa para tentarem conduzir o casamento de vocês de uma maneira mais satisfatória para ambas as partes. Em relacionamentos longos como esse, é importante que o espaço de diálogo esteja sempre aberto para que se possa discutir formas de conduzir a relação que possa ser favorável para os dois. Caso isso realmente não seja possível, a compreensão a ser buscada é que saúde emocional de seu filho com a separação vai ser diretamente proporcional a qualidade da relação entre você e sua esposa em um contexto de separação. Perceba que todo o arranjo familiar vai mudar, e por isso é necessário que vocês dois estejam ainda mais alinhados na compreensão de que precisam ser responsáveis afetivamente e emocionalmente pelo desenvolvimento de seu filho. Geralmente esse é o ponto mais delicado em casos de separação, que vai exigir maturidade, consciência e respeito, por parte de vocês, que são responsáveis pela educação e pleno desenvolvimento de seu filho. Se vocês tiverem uma boa relação, mesmo separados, com sinergia, e conduzindo a educação e as vivências de seu filho para objetivos em comum, vivenciando alguns momentos em conjunto, mesmo separados, então a probabilidade de seu filho sentir a segurança afetiva e emocional para que ele experimente um bom desenvolvimento, aumenta consideravelmente. Seu filho, apesar da separação, deve sentir que pode contar com vocês caso precise, nos momento de dificuldade, e deve sentir que, tanto você quanto sua esposa participam da vida dele, de maneira igualitária. A boa relação entre você e sua esposa será fundamental para que esse novo arranjo não cause problemas para seu filho, em seu crescimento. Caso sinta necessidade de um acompanhamento com um Psicólogo, o processo de psicoterapia pode te ajudar a compreender esse novo contexto, e te ajudar com eventuais dúvidas ou questões que podem surgir, oferecendo o apoio necessário para conduzir essa fase da melhor maneira para todos os envolvidos. Por isso, se sentir necessidade, busque um Psicólogo para te auxiliar com essa questão. Todos iram se beneficiar.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

916 respostas

20 JAN 2023

Olá Jordan.
Sugiro terapia de casal, se não há mais amor, o melhor é uma separação amigável.
Quando os pais se separam, em comum acordo, os filhos não sofrem.
Estou à disposição para ajudar.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

664 respostas

19 JAN 2023

Olá Jordan. Imagino que esse processo deva parecer um pouco confuso para você então que bom que está buscando informação.
Separação é algo complexo para os adultos que dirá para as crianças, então sua preocupação é compreensível. Mas é importante ter em mente que as vezes é melhor para uma criança ter pais separados com uma boa relação do que pais em relações que não sejam saudáveis.
Não sei a idade do seu filho mas de forma geral para minimizar os impactos da separação acredito que o principal seja fornecer acolhimento para ele, o escutando com carinho e demonstrando apoio emocional. Outro ponto importante é evitar discussões e falar mal, ou criticar a mãe na frente dele e buscar ao máximo possível uma convivência harmônica.
E caso esteja muito dificil para você ou para ele pode ser importante buscar terapia.

Daniela Nunes Tavares Psicólogo em Três Rios

2 respostas

19 JAN 2023

olá! você precisa de ajuda? Então agenda sua consulta comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém