Como saber se explicar?

Feita por >Ingrid · 15 jul 2022 Abordagem psicológica

Eu conheci uma pessoa que eu estou gostando muito dela, mas ao mesmo tempo sinto que devo me afastar, sinto um embrulho no estômago e vontade de fugir. Eu não consigo explicar essa sensação, é horrível sentir isso é como se eu quisesse muito estar ao lado dela mas que ao mesmo tempo tenho que me afastar...,o que devo fazer?

A melhor resposta 16 JUL 2022

Olá, Ingrid
Estar numa relação exige entrega, exige mostrar muito de mim ao outro, exige confiança. Essas questões podem estar relacionadas ao teu passado, que quando mal resolvido, se mostra presente. Pode haver um sentimento de medo, ansiedade ou algo só tipo que cause essa "esquiva", por isso sugiro o acompanhamento com um profissional, assim será possível abordar todos esses assuntos e assim vocês podem juntos encontrar uma saída.
Boa sorte no teu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

956 respostas

7 AGO 2022

Olá Ingrid,
Taltam dados para poder afirmar coisas relacionadas.
Tudo depende dos sentimentos, do que teu corpo registra.
Pode ser indicativo de se afastar, que ela não seja de vantagem para voce ou
Pode ser que voce deva investir nela, que ela provoque mudanças significativas em ti , mas que teu ego te alerta porque vai sofrer... porém, toda a mudança é incômoda.
Poderia ser mais específica sobre esta pessoa?

6395 respostas

18 JUL 2022

Olá Ingrid, espero que esteja tudo bem com você.

Você está experimentando sentimentos contraditórios que estão te deixando confusa em relação suas ações e as suas vontades. Primeiramente é preciso entender que estas questões, pelo breve relato que fez, são exclusivamente de sua parte, e não dizem respeito a pessoa com quem você está se envolvendo no momento. Um processo de psicoterapia com um Psicólogo, com o objetivo de trabalhar exclusivamente esses sentimentos que estão te deixando confusa, pode te ajudar muito a entender o que se passa dentro de você, e te por em contato com uma compreensão maior destes sentimentos, e de como eles podem ser contextualizados dentro daquilo que você espera para um relacionamento afetivo. Acredito que esse tipo de autoconhecimento obtido em uma psicoterapia, pode te ajudar também para seu desenvolvimento futuro, ao longo de sua vida.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!
Um abraço!

Clóvis Neto CRP 17/1518
(Atendimentos on-line)

Clóvis Neto Psicólogo em Natal

992 respostas

16 JUL 2022

Olá Ingrid! Obrigado por citar. Os sintomas que você relatou, no contexto citado, implica alto grau de insegurança , ansiedade. Será prudente você amadurecer mais, antes de namorar outra pessoa, melhorar a autoconfiança, conceber-se como alguém que deve ter outra pessoa. As explicações, na maior parte das vezes, não estão nas palavras, estão nas atitudes, nos contextos, nas expressões corporais, nas emoções, na respiração, no olhar. A turma de colegas e conhecidos, a prática de esportes coletivos, os estudos consistentes, a preparação para o trabalho ou trabalho sério, vão dando corpo de maturação da autoconfiança.
O psicólogo ajuda a direcionar, compreender e abreviar esse desenvolvimento.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos "lideres religiosos" querem é dinheiro, são atores, falsos, comerciantes da fé, opositores do conhecimento. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine criadouros de mosquitos.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional