Como perdoar as mentiras dele?

Feita por >Danielle Macedo · 12 jun 2022 Terapia de casal

Olá me chamo Bia, há um mês atrás descobrir que o cara que eu dava a vida ,me enganou ,mentiu e me traiu tão bem que nunca desconfie dele !
Minha irmã que descobrir por um aplicativo de celular .nessa época eu tava grávida do nosso segundo filho e ele perdia pra sair com os amigos e eu deixava ,pois jamais levaria meus filhos pra beira de bar!
Descobrir que ele teclava com uma menina do trabalho , e no final eles começaram a sair juntos até que terminou no quarto de motel barato .
Ele terminou o caso com ela , mas mesmo assim ficava teclado e falando sobre trabalho, já que a mesma trabalha na mesma empresa que ele .
Quando a verdade veio a tona , ele falou sobre um selinho, aí quando ele percebeu que não tinha mais jeito , ele falou sobre tudo mas, mas sem detalhes.
Enfim todo dia eu penso como ele foi capaz de fazer isso comigo grávida? Gravidaaa DP filho dele ..
Toda vez que nos conversamos sobre isso , ele não gosta de falar detalhes que eu quero saber, fica com raiva e quer ir embora ..
Ele fala que não me merece , não sei se é pra não me encara ou porque não me ama mais ! Só sei que é muito difícil porque eh sou muito bonita e a menina é totalmente diferente de mim .
Fico me perguntando será que ele gostou tanto dela ou fez isso pra se vingar de coisas que ele tem sobre mim e não fala!
Porque eu fiz de tudo por esse homem ..

A melhor resposta 14 JUN 2022

Bia, existem muitos motivos que podem levar uma pessoa a trair. O momento da gravidez e do pós parto tem questões mais específicas relacionadas, porém ninguém pode afirmar porquês sem conhecer a história de vocês e como vocês estavam na época. Esse é um bom momento para procurar terapia de casal, um espaço reservado e seguro mediado por um profissional para que vocês possam conversar sobre isso e esclarecer tudo. Do contrário, pode ser que essa se torne uma experiência não assimilada que só leve a vida de casal de vocês ladeira abaixo. Se desejar ajuda profissional, pode contar comigo.

Tainá Sampaio Psicólogo em Salvador

53 respostas

15 JUN 2022

Oi Danielle Macedo – Bia...
Não se trata de perdoar, se trata de você se dar valor; se trata de você criar e expandir a sua consciência e ter clareza para ti mesma que tipo de relação você quer para a sua vida. Você pode estar provocando esta traição... você pode estar requerendo esta situação para se punir... são coisas que você não tem consciência, mas que vibram em teu emocional.
Então, você precisa antes se ajustar, fazer psicoterapia para ser uma mulher autêntica. Isto te garante melhores escolhas, melhores atrações e afasta de ti elementos que não vibrem a tua energia.
A partir disso, precisa dialogar muito com ele, em muitas conversas... não para cobrar dele o que eles fez, pois você já sabe, mas para criar intimidade e esclarecer que tipo de relacionamento quer para vocês dois, daquele momento em diante e o que pode acontecer se não cumprirem com o contrato... Por isso que é importante antes que você se resolva e não fique na dependência dele.
Precisa aprimorar o diálogo para expressarem sentimentos e se ele se recusar a expressar sentimentos, peça para ele também fazer Psicoterapia.
Ou realmente ele não te merece; então, já vai tarde demais!
Se ele diz que não te merece é porque ele esconde a verdade de ti, não está sendo leal a ti.
Abraços

5939 respostas

14 JUN 2022

Olá Danielle, espero que esteja tudo bem com você!

É interessante você entrar em contato com teus sentimentos para entender o que você pretende com seu atual relacionamento, tendo em vista tudo isso que aconteceu. O que você deseja com o pai de seus filhos? O que você quer construir com ele? O que você espera para sua vida? Quais são seus objetivos dentro dessa relação? No momento, você está demonstrando muita raiva e indignação pelo que aconteceu. Mas depois que esses sentimentos passarem, você precisará ter consciência qual será a melhor decisão para você tomar, pensando em você e em seus filhos. Quando chegar esse momento, você terá que conversar com o pai de seus filhos sobre a relação de vocês e sobre como será o futuro de vocês. Um Psicólogo pode te ajudar a compreender melhor esse momento que está vivendo, e te auxiliar a tomar a melhor decisão para sua vida, levando em consideração o melhor caminho para todos. Se for possível, e se você sentir necessidade, é interessante você buscar um profissional de Psicologia para que você possa ter suporte profissional sobre este assunto, e sobre todos estes sentimentos que relata.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique tudo bem!

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

939 respostas

13 JUN 2022

Olá Daniela! Obrigado por escrever. Pelo texto escrito, a questão inicial parece não ser perdão ou não perdão. A questão inicial é permitir que a poeira abaixe, que as coisas se acalmem. Você, tendo certeza que fez tudo por esse homem, certamente tem seus registros emocionais, assim como ele também os têm. Será muito importante refletir com calma, dialogo, flexibilidade, compreensão e empatia.
É possível que seja uma experiência, embora muito sofrida, de amadurecimento da parte dele.
Pode ser conveniente você conversar mais profundamente com um psicólogo.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue estão verdadeiras! A maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro, são falsos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.