Como me aproximar da minha mãe

Feita por >Clara · 11 mai 2021 Terapia familiar

Olá, minha situação é que não consigo me abrir com a minha mãe. Já sofri muito por causa desse tópico. Quando eu era mais nova sempre pensava que minha mãe era extremamente autoritária e narcisista, por que não me deixava crescer, não deixava eu ir na casa de amigos, não deixava eu aprender a fazer comida ou até ir no parque de diversões com colegas de classe (mesmo com supervisão dos pais). Mas depois quando fui crescendo, descobri que era pura preocupação e entendi o ponto de vista dela. O problema é que sou muito sentimental com tudo. Fui criada pela minha vó, e minha mãe nunca esteve tão presente quanto esteve nos últimos anos, somos amigas em tudo mas não no lado sentimental então nunca tive oportunidade de me abrir com ninguém além dos meus avós, pois meus pais não estavam presentes na minha infância. Então, ainda mais na pandemia, fiquei muito mais sensível, meus traumas começaram a me assombrar mais do que deviam (até uns que eu não sabia que existiam) e minha mãe vem mostrando repúdio por tudo que digo. Meus sentimentos sempre parecem ser alguma birra, mesmo não sendo mais criança. Eu não vejo ela interagir comigo... por mais que esteja desempregada, e tenha que enviar currículos o dia todo, ela não se cuida, ela fica no celular o dia inteiro, e as vezes é somente no Instagram, vendo stories de blogueiras, enquanto a casa fica mais descuidada que ela. Uma vez, eu encontrei um diagnóstico que ela estava comendo compulsivamente por causa de ansiedade. Eu tento ajudar, eu mostro preocupação por ela, mais do que ela demonstrou por mim quando eu estava com sintomas de ansiedade. Mas tudo que falo não é levado a sério, sinto que ela tem vergonha dos meus sentimentos. Desde pequena, ela esconde o relacionamento dela de mim... um relacionamento de mais de 10 anos, por medo que minha vó saiba, somente por que é avó paterna.
Ela também não é próxima da própria família, e sempre recusa qualquer tentativa de reaproximação. Somente desabafa com pessoas da idade dela. Isso não ajuda nossa relação, me sinto distante dela e muito interesseira quando vou pedir alguma coisa que preciso, até me sinto mal quando ela me dá algo sem eu pedir... eu preciso de ajuda, e sei que ela também, mas não posso pedir ajuda á um psicólogo pois ela acha que é coisa de “louco”. Não sei o que fazer.

A melhor resposta 27 OUT 2021

Oi Clara,
Lendo o que escreveu, tenho a sensação que suas atitudes de dar amor, de cuidar, de ajudar... são preocupações que você gostaria que ela tivesse tido com você. São sentimentos que você tem guardado, (muito possível inconsciente). Talvez ter esse cuidado com sua mãe pode trazer um alivio de acreditar que isso pode aproximar vocês.
É preciso fazer psicoterapia para compreender melhor a relação de vocês.
Se quiser se aprofundar nesse assunto, estou a disposição.
Um abraço.
Rute Martins- Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

13 MAI 2021

Clara,
Penso que esteja colocando peso demais na tua mãe...
Ela já cumpriu com a obrigação dela, te colocando no mundo, te dando a vida e encontrando alguém para te cuidar (teus avós)
Clara, voce veio através dela mas não és dela, Deve sim procurar auxílio, mesmo que seja de um psicoterapeuta para que auxilie nesta busca, nestas respostas que precisas encontrar. Converse com teus avós. É um investimento que estarás fazendo. Depois podes pagar de volta para eles.
Precisa saber quem voce? Quais teus objetivos de vida? Quais teus talentos, tuas habilidades, teus desejos.
Neste momento, a ajuda da Psicologia é fundamental para você.

12 MAI 2021

Olá Clara! Grato por escrever. Seu texto é muito interessante, reflete seu amadurecimento, mudança de posição. Por outro lado, formas de viver consolidadas por anos, são mais difíceis de modificar. Talvez (reflita antes), um ponto de partida possa ser esse texto que você escreveu para nós, psicólogos, ser acessível para a sua mãe.
Certamente ela quer o teu bem, você quer o bem dela. Ao longo da história, no entanto, até aqui, organizaram formas defensivas de interagir. Como os seres humanos, estamos todos em constante construção, aprendendo com as experiências, será muito enriquecedor, promissor, vocês se esforçarem para captar uma à outra, com a mais profunda empatia possível.
Certamente, uma "mão" científica de um psicólogo, deverá contribuir muito.
Antes de qualquer outra questão: parabéns pela busca por interagir melhor e mais ricamente com a sua mãe. Seja persistente, valerá muito à pena. Certamente sua mãe também quer isso. Com jeito, estratégia e técnica, vocês viveram muitos momentos ricos de troca.
Estaremos à disposição para contribuir.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, façamos fechamento total (lockdown) por quinze dias para que obtenhamos os mesmos benefícios que Araraquara, máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.