Como faço para tirar o trauma de minha filha de 8 anos?

Feita por >Jana · 2 jun 2020 Traumas

Faz duas semana que minha filha assistiu a um filme de terror e depois de alguns dias ela começou a ter alguns pensamentos ruim tudo em relação ao filme e sempre colocando ela em algumas situações do filme , tem medo de dormi sozinha , do escuro e ela está brincando e se alguma coisa lembra ela do filme ela vem me falar sobre um pensamento ruim , e vejo que ela fica meio triste com isso , o que poço fazer para ajudar ela ?.. converso muito com ela ...mas quero ver ela a voltar ser uma menina confiante que ela era brincalhona feliz

A melhor resposta 2 JUN 2020

Olá Jana!

O mais recomendado a se fazer, nesse caso, é procurar um acompanhamento psicológico para sua filha. Um psicólogo terá os recursos necessários para lidar com esse aspecto que vem incomodando a criança.

Nesse tipo de situação, o medo acaba sendo tão intenso que passa a fazer parte dos pensamentos da criança com muita frequência e intensidade. Apesar da causa do medo ser irreal, o medo em si não é, ele existe e está latente na criança. Portanto, uma coisa que você pode fazer é ir com conversas, aos poucos, identificando as especificidades desse medo da criança. Por exemplo: é o medo da sombra que um móvel faz quando as luzes estão apagadas; é o medo de que algum monstro sai do armário; entre outros. A partir do momento que identificar o medo específico, ir desconstruindo aos poucos (sem impor) esse pensamento com ela, e sem desvalorizar a emoção dela (que nesse momento é muito real).

Contudo, reforço mais uma vez: recomendo que procure um profissional para ajudar nesse processo, pois se for algo simples ele provavelmente conseguirá resolver. E se for algo mais complexo e trabalhoso, que envolva outros aspectos e situações, ela estará sendo acompanhada por um profissional habilitado.

Espero ter lhe ajudado, abçs.

Jonas Angelo Psicólogo Psicólogo em Londrina

49 respostas

5 JUN 2020

Olá Jana!
Antes de mais nada não é indicado que ela assista filmes que não são adequados para sua faixa etária para evitar traumas, medos e desconfortos.
Continue conversando, se persistir por 30 dias, não deixe de procurar ajuda de um psicólogo!

Fico a disposição

Abraços

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo