Como evitar que os meus traumas interfiram em um novo relacionamento?

Feita por >Cilene · 14 dez 2021 Traumas

Terminei uma relação a 5 meses onde era dependente emocional e acabei sendo tóxica mts vezes. Ele tbm foi tóxico e me traíu e enganou. Agora estou conhecendo alguém mto atencioso, trocamos menssagens o dia todo, ele me responde rápidamente e eu também. Começo a imaginar-me a namorar com ele, se ele ficar até mais tarde online e ñ tiver falando comigo fico apreensiva. Estou com muito medo do ciclo repetir ou de eu começar a afastar-me por medo de me entregar demais. Está sendo intenso e isso me assusta. O que posso fazer para evitar desenvolver uma dependência por ele ou fugir com medo que esteja me entregando demais.

A melhor resposta 15 DEZ 2021

Olá Cilene! Grato por escrever. Desculpe-me a sinceridade: já está repetindo o ciclo. Não há relação que resista a troca de mensagens o dia todo, pois as pessoas não terão tempo de construir a si mesmas, de elaborar a originalidade, a independência, a autonomia, a identidade. Somente é possível namorar uma pessoa por inteiro, por cerca de cinco por cento do tempo total da atualidade, caso antes a pessoa, cuidar de valorizar, enriquecer e direcionar a própria vida, como centro. Vamos à Matemática: A semana apresenta cento e sessenta e oito horas. Oito horas de trocas profundas e plenas por semana, é um parâmetro difícil de atingir. Na verdade, com trocas o dia todo, as mensagens se tornam banais, sem novidades, sem construções, não enriquecidas. Amadureçam.
Estarei à disposição para maiores aprofundamentos e esclarecimentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se!

8644 respostas

17 DEZ 2021

Oi Cilene,
Voce viveu as tuas experiências, mas não compreendeu, não resolveu o que o relacionamento mostrou e agora, certamente vai piorar neste relacionamento. Precisa compreender o significado dos traumas, dos conflitos, de dependência emocional.
Não tem nenhuma fórmula de burlar os traumas... precisam ser resolvidos. Por mais que tente dominar, racionalmente, eles vão aparecer nos momentos mais inoportunos.
Psicoterapia para conhecimento de si mesma, para compreender suas emoções, seus traumas, conhecer como voce funciona, como funciona sua mente, quais os recursos internos que tem e não está usando.
Abraços

5817 respostas

15 DEZ 2021

Ola!
Para que a gente se reconheça de forma segura num relacionamento, precisamos fechar as situações em aberto que vieram antes. Isso se faz mergulhando nas experiências que tivemos e compreendendo como elas se deram e como elas podem vir a se repetir no presente ou no futuro.
Esse trabalho investigativo, você deve saber, se faz com a ajuda de um profissional, que tera como tarefa nos ajudar, de forma responsável, a desenvolver a segurança que nos falta para encarar nossos medos de estar neste novo relacionamento.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

907 respostas

15 DEZ 2021

Ola Cilene para não se tornar depende emocional precisa estar com sua autoestima ok. A terapia pode te ajudar bastante.
Estamos a disposição.

Anônimo-390422 Psicólogo em São Paulo