Como eu faço para parar de agredir meu esposo?

Feita por >Ana Carolina Venâncio Martins · 3 out 2024 Agressividade

Boa tarde me chamo Ana Carolina gostaria de saber como eu paro de agredir meu esposo, tem solução?

A melhor resposta 7 OUT 2024

É uma possibilidade, contudo é preciso uma avaliação mais profunda sobre a sua agressividade, considerando seu estado de saúde.
Espero ter ajudado.

Alyne Barbosa Psicólogo em Fortaleza

9 respostas

7 OUT 2024

Boa tarde, Ana Carolina. Como vai?
Tem sim solução para isso! O primeiro passo, vejo que você já está tomando, que é o de buscar ajuda e aceitar que precisa de auxílio. Muitas mudanças em nossa vida e hábitos de comportamento são difíceis de realizar e levam tempo, então só de estra tomando essa iniciativa já é um bom sinal de desejo de mudança. O melhor caminho para isso é compreender de onde na sua história vem esse hábito de agressão, como aprendeu essa forma de comportamento dentro dos relacionamentos, a serviço de que está essa violência. Creio ser importante refletir a esse respeito e buscar intervir nesses momentos. O melhor caminho para isso é com a ajuda de um profissional da área da Psicologia, com quem terá o apoio necessário para seguir por essa jornada de auto conhecimento que poderá te trazer importantes mudanças.
Me coloco à disposição desde já caso queira conversar mais a respeito.

Cecília Xavier Psicólogo em Belo Horizonte

14 respostas

7 OUT 2024

Olá Ana Carolina,

Busque por uma boa terapia, faça por vc mesma querendo melhorar como ser humano e naturalmente vc melhorará como esposa. A base dessa agressividade, pode estar no relacionamento cotidiano e desentendimentos como apresentar raízes mais profundas na psicodinâmica da adolescência e/ou infância, no aprendizado na interação com os seus pais e familiares
Estou a disposição, caso precise de ajuda.
Respeitosamente,

Angela Dias Campanha Psicólogo em São José do Rio Pardo

60 respostas

7 OUT 2024

olá, tudo bem?
Sim, tem solução, é preciso investigar a fundo esse tipo de comportamento e eu sugiro que você procure imediatamente um profissional da psicologia.
Inclusive tenho horários disponíveis com valor acessível.

Atenciosamente,
Psicóloga Fabíola Gonçalves.

Fabíola Gonçalves Psicólogo em Volta Redonda

32 respostas

7 OUT 2024

Olá Ana, espero que esteja tudo bem com você.

Veja, nenhuma forma de relacionamento que apresente qualquer tipo de agressão, seja verbal, física, psicológica, financeira, é saudável. Um relacionamento deve ser baseado em confiança, respeito, acolhimento, cuidado, carinho e confiança. Se você está agredindo seu esposo, você deve começar a se perguntar o motivo disso, e compreender que é realmente necessário você mudar sua atitude o quanto antes. Se não conseguir chegar a essa resposta sozinha, e tudo bem quanto a isso, é muito indicado que você possa iniciar um processo de psicoterapia para lidar com essa questão, e modificar esse comportamento, adquirindo outros melhores e mais eficazes para você, para que possa experimentar realmente uma forma mais saudável de se relacionar. O amor não é pautado em agressão, mas sim em compreensão e respeito, dentre muitas outras coisas. Por isso, se houver oportunidade, busque um profissional de Psicologia o quanto antes, e inicie seu processo de psicoterapia. Junto a esse profissional você terá a oportunidade de compreender esse comportamento, e criar estratégias para superá-lo, criando novas formas de se relacionar que sejam muito melhores, e possam realmente te apresentar o amor em sua face mais sublime e potente. Isso irá te fazer muito bem.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem. Conto com você.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Neto Psicólogo em Natal

992 respostas

5 OUT 2024

Ana Carolina, agradeço por ter a coragem de buscar ajuda. É um passo importante reconhecer que você deseja mudar e buscar alternativas para a violência.
A agressão física é um problema sério que afeta não apenas você e seu marido, mas também as pessoas ao seu redor. É importante entender que a violência nunca é justificável, mas que ela pode ter raízes complexas e estar relacionada a diversos fatores.
A violência não é um comportamento isolado, mas sim resultado de um conjunto de fatores sociais, culturais e individuais. Pode ser que você tenha aprendido padrões de comportamento violentos durante a sua infância ou adolescência, ou que esteja lidando com traumas que dificultam o controle da sua raiva.
É fundamental que você busque ajuda profissional para identificar as causas da sua agressão e desenvolver estratégias para lidar com elas. Um terapeuta pode te ajudar a:
Compreender as raízes do problema: Através da terapia, você pode identificar os gatilhos que desencadeiam a violência e desenvolver estratégias para lidar com eles de forma mais saudável.
Desenvolver habilidades de comunicação: Aprender a comunicar seus sentimentos de forma assertiva e não violenta é fundamental para qualquer relacionamento.
Gerenciar a raiva: Existem técnicas e estratégias para controlar a raiva e evitar que ela se transforme em agressão.
Construir uma rede de apoio: Ter pessoas de confiança para conversar e buscar apoio pode ser muito importante nesse processo.
Lembre-se que mudar um padrão de comportamento leva tempo e esforço. Seja paciente consigo mesma e não desista do tratamento. É importante que você tenha em mente que você merece um relacionamento saudável e livre de violência.
Espero ter contribuído. Estou a disposição.
Atenciosamente,
Annelise Bertellini
Psicóloga e psicoterapeuta

Annelise Bertellini Psicólogo em Campinas

34 respostas

4 OUT 2024

Ana Carolina
Tem solução sim.
Precisa encontrar a causa da tua agressividade e geralmente são as vivências que teve, desde a gestação até hoje, vivencias de muito sofrimento onde foi impedida de realizar coisas, foi condicionada, forçada a ter condutas que os outros queríam, responder ao que os outros queriam e você ficava mal, triste, mas tinha que se submeter.
Agora, diante de situações semelhantes, a emoção irrompe e você executa.
Por isso que sem se dar conta, já respondeu de forma agressiva.
Pode ser também a indicativa de um grande potencial que está sendo impedida de realizar e a mediocridade te incomoda!
Faça Psicoterapia para analisar toda esta situação, seu histórico de vida. corrigir as coisa errômeas que estão gravadas na sua mente e liberar o potencial de realização.
Abraços

6395 respostas

4 OUT 2024

Boa tarde, Ana Carolina. Sim, há solução, e o fato de você buscar ajuda já é um passo muito importante. O primeiro passo é reconhecer o que está acontecendo e procurar entender o que está por trás das suas reações. Agressão pode ser um reflexo de frustrações, raiva acumulada ou até dificuldades em lidar com situações de conflito. Buscar ajuda profissional, como terapia individual ou de casal, pode te ajudar a compreender esses gatilhos e a desenvolver maneiras mais saudáveis de lidar com os conflitos.

Você já pensou em buscar ajuda de um terapeuta para explorar mais profundamente esses comportamentos?

Stephanye Lopes Psicólogo em Arujá

36 respostas

4 OUT 2024

Bom dia, Ana! Obrigado por escrever. As pessoas que agridem com frequência, organizam um estado interno de sensação d serem permanentemente agredidas, de tal forma, que agridem para se defenderem desse estado de sensação de estarem agredidas (imaturidade, insegurança, baixa autoestima). Certamente há solução.
O caminho que a Psicologia pode oferecer é a psicoterapia, você vindo com mente aberta, persistência, disciplina e regularidade.
Na medida em que você entender melhor a regularidade da convivência, a natureza humana, as fraquezas e forças humanas; na medida em que desenvolver melhor amor próprio, amadurecer, conseguirá diminuir as situações inadequadas.
Atenciosamente,

9366 respostas

4 OUT 2024

Ana, tem solução sim, vc deve procurar um bom terapeuta, pra juntos entender o motivo das agressões, trabalhar esses motivos e essa raiva latente, não será do dia pra noite, eu costumo dizer que mudança de comportamento geralmente é a passos de formiga curtos mais constantes pra atingir o objetivo

Marta Pires da Silva de Morais Psicólogo em Goiânia